18/11/2010
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Sistema alfabético e ortográfico |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- trabalho em grupo;
- texto impresso;
- jogo de memória;
- diferentes gêneros textuais;
- notícias de jornal;
Desenvolvimento
1ª atividade:
1) O professor inicia a aula apresentando para os alunos diversos gêneros textuais que explorem diferentes tipos de letras e solicita que observem tudo o que está escrito nos materiais que receberam. OBS: Sugere-se o uso de cartazes, rótulos e propagandas, nos quais as letras são utilizadas estrategicamente para chamarem atenção.
Exemplo de Cartaz (Campanha Publicitária do Ministério da Saúde).
Fonte: http://www.poracaso.com/wordpress/wp-content/uploads/2008/03/belezabrasileira-ad.jpg
Exemplo de Cartaz Publicitário.
Exemplo de rótulos.
Fonte: http://congraf.com.br/home/pages.php?recid=16
1) O professor propõe que os alunos falem o que conseguiram perceber ao analisar os materiais que receberam.
2) O professor seleciona, a partir dos textos disponibilizados, algumas palavras que foram escritas com os diferentes tipos de letra.
3) Em seguida, fala essas palavras para os alunos e solicita que as localizem nos textos e as reescrevam em seus cadernos.
2ª atividade:
1) O professor apresenta para os alunos uma história em quadrinhos e um bilhete, solicitando que observem o que está escrito em cada um deles.
Exemplo de História em Quadrinho.
Fonte: http://miriamsalles.info/wp/wp-content/uploads/mafaldamaquina.jpg
Exemplo de bilhete.
1) Em seguida propõe uma discussão a partir da questão: Por que foram utilizadas letras diferentes em cada um dos textos?
2) O professor ouve a opinião dos alunos e comenta que:
a) nas histórias em quadrinhos as letras de imprensa maiúscula é uma convenção;
b) no gênero textual bilhete a letra cursiva é o tipo mais usual, já que a escrita desse texto exige agilidade.
3ª atividade:
1) O professor seleciona algumas notícias de jornais e delas escolhe algumas palavras.
2) Em seguida, organiza a turma em duplas e entrega a cada uma delas uma notícia.
3) O professor entrega, para cada equipe, as palavras que foram retiradas da notícia que a dupla recebeu, escritas nas letras de imprensa maiúsculas e cursivas. Solicita que os alunos leiam as palavras recebidas.
4) Após a leitura das fichas o professor propõe que a dupla localize, na notícia recebida, aquelas palavras.
5) O professor socializa atividade comentando que a letra de imprensa minúscula é a mais recorrente em jornais, revistas e livros.
4ª atividade:
1) O professor confeccionará um jogo de memória, criando pares de palavras iguais em diferentes tipos de letras, como no exemplo a seguir:
MARTELO |
martelo |
1) Com o jogo pronto, o professor combinará com a turma as regras e o dia em que poderão utilizar esse material.
5ª atividade:
1) O professor divide a turma em grupos e estabelece para cada equipe um espaço da escola que deverá ser “visitado” por eles.
2) O professor propõe que cada grupo vá ao espaço determinado e procure ver, ler e copiar com a letra que foi escrita palavras que eles conhecem e sabem o que significa.
3) De volta à sala, o professor socializa as palavras trazidas pelo grupo e propõe uma discussão a partir das questões: Onde essa palavra estava escrita e por que foi escrita com esse tipo de letra?
OBS: Ao ouvir as respostas dos alunos, o professor faz os comentários necessários.
Para consulta do Professor:
Jogos Aprender pra valer
http://www.cenpec.org.br/memoria/print.php?&mod=projetos.view.7&id=100
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. O professor deve avaliar se os alunos estão não só reconhecendo os diferentes tipos de letras, mas principalmente se os mesmos conseguem realizar a leitura nas diferentes formas. O uso da letra de imprensa maiúscula no início do processo de alfabetização é mais indicado, uma vez que o aluno consegue visualizar melhor a quantidade de letras dentro da palavra, no entanto, concomitantemente a isto o professor deve apresentar os diferentes tipos de letras a turma, garantindo que os alunos, posteriormente, possa fazer leitura em diferentes tipos de letras.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!