28/04/2010
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Filosofia | Ética |
Compreender que do ponto de vista ético somos pessoas e não podemos ser tratados como coisas a serem usadas e manipuladas por outros.
Entender a importância da ética normativa, impondo limites e controles ao risco permanente da violência.
Analisar a necessidade do conhecimento e do papel do adulto na distinção entre o bem e o mal na constituição do cidadão.
Sugerimos que o professor acesse as aulas a seguir e verifique se já foram trabalhados os seguintes conteúdos ou o que os estudantes conhecem sobre estes temas:
Sugerimos que o Professor, antes de iniciar as atividades propostas, nesta aula, faça um diagnóstico com sua turma, o que segundo o Professor João Luiz Gasparin – UEM chama de Prática Social Inicial do Conteúdo.
Proponhas o estudo deste tema e levante junto aos estudantes as suas vivências do conteúdo, isto é, anotando o que já sabem sobre o tema a ser trabalhado e o que gostariam de saber sobre o assunto em pauta.
Teremos uma visão geral dos conhecimentos empíricos da turma, seus desejos e curiosidades, possíveis erros conceituais que deverão ser trabalhados no decorrer das atividades.
Segundo o Professor João Luiz Gasparin – UEM a problematização é um desafio, ou seja, é a criação de uma necessidade para que o educando, através de sua ação, busque o conhecimento. É importante o professor apresentar alguns desafios para motivá-los a refletirem sobre o tema. Sugerimos os seguintes:
Vamos iniciar as atividades assistindo um vídeo sobre a cidade do Rio de Janeiro.
Professor! Oriente os estudantes para anotarem em seu caderno o mais lhes chamou a atenção e a observarem como o ser humano usou a violência no decorrer da história brasileira, em especial, no Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro (RJ) [Breve História das Capitais Brasileiras]
ROTEIRO DE DISCUSSÃO:
Após as discussões é importante que os estudantes anotem em seu caderno a síntese das idéias apresentadas, pois este conjunto de aula vai culminar com a produção de reportagens para o jornal da escola.
SAIBA MAIS:
O QUE É UMA REPORTAGEM. Disponível em: http://www.prof2000.pt/users/jmatafer/jornal/reportagem.htm acessado em 11/04/2010.
REPORTAGEM CONTEXTUALIZADA. Disponível em: http://webmail.faac.unesp.br/~pcampos/Reportagem%20Contextualizada.htm acessado em 11/04/2010.
Este vídeo apresentado a turma, demonstra que a história brasileira foi marcada pela violência, desde o início do processo de colonização. (Passe no quadro de giz a citação a seguir) Segundo Chaui, 2002, p. 336,
...a violência é percebida como exercício da força física e da coação psíquica para obrigar alguém a fazer alguma coisa contrária a si, contrária aos seus interesses e desejos, contrária ao seu corpo e à sua consciência, causando-lhe danos profundos e irreparáveis, como a morte, a loucura, a auto-agressão ou a agressão aos outros. [...] A violência é violação da integridade física, psíquica, da dignidade humana de alguém.
Refletindo sobre a história do Rio de Janeiro, vamos discutir com a turma:
Estas questões polêmicas são importantes para despertar no estudante a necessidade de investigação, de análise à luz do conhecimento da filosofia. É necessário sair do senso comum, partir para novas idéias com uma base teórica sólida, com argumentos convincentes.
Convide a turma para pesquisar sobre a racionalidade do ser humano, a vontade, a nossa capacidade de comunicação e interação; como sujeitos de nossa cultura, do conhecimento e da ação.
A partir do momento que a pessoa passa de sujeito para objeto ela é violentada em seu direito subjetivo, isto é, não podemos ser tratados como coisa.
Neste campo do conhecimento entra em ação a ética para garantir a nossa condição de sujeito, ou seja, uma ética normativa, que impõe limite e controle ao risco permanente da violência.
ROTEIRO DE PESQUISA:
A apresentação das atividades de pesquisa podem ser publicadas no jornal ou site on-line da escola, e ser apresentada, utilizando as seguintes sugestões:
INDICAÇÃO DE SITES:
CHAUI, Marilena. Ensaio: Ética e Violência. In: FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO. Teoria & Debate. out-dez/1998. Disponível em: http://www.fpabramo.org.br/conteudo/ensaio-etica-e-violencia acessado em 06/04/2010.
Safra, G.; Dunker, C.; Priszkulnik; L.; Debieux, M. & Migliavacca, E.M. (2009). Ética e violência: o problema da vulnerabilidade psíquica. Memorandum, 16, 0818.Disponível em: http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/a16/safraetalii01.pdf acessado em 07/03/2010.
MARONA, Marjorie C. Contribuições de Hannah Arendt e Habermas para a teoria democrática contemporânea. Disponível em: http://www.domhelder.edu.br/veredas_direito/pdf/29_182.pdf acessado em 07/03/2010.
EDUCAR PARA CRESCER. Hannah Arendt. Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/hannah-arendt-307899.shtml acessado em 06/04/2010.
SUAREZ, Marcial A. Garcia Suarez. Violência, técnica e política em Carl Schmitt e Hannah Arendt. Disponível em http://www.ifcs.ufrj.br/~enfoques/julho05/pdfs/julho2005_03.pdf acessado em 07/03/2010.
VIDA SIMPLES. Todo mundo quer ser bom. Disponível em: http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/091/grandes_temas/conteudo_545002.shtml acessado em 07/03/2010.
