03/10/2010
PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE
Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Paloma Alinne Alves Rodrigues.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação Escolar Indígena | Ciências | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem escrita |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Com estas aulas os alunos poderão aprender a importância de saber o que é biodiversidade e qual sua importância para o meio ambiente e seres humanos. Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Aula colaborativa e cooperativa;
- Uso da Sala de Vídeo;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação
Para dar início às aulas, sugerimos que o professor divida os alunos em dois grandes grupos e, em seguida, lhes apresentem duas imagens, conforme postadas abaixo, que dizem respeito à Biodiversidade (Figs.1 e 2), mas sem falar o que cada uma delas representa.
Observação: Sugerimos que para o grupo 1 o professor mostre a imagem 1 e para o grupo 2, a imagem 2. Para tanto, será necessário providenciar cópias em número suficiente aos alunos!
Figura 1 – Imagem sobre a flora
Disponível em: http://biogilde.files.wordpress.com/2009/05/biodiversity.jpg
Acesso em: 20. Jul. 2010.
Figura 2 – Imagem sobre a fauna
Disponível em: http://bichosonline.vet.br/wp-content/uploads/2010/03/1.jpg
Acesso em: 20. Jul. 2010.
Após apresentar as imagens, o professor deverá pedir aos alunos do grupo 1 que descrevam, para o grupo 2, a figura que receberam, que tema aborda e que nome daria à ela, justificando a escolha. Após a descrição poderão mostrar a figura para o grupo em questão. O mesmo deverá ser feito aos alunos do grupo 2.
Para tanto, o professor poderá fazer as seguintes orientações aos alunos:
- Descrevam a figura e expliquem aos colegas do outro grupo quais imagens há nela.
- O que vocês acham que essas imagens significam? Sobre qual tema elas estão relacionadas?
- Qual será a importância do que está representado nessas imagens ao meio ambiente e aos seres humanos?
Dessa forma, os aspectos da oralidade serão trabalhados, além da reflexão sobre o que cada uma das imagens recebidas podem representar. Inicialmente, o professor deverá apenas ouvir as respostas dos alunos sobre o que eles acham que elas representam. Após que os dois grupos derem suas opiniões, o professor deverá falar aos alunos que as duas figuras dizem respeito à biodiversidade, pois em ambas há figuras de animais e plantas, e estes compões a biodiversidade!
No entanto, o professor deverá dizer que eles entenderão melhor o que é biodiversidade, por meio das próximas atividades.
Observação: Os alunos da modalidade Educação Escolar Indígena poderão expor seus conhecimentos e pensamentos a cerca da temática da natureza, como eles cuidam dela e como foram ensinados desde pequenos a preservar o meio ambiente!
Atividade 1
Nesse momento, os alunos deverão ir à Sala de Vídeo para que o professor lhes apresente dois vídeos (Figs. 3 e 4) - “Dia da Terra” e “Programete Criança Ecológica – Biodiversidade”- que explicam sobre o que cada uma das imagens apresentadas na atividade anterior significam. Os vídeos são curtos – ambos têm duração de um minuto.
Link do vídeo “Dia da Terra”: http://canalazultv.ig.com.br/videos.aspx?id=264
Figura 3 – Imagem do vídeo “Dia da Terra”
Disponível em: http://canalazultv.ig.com.br/videos.aspx?id=264
Acesso em: 21. Jul. 2010.
Link do vídeo “Biodiversidade”: http://www.youtube.com/watch?v=9bx3zkfZtT4&feature=related
Figura 4 – Imagem do vídeo “Programete Criança Ecológica – Biodiversidade”
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=9bx3zkfZtT4&feature=related
Acesso em: 21. Jul. 2010.
Após a transmissão dos vídeos, sugerimos que o professor converse com os alunos sobre o conteúdo destes.
Para isto, sugerimos algumas questões norteadoras:
- Vocês entenderam o que é Biodiversidade?
- Quem poderia me explicar o que é Biodiversidade?
- Biodiversidade, por meio da palavra podemos entender seu significado? (Nesse momento o professor poderá explicar o que significa bio, e o que significa palavra diversidade);
- As plantas são consideradas seres vivos? Por quê?
- Vocês sabem o que significa fauna e o que significa flora? Dêem alguns exemplos.
Por meio desses questionamentos, o professor poderá avaliar se os alunos entenderam o conceito de Biodiversidade, conforme abordado nos vídeos, esclarecer dúvidas existentes e corrigir conceitos compreendidos erroneamente. Feito isso, a próxima atividade poderá ser iniciada.
Atividade 2
Nesse momento, sugerimos que os alunos se organizem em duplas para que possam desenvolver pesquisas, em sites da internet, sobre biodiversidade, conforme roteiro postado abaixo. Além da internet, os alunos poderão utilizar outras fontes de informações, tais como: dicionário, livros didático, jornais e revistas providenciados pelo professor.
Cada dupla deverá escolher um dos temas abaixo para desenvolver as pesquisas.
Roteiro:
- O que é biodiversidade, definição e exemplos do que é Biodiversidade;
- Importância da Biodiversidade para o meio ambiente;
- O que é fauna;
- O que é flora;
- Biodiversidade encontrada no Brasil;
- Pantanal (sua importância para a biodiversidadee para o mundo);
- 2010, ano da Biodiversidade;
- Espécies de animais ameaçadas de extinção.
Para a realização desta atividade, abaixo sugerimos uma lista de sites que abordam a temática da biodiversidade e os aspectos importantes que subsidiam tal assunto:
- Fauna:
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/fauna.htm (Fig.5)
Figura 5 – Imagem do site “Sua Pesquisa” sobre o tema fauna
Disponível em: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/fauna.htm
Acesso em: 21. Jul. 2010.
