17/12/2010
Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Identificar e discutir os diferentes significados que o mundo ocidental atribuiu ao corpo humano;
Discutir sobre o corpo humano no sentido de superar a visão fragmentada de corpo e mente.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Solicitar ao alunos que reflitam sobre a seguinte questão:
Eu tenho um corpo ou eu sou um corpo? Por quê?
Pedir que registrem a resposta dessa questão em uma folha de papel.
Recolher os registros dos alunos e solicitar que eles se agrupem em trios para discutir e registrar, em uma folha de papel, suas opiniões sobre:
Nós temos um corpo ou nós somos um corpo? Por quê?
Após cinco minutos de discussão, organizar os trios para a apresentação da opinião de todos e debate geral.
Durante esse momento de apresentação e debate, o professor deverá organizar dois painéis, um contendo as respostas dos trios que concordaram que temos um corpo, e o outro painel, contendo a resposta dos que concordaram que somos um corpo. Ao final da apresentação, informar a quantidade de respostas presentes nos dois painéis.
Debater com os alunos a seguinte questão:
Afinal, que resposta dar a esta pergunta: nós temos um corpo ou somos um corpo?
Bom, quem pensa que tem um corpo, então acredita que o mesmo é uma espécie de caixa que serve para “guardar” o pensamento (a mente), como se a mente e o corpo fossem duas coisas diferentes.
Por outro lado, quem pensa que é um corpo, então sabe que nossos pensamentos são criações do próprio corpo, pois é ele quem, por meio do cérebro e do sistema nervoso, permite a realização desta importante atividade corporal, que é o ato de pensar.
No nosso entendimento, você não tem um corpo e sim, que você é um corpo que pensa, que se movimenta e sente. É importante saber que não temos um corpo, como se o mesmo fosse algo emprestado para colocar dentro dele nossos pensamentos e sim, que somos, cada um de nós, um corpo, que deve ser cuidado com muito carinho para poder crescer saudável, inteligente e feliz.
Para saber mais acesse o site: http://www.nepecc.faefi.ufu.br/PDF/3312_nosso_corpo.pdf
Ao final do debate avaliar se:
Para a continuidade da reflexão a respeito desta questão, informar aos alunos que a próxima aula será no Laboratório de Informática, onde será feito uma pesquisa sobre imagens e/ou vídeos, a respeito da concepção e o sentido que o corpo assumiu durante a construção do mundo ocidental.
No Laboratório de Informática, solicitar que os alunos se organizem em dupla e entregar o roteiro de pesquisa, contendo os períodos históricos e os sites que serão utilizados para a pesquisa.
Caso a escola não tenha Laboratório de Informática, o professor levará imagens de corpos para a sala de aula.
Sugestão do roteiro de pesquisa:
Em duplas, acessar os sites sugeridos e:
Inserir duas imagens no programa Power Point ou Word (Microsoft Office) para cada período histórico sugerido nesse roteiro.
Escrever, abaixo de cada imagem, qual era a função, o sentido ou a profissão do/s corpo/s presente/s em cada imagem, ou seja, o que aquele/s corpo/s estava/m fazendo ali.
Períodos históricos a serem pesquisados:
Sites sugeridos:
http://www.google.com.br/images. Acesso em 18 jul. 2010.
http://www.fotosearch.com.br/. Acesso em 18 jul. 2010.
http://www.youtube.com/. Acesso em 18 jul. 2010.
Sugestões de Fotos:
O corpo na Grécia antiga (a.C.)
Disponível em: http://www.monsores.net/blog/wp-content/uploads/2008/06/olympians-12.jpg. Acesso em 18 jul. 2010.
Disponível em: http://www.mlahanas.de/Greeks/Fashion/Weaving.jpg. Acesso em 18 jul. 2010.
O corpo na Idade Média
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_L-aIG-7AW7I/SWSqbUkhijI/AAAAAAAADXs/7o_9b6Oum5E/s400/Barbaros+no+inicio+da+Idade+Media.jpg. Acesso em 18 jul. 2010.
