03/03/2009
Mary Grace Martins (coordenação)
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Orientações didáticas
A Presidência dos Estados Unidos pertence a um negro Barack Obama, fator que seria normal, caso a história não registrasse anos de escravidão, preconceito contra a raça afro-descendente.
Imaginar que em 1926, um escritor brasileiro preveria esse fato é algo inédito, ainda mais se esse escritor for Monteiro Lobato, o “pai do Sítio do Pica-Pau Amarelo”. Essa aula propõe conhecer um pouco mais do universo literário desse grande escritor comparando com os fatos recentes da História Mundial, tendo como pano de fundo a ficção científica.
O imaginário precisa ser estimulado a fazer parte do cotidiano da escola e não ficar do outro lado do muro.
“Olhar para o futuro com esperança extrapola conteúdos escolares; todavia, a extrapolação é necessária aos “construtores do amanhã”. A ficção científica nos abre novas formas de pensar, de ver, de compreender; convida-nos a nos emocionar perante a imensidão do Universo; permite sonhar com as maravilhas cósmicas, onde podemo-nos sentir como um único povo num ínfimo planeta, rodeado, talvez, por milhares de outros povos. Então, por que os sonhos e as emoções não poderiam permear/colorir/revitalizar o processo de ensino-aprendizagem, com a intenção de criar um ambiente que faça emergir valores morais e/ou éticos?”
fonte: http://www4.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/EST/Revistas_EST/III_Congresso_Et_Cid/Comunicacao/Gt03/Eduardo_Yoshikazu_e_Petra_Sanchez.pdf
Seqüência Didática
Lance essa questão para a classe:
O que Barack Obama e Monteiro Lobato têm em comum?
1ª fase
Após a discussão sobre questão norteadora da tarefa, assista ao vídeo disponível no site do Portal do professor
Peça para os alunos pesquisarem na Internet sobre a obra “O presidente negro” e depois socializem oralmente as descobertas.
2ª fase
Traga vários textos sobre ficção científica para os alunos e faça uma roda de leitura.
Depois faça na lousa um quadro coletivo sobre as características do gênero apontadas pelos alunos. Caso seja necessário acrescente suas observações.
3ª fase
Forme equipes entre os alunos e peça para que cada grupo eleja um tema para escrever um roteiro de ficção científica, seguindo as seguintes regras:
Regras para escrever o roteiro:
1. O tema deve ser baseado em uma notícia verdadeira;
2. O texto deve apresentar elementos da ficção científica;
3. A equipe deve negociar o roteiro e todos devem contribuir;
4. Ao terminar a tarefa a equipe deve preencher a folha de auto-avaliação.
Os assuntos abordados podem ser:
Clonagem;
Célula tronco;
Poluição do planeta;
Engenharia genética;
O avanço da Tecnologia;
Viagem a outros planetas;
Nanotecnologia;
Essa fase exigirá um processo de pesquisa, utilize dicionários, jornais e a internet. Peça para os alunos consultarem diversas fontes para a fidedignidade das informações.
O roteiro será transformado em um livro animado, portanto os alunos devem passar a mensagem através de imagens. Isso irá requerer o desenvolvimento da habilidade de síntese, de usar imagens e textos de forma direta. Oriente-os os alunos nesse processo.
Sugestão de filmes sobre ficção científica para nutrir a imaginação dos alunos:
Estes filmes podem ser sugeridos para que os alunos assistam em casa ou nas equipes. Em sala de aula , aborde o tema principal, as questões éticas, morais, o papel da Ciência, etc.
O Parque dos dinossauros;
A guerra dos mundos
Gattaca- a experiência genética
Contato
2001,uma odisséia no espaço
Blader Runner, o caçador de andróides
ET, o extraterrestre
A máquina do tempo
Os 12 macacos
X- Men
De volta para o futuro
Efeito Borboleta
Matrix
Eu, Robô
Contatos imediatos do Terceiro grau
O dia em que a Terra parou
4ª fase
Transformar o roteiro em um livro animado, para tal pode-se usar vários programas, desde o Powerpoint, Moviemaker ou o Scratch.
Esse programa a versão está em Inglês, mas neste site você encontrará dicas e tutoriais.
http://www.vivenciapedagogica.com.br/scratchmit
5ª fase
Socialização dos livros animado e análise coletiva se realmente o grupo conseguiu atingir o objetivo.
6ª fase
Avaliação do resultado dos livros animados e discussão sobre os temas abordados.
Nome | Tipo |
---|---|
Monteiro Lobato, o escritor que previu o futuro | Vídeo |
Cinco estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
09/04/2014
Cinco estrelasMaravilhosa obra desse autor excelente, coisas que eu nunca imaginava, quanto talento, e as pervisões então, incrivel a maneira que Monteiro Lobato descreveu tudo isso!!!
13/05/2013
Cinco estrelasMuito criativa e produtiva!
24/03/2010
Cinco estrelasShow de aula!!!
24/03/2010
Cinco estrelasAmei!
24/03/2010
Cinco estrelasAchei excelente a ideia, os nossos alunos têm uma fértil imaginação, o que temos a fazer é buscar estratégias como essa para explorar essa criatividade que se não for direcionada pode ser expressa de outra forma. A ficção científica ajuda também a despertar o interesse e a curiosidade.