- Flora:
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/flora.htm
- Definição e exemplos do que é Biodiversidade:
http://www.smartkids.com.br/especiais/biodiversidade.html (Fig. 6)
http://www.brasilescola.com/geografia/biodiversidade.htm
Figura 6 – Imagem do texto retirado do site “SmartKids”
Disponível em: http://www.smartkids.com.br/especiais/biodiversidade.html
Acesso em: 21. Jul. 2010.
- Pantanal:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pantanal
http://www.suapesquisa.com/geografia/pantanal.htm
http://www.riosvivos.org.br/Canal/Pantanal/260
- “2010 ano da Biodiversidade”:
http://www.wwf.org.br/?23700/2010
-Ano-da-Biodiversidade:
http://radioboanova.com.br/acaoplaneta/2010-o-ano-da-biodiversidade/
- Texto sobre “Biodiversidade no Brasil”:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Biodiversidade_no_Brasil http://www.agua.bio.br/botao_d_P.htm
- Espécies de animais ameaçadas de extinção:
http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/animalextin.htm
http://www.mundovestibular.com.br/articles/216/1/ANIMAIS-EM-EXTINCAO/Paacutegina1.html
http://www.wwf.org.br/?23700/2010-Ano-da-Biodiversidade
Importante: Caso não haja a possibilidade de utilizar o Laboratório de Informática da escola, sugerimos que o professor acesse os links sugeridos acima e faça a impressão dos textos e imagens e distribua aos alunos!
Depois que as duplas fizerem a pesquisa em questão, o professor deverá favorecer, através de discussões orientadas (conforme roteiro abaixo), que os alunos construam o conhecimento sobre biodiversidade:
- O que vocês entenderam sobre Biodiversidade em suas pesquisas?
- Quem poderia me explicar o que é Biodiversidade?
- O que são considerados como “ser vivo”?
- E qual é a importância da Biodiversidade para o meio ambiente? E a importância para os seres humanos?
- Com base na pesquisa, vocês perceberam que há algumas espécies de animais em extinçã,o não é? Dêem exemplos de alguns desses animais!
- E o Pantanal, o que vocês aprenderam sobre esse lugar?
- Por que 2010 é um ano importante para as questões relacionadas á Biodiversidade?
- E o Brasil, qual é sua relação com a Biodiversidade?
- Qual deve ser nossa postura com a biodiversidade?
Depois que as discussões forem feitas, e do professor perceber que os alunos j compreenderam a Biodiversidade e os assuntos relacionados a ela, a aula poderá ser encerrada por meio da próxima atividade.
Atividade 3
Sugerimos que os alunos aproveitem as informações pesquisadas e os conhecimentos adquiridos no decorrer destas aulas sobre Biodiversidade para organizar um estande (local de exposição) sobre tal temática. O estande (modelo, fig. 7) poderá ser intitulado de “2010, ano da Biodiversidade”.
Figura 7- Imagem de um modelo de estande
Disponível em: http://www.rpsfeiras.com.br/Pub/Imagener/Fortaleza2006/Layout%20estande2.gif
Acesso em: 18. Ago. 2010.
Observação: Os alunos poderão montar o estande, utilizando papelão, por exemplo!
No estande poderá haver distribuição de “folders” que contenham informações sobre a Biodiversidade (o que é biodiversidade, qual sua importância para o ser humano e para a natureza), apresentação de cartazes que informem o que é fauna, flora, sobre a riqueza natural que o Brasil possui, entre outras informações que os alunos considerarem importantes.
Abaixo estão exemplos (Figs. 8 e 9) de como os alunos poderão estruturar os textos informativos “folders” e cartazes:
Figura 8 – Imagem do exemplo para a estruturação do texto informativo sobre fauna
Fonte: Do autor
Figura 9 – Imagem do exemplo para a estruturação do texto informativo sobre flora
Fonte: Do autor
Com essas atividades, o professor estará trabalhando a escrita de textos informativos, o desenvolvimento da oralidade, a organização do trabalho em grupo e a organização de um evento do tipo exposição, além dos aprendizados sobre a Biodiversidade!
- Explicações sobre a elaboração de textos informativos:
http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/
http://www.lpeu.com.br/a/Texto-tipos-e-g%C3%AAneros.html
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam o que é biodiversidade e sua importância para o meio ambiente e seres humanos.
O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:
Cinco estrelas 7 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/04/2013
Cinco estrelasAmei este plano de aula. Bastante detalhista e esclarecedor. Usei e usarei como referencia para minhas aulas.
16/08/2012
Cinco estrelasExcelente, estava precisando de uma sugestão de aula para trabalhar o tema e aqui encontrei mais que uma sugestão, encontrei uma orientação de uma aula muito bem montada além de toda informação e disposição de material necessário. Valeu!
16/05/2012
Cinco estrelasNossa, amei, muito interessante.
08/03/2012
Cinco estrelasExcelente aula da qual eu e meus alunos aprendemos muuuuuito. Parabéns!!!
22/03/2011
Cinco estrelasExcelente!!! A didática da aula está perfeita, foram usados vários recursos, muito dinamismo, além do aluno sair desta aula com a perfeita noção do que é biodiversidade, ele estará interagindo com os demais colegas em debates, pesquisas, textos, elaboração de cartazes. Enfim, o tema é bastante pertinente.
09/03/2011
Cinco estrelasExcelente a seguência didática, acho impossivel o aluno ñ compreender o que é biodiversidade com essa aula.
06/02/2011
Cinco estrelasExcelente sequência didática.