Disponível em: http://raulmarinhog.files.wordpress.com/2008/12/idade-media.jpg. Acesso em 18 jul. 2010.
O corpo na Idade Moderna
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Maciejowski_Tower_of_Babel.jpg. Acesso em 18 jul. 2010.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Escribano.jpg Acesso em 18 jul. 2010.
O corpo no século XIX
Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_0aXrS15Uu-g/S69cO8P9o_I/AAAAAAAAALM/4bVKdbeVNYo/s1600/belle+epoque1.jpg. Acesso em 18 jul.2010.
Disponível em: http://virtualhiphopzine.zip.net/images/escravos-navionegreiro.jpg. Acesso em 18 jul. 2010.
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_9ciie5zy-Ik/TApen0fBfxI/AAAAAAAAARg/X8YDMJaMlI8/s1600/Prolet%C3%83%C2%A1rio.jpg. Acesso em 18 jul. 2010.
O corpo na atualidade
Disponível em: http://passapalavra.info/wp-content/uploads/2009/04/f090425_escravfabrica03.jpg. Acesso em 18 jul. 2010.
Disponível em: http://www.semanarioelmundo.com.ar/archivo_2008/1095/images_1095/06spining/010808_spining_athila.jpg . Acesso em 18 jul. 2010.
Disponível em: http://api.ning.com/files/JZWO7r2VQT*ozTedqFUyuMhQpJHlV8DPScR8SJYVUCvSCkTyAFDFK0s1BKzFQkqajjgWEHOWhPk5a2NqDPo5pciZHelClD8C/fome.jpg. Acesso em 18 jul. 2010.
Ao término da pesquisa, reunir os alunos e assistir exposições das imagens com multimídia, direcionando uma discussão frente às seguintes questões:
Solicitar que os alunos façam uma reportagem para ser divulgada no jornal e/ou no site da escola com o tema: Eu tenho um corpo ou eu sou um corpo? Sugerir também, a publicação desse texto em blog criado pelo professor. Sugestão de provedores gratuitos para criação de blog:
Sugestões de leituras sobre o corpo humano:
PAIM, M. C. C., STREY, M. N. Corpos em metamorfose: um breve olhar sobre os corpos na história, e novas configurações de corpos na atualidade. Revista Digital. Buenos Aires, Ano 10, n° 79, dez. 2004. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd79/corpos.htm. Acesso em: 18 jul. 2010.
DRAMBOS, D. D., CORTE, L. C. D., JAEGER, A. A. Jaeger. O corpo na Idade Média. Revista Digital. Buenos Aires, Ano 13, n° 121, Jun. 2008. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd121/o-corpo-na-idade-media.htm. Acesso em: 18 jul. 2010.
MUÑOZ PALAFOX, G. H. Nosso corpo e a educação física. Disponível em: http://www.nepecc.faefi.ufu.br/PDF/3312_nosso_corpo.pdf. Acesso em 18 jul. 2010.
BLESSMANN. E. J. Corporeidade e envelhecimento: o significado do corpo na velhice. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, Porto Alegre, v. 6, p. 21-39, 2004. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/4737/0. Acesso em 14 ago. 2010.
Observar se, durante o processo vivenciado, o aluno conseguiu se posicionar frente às discussões, emitindo sua opinião e ouvindo a opinião dos colegas.
Avaliar se os alunos conseguiram, durante as discussões, perceberam que o pensamento, o movimento e sentimento são atividades corporais, ou seja, são criações de nosso próprio corpo, superando assim a visão fragmentada de corpo e mente.
Avaliar se os alunos identificaram os diferentes significados que o mundo ocidental atribuiu ao corpo humano.
Cinco estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
14/04/2014
Cinco estrelasShow de bola a aula. Levará os alunos a refletirem sobre o quão são completos enquanto seres. Não apenas seres que se movimentam, mas seres capazes de algo mais!
14/09/2011
Cinco estrelasA sugestão da atividade levará os educandos a relfetir sobre essa ditadura da moda que está institituída ao longo do tempo.
10/06/2011
Cinco estrelasExcelente orientação!
02/02/2011
Cinco estrelasgostei sim foii otimo amei...............