30/08/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Leitura e escrita.
O professor organiza uma roda de leitura expondo alguns livros infantis de diferentes gêneros para as crianças folhearem, observarem as imagens e lerem
Fonte: Google imagens.
A exploração dos livros possibilita as crianças usarem seus conhecimentos prévios, antecipando informações relacionadas ao texto/história. Para isso, o professor deverá questionar:
Enquanto as crianças exploram os livros o professor deverá observar e anotar as estratégias que elas usam para ler; os livros pelos quais elas demonstram ter preferências.
O professor poderá ler uma história ou solicitar que uma criança leia/conte a história para os colegas. O Professor explora a capa do livro com as crianças, orientando-as a buscar informações na capa do livro escolhido, por exemplo: O que costuma ter na capa de um livro? Quais as imagens que aparecem na capa? Qual o nome do autor? Qual o título dessa história? Depois o professor anota as respostas dos alunos e solicita o desenho de uma das histórias lidas.
O professor escolhe a letra de uma música para trabalhar com as crinças, faz a leitura da música, conversa sobre a música levantando algumas questões como: Alguém conhece esta música? De que a música fala? Quem sabe cantar? Em seguida, o professor sugere que as crianças façam a leitura (pseudoleitura) da letra da música. Para isso, as crianças recebem uma cópia da letra da música e acompanha a leitura do professor. Logo depois, o professor coloca o cd de aúdio para tocar possibilitando a escuta da música a todos. Desse modo, as crianças irão lendo o texto que têm em mãos, repetir trechos que sabem de cor. Depois o professor poderá desenvolver uma atividade em que as crianças poderão fazer uso de estratégias de leitura . Por exemplo, as crianças irão realizar uma atividade escrita, completar as frases com as palavras da música, podendo utilizar o banco de dados que se encontra no final da tarefa impresa. Segue um exemplo de atividade escrita
Em um outro momento o professor levará as crianças à biblioteca sugerindo a leitura/manuseio de algumas obras do escritor, sugerimos obras do escritor Ziraldo. É de fundamental importância que o professor crie encaminhamentos para que as crianças possam sentir-se leitoras das obras citadas, apresentando os elementos necessários para que façamos a leitura de algo escrito, no caso, livros. Como por exemplo: nome do autor, ilustração, título e imagem que define a capa. A oportunidade de ler diferentes portadores de textos permite que a criança crie suas próprias estratégias de leitura. Desse modo, numa atividade de leitura de livros a criança faz uso das seguintes estratégias: antecipação (quando ao ver a capa/título ela já condições de dizer do que trata o livro); inferência (quando a criança consegue retirar sentido/significado que não está direta no texto/imagem); decodificação (quando a criança consegue realizar a leitura de algumas palavras/textos); interpretação (quando a criança consegue atribuir sentido e significado àquilo que ler). Como forma de síntese desta aula, sugerimos a realização da seguinte atividade:
O professor continuará a aula propondo um caça ao tesouro, no qual as crianças irão seguir as pistas indicadas no mapa do tesouro, construído previamente pelo grupo de crianças e professor. O mapa conduzirá o grupo de crianças a encontrar um baú de livros/com obras do escritor Ziraldo. As pistas deverão fazer referência aos livros lidos.
Sugestões de textos e vídeos para o professor.
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/leitura-imagens-431334.shtml
Sugerimos que o professor possa consultar obras de Ziraldo, como:
Sugerimos também visitar o site oficial do Ziraldo, no link abaixo:
Avaliação acontecerá durantea realização da aula, o professor irá observar e registrar a participação e envolvimento das crianças durante as atividades propostas.
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/06/2013
Cinco estrelasgostei da sua aula
17/05/2012
Cinco estrelasAdorei a aula, vou indicar para coordenadoras da educação Infantil que conheço
23/03/2012
Quatro estrelasgostei da sugestão, vou usá-la.
14/02/2012
Cinco estrelasExcelente material! Pena que não temos Educação Infantil na escola!
25/09/2011
Quatro estrelasValiosíssimo o trabalho com músicas e estórias, envolve a criança num contexto onde o brincar e o aprender são ferramentas imprescindíveis na construção do processo ensino aprendizagem .