10/05/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Confeccionar com materiais alternativos os implementos utilizados no Atletismo tais como o dardo, disco, peso e obstáculos;
Organizar um evento adaptado de Atletismo utilizando o material criado.
A história do atletismo e as provas de corrida, salto e lançamentos deste esporte.
Atividade 1:
Após reunir a turma, apresentar as fotos abaixo e perguntar o que está sendo apresentado.
1 - http://imgs.sapo.pt/kids/kidspt2009/content/79125370342792atletismo_440x258.jpg (acesso em 22/04/10)
2 - http://imagens.kboing.com.br/papeldeparede/12481pista.jpg (acesso em 22/04/10)
3 - http://www.aesportiva.com.br/catalogo/imagens/1-cat-08-atletismo%5CA-5-dardos-G.jpg (acesso em 22/04/10)
4 - http://www.jmpsport.com/equipamentos-desporto/atletismo/lancamentos/disco-laminado-de-2kg/image_400x400 (acesso em 22/04/10)
5 - http://www.aesportiva.com.br/catalogo/imagens/1-cat-08-atletismo%5CA-17-colch_salto_vara-G.jpg (acesso em 22/04/10)
6 - http://www.atribunamt.com.br/wp-content/images/imagens_do_dia/26-07-07/Pan%20do%20Rio%20-%20Maurren%20Maggi%20-%20salto%20-%2025-07-07.jpg (acesso em 22/04/10)
Em seguida, apresentar as seguintes questões:
- “Quem já foi ou viu uma competição de Atletismo?”
- “Quais materiais são utilizados nas competições de Atletismo?”
- “Qual o valor financeiro destes materiais?”
E problematizar:
- “Para praticar o Atletismo, é necessário utilizarmos somente esses espaços e materiais?”
Após a reflexão coletiva, propor para o grupo, a elaboração de um evento adaptado do Atletismo, assim como a confecção dos implementos, através das atividades a seguir.
Atividade 2: A CORRIDA COM FITA
As provas de corridas rápidas e médias podem ser atendidas de outra forma, através de uma fita de cetim amarrada na cabeça dos participantes ou amarrada em um boné que deverá ser utilizado pelo participante. O tamanho desta fita deverá ser o dobro da altura do aluno. A idéia é promover a sustentação desta fita no ar o maior tempo possível através da velocidade do aluno que correrá em um espaço amplo, de preferência. Há várias maneiras de realizar um jogo com este material como correr a maior distância possível sem que a fita toque o solo, verificar o maior tempo possível de sustentação no ar da fita em uma corrida e por etapas, onde os alunos começarão a correr durante 10 segundos com a fita suspensa. Se conseguirem, acumulam mais 10 segundos e assim sucessivamente até ver em qual etapa eles param.
Fonte: Secretaria de Estado de Educação - Escola de Tempo Integral, Jogos e Brincadeiras, Atletismo e Ginástica. Belo Horizonte, 2009.
Atividade 3: MINI DARDO DE MADEIRA
Os lançamentos podem ser adaptados com materiais de fácil acesso, como cabo de vassouras, papelão e rodinhas de “carrinhos de feira”. Para construir o mini dardo, utilizaremos um bastão de madeira (pedaço de cabo de vassoura) com aproximadamente 60 cm de comprimento, no qual deverão ser feitas ranhuras na parte de trás. Na frente é feita a ponta e na extremidade de trás deverão ser fixadas bordas que poderão ser confeccionadas com a porção superior de uma garrafa pet. Complementa o implemento um barbante também com aproximadamente 60 cm de comprimento (veja as fotos).
Fonte: Secretaria de Estado de Educação - Escola de Tempo Integral, Jogos e Brincadeiras, Atletismo e Ginástica. Belo Horizonte, 2009.
É necessário, para realização desta prova, um espaço com solo demarcável, ou pode-se pintar a ponta do dardo na hora do lançamento para saber a distância atingida em qualquer tipo de solo.
