03/08/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
*Ampliar as habilidades de interpretação textual;
*Comparar dois gêneros textuais e aprender a respeito das suas semelhanças e diferenças levantando e confirmando hipóteses;
* Escrever textos pequenos.
Crianças que já reconheçam as letras do alfabeto e sílabas canônicas.
Se possível, amplie o bilhete ( ou crie outro) em folha A3 ou metade de uma cartolina. Fixe-o na sala de aula e peça aos aprendizes para observarem e fazerem comentários, antes que você faça a leitura coletiva.
CAROLINA, O BEBÊ DA SUA TIA NASCEU. VOU ATÉ O HOSPITAL. BEIJOS, MAMÃE. 01/01/2010. |
Deixe que as crianças tentem ler o máximo que conseguirem. Aos poucos faça a leitura das sílabas, leia alguns trechos com as crianças. Depois de ler toda a atividade converse sobre os usos e a funções sociais de um bilhete.
Chame a atenção das crianças para:
*O bilhete serve para avisar algo a uma pessoa.
*A mensagem é pequena e rápida.
*Precisa começar com o nome da pessoa que receberá o bilhete e terminar com o nome da pessoa que escreveu.
* É importante colocar a data .
Depois dessa exploração inicial sugerimos a seguinte atividade:
LEIA COM AJUDA DA SUA PROFESSORA O BILHETE ABAIXO:
Faça esta atividade junto com as crianças. Escreva o bilhete no quadro e mostre onde estão localizadas as informações.
QUEM ESCREVEU ESTE BILHETE? _________________________________________________________________________
QUEM RECEBEU O BILHETE? ______________________________________________________________________________
QUEM NASCEU? __________________________________________________________________________________________
ONDE A MÃE DA CAROLINA FOI? ___________________________________________________________________________
QUE DIA FOI ESCRITO O BILHETE? _________________________________________________________________________
OLÁ COLEGAS! CONVIDO TODOS VOCÊS PARA COMEMORAREM MEU ANIVERSÁRIO DE SEIS ANOS. LOCAL: SALA DE AULA. HORA: 14 HORAS DIA: 5 DE SETEMBRO. SERÁ MUITO DIVERTIDO. NÃO FALTE! ANA. |
LEIA COM AJUDA DA SUA PROFESSORA O CONVITE ABAIXO:
OLÁ COLEGAS!
CONVIDO TODOS VOCÊS PARA COMEMORAREM MEU ANIVERSÁRIO DE SEIS ANOS.
LOCAL: SALA DE AULA.
HORA: 14 HORAS
DIA: 5 DE SETEMBRO.
SERÁ MUITO DIVERTIDO. NÃO FALTE!
ANA.
AGORA RESPONDA:
QUEM ESCREVEU ESTE CONVITE? _________________________________________________________________________
QUEM RECEBEU O CONVITE? _________________________________________________________________________
DE QUEM É O ANIVERSÁRIO? _________________________________________________________________________
ONDE SERÁ A FESTA? _________________________________________________________________________
QUE DIA SERÁ A FESTA? _________________________________________________________________________
Faça esta atividade junto com as crianças. Mostre no convite ampliado onde estão localizadas as informações.
Professor(a), reproduza em tamanho A3 um modelo de convite e outro de bilhete. Peça às crianças que oralmente façam comparações e apontem as diferenças e as características de cada tipo de texto.
Divida toda a turma em 4 grupos.
Dois grupos precisam fazer um convite para o aniversário de uma criança que não seja aluna da turma.
Pode ser inventado um “amigo imaginário”: uma criança que fará aniversário nos próximos dias e está convidando toda a turma para participar.
Os outros dois grupos precisam escrever um bilhete para a família solicitando docinhos para uma festa de aniversário na sala.
Deixe o cartaz de modelo disponível para as crianças e ajude-as a escrever os bilhetes e os convites.
Faça as correções e depois escreva os bilhetes e convites, um a um, no quadro, pedindo que comentem se estão corretos: o que falta, o que não está adequado a esse gênero textual, se há alguma palavra grafada de maneira incorreta etc.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
1) COMPLETE AS PALAVRAS NO QUADRO ABAIXO:
CON_____TE |
ANIVER_____RIO |
BILHE______ |
FES_______ |
DIVER_______DO |
AU_____ |
HOS______TAL |
COME_____RAR |
______TEMBRO |
BE_____ |
2) ESCREVA AS PALAVRAS QUE VOCÊ COMPLETOU E LEIA UMA A UMA EM VOZ ALTA:
_________________________________________ _________________________________________
_________________________________________ _________________________________________
_________________________________________ _________________________________________
_________________________________________ _________________________________________
_________________________________________ _________________________________________
3) COMPLETE O BILHETE ABAIXO:
MAMÃE,
________ COMEU TODOS OS _____________
QUE ESTAVAM EM CIMA DA _______________.
DA PRÓXIMA VEZ VOU _____________________
DESCULPA E UM GRANDE _________________.
______________________________
2) ESCREVA AGORA UM CONVITE A UM COLEGA DA SALA PARA IR A SUA CASA:
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
Entrevista realizada com a Professora Magda Soares, titular da Universidade Federal de Minas Gerais em 21/9/2009 na cidade de Lagoa Santa (MG), onde era realizada a exposição do Projeto Paralfaletrar, que tem a consultoria da Professora Magda Soares e da equipe do CEALE-UFMG. http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/entrevista.asp?cod_Entrevista=57
Observe se:
1) A criança consegue identificar informações simples do texto;
2) A criança é capaz de ler sozinha palavras canônicas( consoante-vogal, como bebê e Carolina), ou reconhecer globalmente palavras que vê com maior frequência(mamãe, hora, aula)?
3) A criança consegue diferenciar um bilhete de um convite? Quais são os aspectos que a criança mais destaca relativos à semelhança e diferenças entre esses dois gêneros?
4) Demonstrou, na produção escrita, que compreendeu quais são as informações que precisam estar em um convite?
Quatro estrelas 15 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
14/05/2015
Quatro estrelasAchei a aula muito boa. Obrigada.
01/04/2014
Cinco estrelasAdorei,Valeu!!!
01/04/2014
Uma estrelaAs aulas foram maravilhosas. Sempre tive duvidas de como trabalhar convites e bilhetes Valeu!!!
08/07/2013
Cinco estrelasAdoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii................
28/05/2013
Cinco estrelasMuito bom, continue assim nos dando subsídio para aulas com nossos alunos.
27/10/2012
Cinco estrelasAdorei porque tem momento que precisamos recorrer a outros tipos de atividades para sabermos se estamos no caminho certo.
11/10/2012
Cinco estrelasgostei muito!!!
26/06/2012
Cinco estrelasGostei muito das suas sugestões de atividades, São brm interessantes. Obrigada pela sua colaboração! Abraços!
07/05/2012
Cinco estrelasAdorei sua sugestão, mim ajudou bastante.
12/04/2012
Quatro estrelasGostei muito. Ela é bem interessante e clara em seus objetivos.
16/01/2012
Cinco estrelasmuito produtiva e criativa, me ajudou muito, parabéns pela dica.
22/08/2011
Cinco estrelasmuito interessante as atividades!!
09/11/2010
Quatro estrelasA aula é muito criativa e dinâmica.
17/08/2010
Cinco estrelasMuito bom
05/08/2010
Quatro estrelasAchei ótima a atividade. Trabalho com alfabetização de Jovens e Adultos e fiz a adaptação da atividade e deu certo!