07/02/2011
Profª. Ms. Charlene de Oliveira Rodrigues
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Identificar e aplicar as principais características do estado gasoso
-Leve para a sala de aula 20 balões, um frasco de perfume, uma balança de precisão de tamanho médio e uma máquina fotográfica;
-Coloque a balança em um local de fácil acesso;
-Caso possua interesse, fotografe e filme o andamento da aula com o uso da máquina fotográfica digital;
Aula 1:
Atividade 1:
Professor, divida a turma em grupos de três a quatro alunos. Depois de organizados os grupos, mostre um balão murcho e um balão cheio. Pergunte qual a diferença entre os dois balões. É provável que os alunos digam que a diferença está na presença de gás no balão cheio. Neste momento, entregue para os alunos dois balões, peça para que eles encham um dos balões e determinem a massa dos dois balões (cheio e murcho) utilizando a balança. Feito isso, informe que a massa do gás presente no balão será a diferença da massa do balão cheio pela massa do balão murcho.
Em seguida, informe aos alunos que essa atividade foi realizada para demonstrar que os gases possuem massa.
Após essa atividade, informe aos alunos que eles deverão anotar as observações realizadas durante o desenvolvimento das atividades propostas, pois ao final das aulas farão um relatório individual avaliativo. Feito isso, explique aos alunos que os gases não possuem forma definida, para exemplificar, pegue um balão cheio e mude a sua forma.
Ao concluir as atividades escreva no quadro a seguinte informação: Os gases possuem forma variável.
Figura 1 – Estado gasoso
Fonte: http://www.academiadeciencia.org.br/curiosidades/imagens/img_gelo_seco.jpg. Acesso em 23 de julho de 2010
Atividade 2:
Depois de concluída a atividade anterior, pegue o frasco de perfume e libere a fragrância pela sala, pergunte aos alunos se eles conseguem sentir o cheiro, em especial os alunos que estão localizados no final da sala de aula. Peça para que um aluno explique o fenômeno observado e em seguida esclareça que esse fenômeno ocorre pelo fato dos gases não possuírem volume constante, ou seja, o cheiro do perfume ocupou todo o volume da sala a isso damos o nome de expansibilidade. Em seguida, escreva no quadro: os gases não possuem volume definidos.
Figura 2 – Características dos gases
Fonte: elaborada pelo autor
Aula 2:
Professor, informe aos alunos que será demonstrada mais uma propriedade dos gases a compressibilidade. Para isso, pegue a seringa, puxe o êmbolo, tampe a ponta da seringa e em seguida empurre o êmbolo. Peça para que os alunos observem que o gás que está no interior da seringa está sofrendo compressão.
Figura 3 – Compressibilidade dos gases
Fonte: http://www.profpc.com.br/compressibilidade.jpg. Acesso em 23 de julho de 2010
Reserve o restante dessa aula para que os alunos elaborem o relatório das atividades desenvolvidas ao longo das aulas;
Não esqueça que deverá:
- ser desenvolvido em grupo;
- constar as respostas das questões levantadas ao longo das aulas, bem como os conceitos e definições abordados;
- no final da aula o relatório deverá ser entregue para o professor.
Aula 3:
Atividade 3:
Leve os alunos para o laboratório de informática, organize-os nos mesmos grupos das aulas anteriores. Peça para que os alunos abram a simulação abaixo:
Gases
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18006
Figura 4 – Tela inicial do recurso
Fonte: Retirado do próprio recurso
Obs.: na tela da simulação indicada na figura 4 é necessário clicar na figura desejada e depois no botão play para exibir as informações.
Peça para que os alunos vejam a simulação e com as informações respondam as questões abaixo:
1 – Explique cada uma das propriedades dos gases trabalhadas na aula.
2 – Relacione o funcionamento do airbag com a expansibilidade dos gases.
3 – Indique outras situações do dia-a-dia que fazem uso das propriedades dos gases.
Além das informações da simulação, os alunos poderão utilizar os conceitos disponíveis no site:
http://www.qmc.ufsc.br/quimica/pages/aulas/gas_page1.html
Professor, corrija as questões em sala de aula. Aproveite esse momento para tirar dúvidas sobre o conteúdo abordado.
Com esse tema é possível trabalhar de maneira interdisciplinar com o professor de Física da sua escola, onde o mesmo poderá utilizar esses conceitos para exemplificar situações que envolvam os conceitos sobre a lei geral dos gases.
Após as explicações informe aos alunos que será criado um blog. Primeiramente peça para que cada grupo elabore um resumo das informações coletadas ao longo das duas aulas e organizem as fotos e os vídeos. Após a criação do blog, os alunos deverão postar as informações, as fotos e os vídeos, lembrando que os vídeos podem ser postados no YouTube e depois inseridos os links dos mesmos no blog.
Auxilie os alunos ao longo dessa aula, de modo que cada grupo possa postar as suas idéias. Utilize este blog, para as suas aulas futuras no intuito de motivar os próximos alunos a desenvolverem novos blogs.
Como atividade para casa, proponha aos alunos que eles comentem os vídeos e as fotos dos outros grupos. Posteriormente o professor deverá ler os comentários de cada aluno e utilizá-los para a avaliação.
Para saber como criar o blog clique nos links abaixo:
http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog
http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm
Ajude os alunos ao longo dessa aula, de modo que cada grupo possa postar as suas idéias. Utilize este blog, para as suas aulas futuras, de modo que o conteúdo de outras aulas poderá ser colocado no blog.
Divulgue o blog por toda a escola.
Nome | Tipo |
---|---|
Gases | Animação/simulação |
Vídeo sobre o funcionamento dos airbags:
http://www.qmc.ufsc.br/quimica/pages/videos/como_funcionam_airbags.mov
Vídeo sobre a mudança de estados físicos da matéria:
http://www.qmc.ufsc.br/quimica/pages/videos/mudancas_de_estado.mov
OBS: Caso possua interesse também poderá avaliar as respostas dos alunos e às questões propostas na parte de sistematização das aulas.
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