Atividade 4: DISCO DE PAPELÃO
O disco poderá ser confeccionado com os materiais abaixo e poderá ser praticado em um ambiente amplo.
Fonte: Secretaria de Estado de Educação - Escola de Tempo Integral, Jogos e Brincadeiras, Atletismo e Ginástica. Belo Horizonte, 2009.
Para a confecção do disco de papelão, segue os passos.
1) preparar os papelões (capas laterais) em função do tamanho escolhido para o disco. Preparar também os pequenos círculos de papel alumínio (com aproximadamente 6 cm de diâmetro) e as coberturas (ex.: cartolina verde) para cobrir as capas de papelão;
2) nas coberturas de cartolina que servirão para fazer o acabamento do disco, deverão ser cortados círculos centrais em dimensões correspondentes ao círculo de papel alumínio;
3) colar os círculos de papel alumínio no centro do papelão e, em seguida, os círculos de cartolina;
4) fazer duas linhas correspondentes ao raio no conjunto papelão-papel-alumínio-cartolina iniciando no centro círculo e finalizando na borda com uma distância de aproximadamente 2 cm; em uma destas linhas fazer um corte retilíneo;
5) unir de forma sobreposta as duas extremidades, de forma que uma das extremidades coincida com a marcação da linha – pode-se colar e/ou grampear as duas partes; a sobreposição das extremidades irá fazer com que a capa adquira a forma de concha;
6) unir as duas capas laterais, no entanto, neste momento deve-se colocar o(s) rolinho(s) de papelão na parte central do disco e papel amassado em seu entorno para preencher o espaço livre e dar consistência ao disco; as duas capas laterais deverão ser coladas e/ou grampeadas;
7) cortar um pedaço de mangueira com comprimento correspondente ao perímetro do disco; a mangueira deverá ser cortada em linha reta em seu comprimento;
8) introduzir o disco de papelão no interior da mangueira; na finalização desta tarefa será necessário cortar mais um pequeno pedaço da mangueira que estará sobrando;
9) cobrir o disco já pronto com plástico adesivo (transparente); outra opção é dar várias voltas no disco com fita durex de maior largura.
Fonte: Secretaria de Estado de Educação - Escola de Tempo Integral, Jogos e Brincadeiras, Atletismo e Ginástica. Belo Horizonte, 2009.
A alternativa a seguir, mostra fotos de outros materiais apropriados para a prática com os alunos:
Fonte: Secretaria de Estado de Educação - Escola de Tempo Integral, Jogos e Brincadeiras, Atletismo e Ginástica. Belo Horizonte, 2009.
http://www.cbat.org.br/ (acesso em 22/04/10)
Com os materiais criados, propor um “dia do atletismo” dentro do espaço escolar. Esta atividade pode envolver várias turmas do colégio e também atender a outras formas de organização para o evento - que não seja somente a competitiva - durante alguns dias e até mesmo uma semana. A intenção é mobilizar a escola, as várias disciplinas para que todos possam estar envolvidos.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
09/08/2016
Cinco estrelasParabéns a todos da equipe que elaboraram esse material riquíssimo. Continuem assim, isso os diferenciam dos demais professores e mostra toda a dedicação que vocês tem em transmitir conhecimentos. Eu como futuro professor de Educação Física me espelharei em professores como vocês... Obrigado!
06/01/2015
Cinco estrelasBom material para estudo, continuem com o bom trabalho.
21/02/2012
Quatro estrelasÓtimo! É importante diversificar as aulas mesmo sem ter muita vivencia previa na modalidade. outro detalhe importante é observar alunos com potencial e encaminha-los a escolinhas especificas para se trabalhar seu talento em uma determinada prova. agora aguardo sugestões do martelo e peso, ok?
01/09/2010
Cinco estrelasPOSITIVO!!!!!! AULA MUITO BOA!!!!!!!!! AGUARDO MAIS SUGESTÕES!!!! UM ABRAÇO!!!!!