A partir do momento que os estudantes construíram uma base teórica, passaremos a discutir o tema pesquisado, com apresentação de cenas de filmes, sugeridos a seguir:
INDICAÇÃO DE FILMES:
1 - Filme: Escritores da liberdade (Original: Freedom Writers)
2 - YOUTUBE. Hannah Arendt. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=9wzfYU9s1t8 acessado em 06/04/2010. Duração: 5 min.
Para contextualizar as questões apresentadas, sugerimos dois áudios, pois a produção das reportagens pelos grupos de alunos. podem ser gravadas em MP3 e postadas no podcast da escola.
DICAS DE PODCAST:
Podcast é uma palavra que vem da junção de Ipod com Broadcast e nada mais é do que programas de rádio personalizados gravados em mp3 e disponibilizados pela internet. Através de um arquivo RSS os autores desses programas de rádio caseiro, disponibilizam aos seus “ouvintes” possibilidade de ouvir ou baixar os novos “programas”, utilizando softwares como olpoddder é possível baixar os novos programas automaticamente, até mesmo sem precisar acessar o site do autor, podendo gravá-los depois em aparelhos de mp3 ou CDs e ouvir quando quiser.
Saiba mais acessando: www.escolabr.com/portal/modules/wfchannel/index.php?pagenum=2
INDICAÇÃO DE ÁUDIO:
Professor! Forme as equipes para discutirem os áudios sugeridos e sua relação com o tema proposto. Verifique se há alguma dúvida sobre a técnica de produção de reportagem, solicitadas anteiormente.
É imprescindível que construa uma síntese integradora, junto com os estudantes.
Sobre este tema, resume desta forma o autor Gilberto Cotrin:
Instintivista: afirma que a violência humana, concretizada nas guerras, nos crimes, na opressão social, na conduta autodestrutiva, é provocada por instintos inatos decorrentes da fisiologia básica do homem. [...] Sócio-ambientalista: nega que a violência seja um atributo inato do homem. Afirma que o comportamento humano (pacífico ou violento) é moldado pela influência do meio ambiente. [..] (Cotrin, 1999, p. 218)
Relativismo ético: afirma que não há uma base objetiva e universal sobre a qual se possa erguer um único sistema moral válido para todos os homens. A moral é fruto do padrão cultural vigente em cada sociedade. A ética é uma questão de ótica assentada pelos grupos sociais para permitir um mínimo de ordem, direção e solidariedade. Nessa visão, a virtude estaria na tolerância em relação aos diferentes sistemas morais que, entre si, convivem pacificamente. Ética objetiva: corrente que acredita na existência de um conjunto de valores objetivamente válidos para todos os homens. Defensores da ética objetiva: a) humanismo: os valores éticos objetivamente válidos, têm como base a própria natureza humana. O bem é o que contribui para o desenvolvimento das potencialidades do homem e favorece a vida. O mal é o que estrangula a vida e paralisa as atividades do homem. Os valores válidos devem ser buscados pela ciência... (Cotrin, 1999, p. 224:)
O tema de nossa aula nos leva a concluir que a violência é o uso da força física, do constrangimento, da coação, da ideologia, do poder para impor a vontade de uma pessoa ou grupo social sobre outros, envolvendo questões sociais, políticas, pessoais, emocionais... Através da ética normativa pode-se impor limites e controle contra o risco da violência, mas o que desejamos é justamente o contrário, que o próprio ser humano seja capaz de compreender o seu papel na sociedade em que vive, possua a consciência moral com responsabilidade, para prevalecer o bem e que o mal seja extinto da face da terra. Através da vontade no ser humano podemos ter paz e felicidade. O bem deve ser praticado naturalmente.
Momento em que o aluno se aproxima da solução do problema. Elaboração teórica da síntese, da nova postura mental. Sugerimos que os estudantes elaborem as reportagens sobre o tema da aula.
O registro das atividades no decorrer das aulas pode ser publicadas no jornal da escola no podcast, com exemplos de situações locais, da comunidade escolar, onde os estudantes expressam o seu entendimento sobre o tema e denunciam situações que devem ser repensadas pela comunidade em que vive.
Através das publicações, pode-se propor que a turma realize atividades de conscientização, junto à comunidade escolar. O material poderá ser postado no youtube para compartilhar com todos.
ALVES, Liane. Todo mundo quer ser bom. In: VIDA SIMPLES. Você é mesmo do bem? Abr/2010, ed. 91.
CHAUÍ, Marilena. Filosofia. São Paulo: Ática, 2002.
COELHO, Lívia Dias. Procedimentos de ensino: um movimento entre a teoria e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1997.
COTRIN, Gilberto. Fundamentos da Filosofia: ser, saber e fazer. São Paulo: Saraiva, 1999.
GIL, Antônio Carlos. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2009
Nome | Tipo |
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Rio de Janeiro (RJ) [Breve História das Capitais Brasileiras] | Vídeo |
Sugerimos a leitura dos seguintes textos:
NAUROSKI, Everson Araujo. O príncipe eletrônico: o papel dos meios de comunicação de massa e a sua influência política e ideológica na sociedade ao mediar às relações de pode. In: REVISTA CIÊNCIA & VIDA: FILOSOFIA. Direito ao ócio. Ano 1, n. 12
MENDES, Juscelino Vieira. Violência urbana. In: REVISTA CIÊNCIA & VIDA: FILOSOFIA. Orgulho e vaidade úteis ou condenáveis?. Ano 2, n. 13
O processo de avaliação é contínuo, devendo o professor anotar a aprendizagem dos estudantes, observando seus argumentos, retomando os conceitos quando necessário, levando em consideração se o estudante se apropriou dos seguintes conceitos, durante as atividades de produções escritas, de argumentações orais, na produção das reportagens e nas pesquisas.
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