01/09/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
1ª ATIVIDADE
O contexto do tema
Primeiro Momento:
A professora(o) deve observar a forma como as crianças usam a água na escola para iniciar o estudo de forma significativa.
Na roda de conversa comentar que tem observado que algumas crianças enchem o copo e não bebem toda a água, que deixam a torneira aberta enquanto lavam as mãos. A partir daí, problematizar:
Portadores de texto
Registre a fala das crianças nesse momento para depois confrontar com as informações e conhecimentos construídos durante o estudo. Essas questões vão guiar o estudo do tema. Proponha após a conversa, escrever coletivamente uma lista de situações em que se usa a água. Registre a fala das crianças no quadro ou numa cartolina.
Durante o estudo podemos propor a produçao de uma cartilha contendo dicas de como preservar a água ou mesmo uma campanha dentro da escola com panfletos organizados pelas próprias crianças sobre 10 boas maneiras de preservar e conservar a água no planeta.
Os panfletos visam apresentar numa circulação rápida, de mão e mão mimiografadas ou fotocopiadas, opiniões, idéias informações sobre diversos assuntos como por exemplo; publicidade de um produto, orientação ou ajuda num determinado local, ou ainda, a exposição de qualquer tipo de produção artística, política.
Segundo Momento:
Leia o texto.Suscite após a leitura uma conversa sobre o assunto tratado.Apresente um globo para as crianças visualizarem a distribuição e quantidade de água existente no planeta. Solicite que representem através do desenho, usando cores diferentes para diferenciar á agua doce e salgada.
Oceanos e mares - 97% Geleiras inaccessíveis - 2% Rios, lagos e fontes subterrâneas - 1%
A água é um recurso natural Único Escasso Essencial à vida Distribuído de forma desigual no planeta De toda água existente no planeta, 97,5% é salgada e apenas 2,5% é doce.Grande parte da água doce encontra-se em geleiras ou em regiões subterrâneas (aqüíferos). Somente o,4% de água doce é encontrada em rios, lagos e na atmosfera, portanto de fácil acesso ao consumo humano. Para você entender melhor, imagine uma piscina com capacidade de 1000 litros: 975 litros seriam de água salgada e somente 25 litros de água doce. Destes,apenas 100 ml (quantidade igual a um copo americano) estariam disponíveis para consumo. Com o desenvolvimento das indústrias e o crescimento das cidades, aumentou o consumo de água. A poluição também aumentou, atingindo principalmente os reservatórios de água da superfície, matando rios e lagos. Não podemos nos esquecer de que 70% do oxigênio do planeta é produzido por algas que habitam rios,lagos e oceanos. O Brasil possui a maior disponibilidade hídrica do planeta, com cerca de 13,8% sendo que: 68,5% dos recursos hídricos estão localizados na região Norte que possui 7% da população brasileira; 6% estão na região Sudeste, com quase 43% da população; 3% estão na região Nordeste onde habitam 29% da população.
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/distribuicao-de-agua-no-planeta-terra/40543/
2ª ATIVIDADE
Leitura de poesia.
Após a leitura conversar sobre a poesia. Perquntar sobre o que elas entenderam quando o autor fala: " A água também nasce pequena como gota de orvalho ou de neblina e morre quando seca, entristecendo todo mundo".
Propor um jogo sócio dramático para representar a poesia. Discuta a organização da brincadeira a partir dos elementos que aparecem na poesia tais como:
Depois dessa conversa organizar um roteiro no quadro para estruturar o jogo dramático.
3ª ATIVIDADE
Leitura
Leitura da história " seis razões para cuidar bem da água de Nilson Machado. Depois da leitura listar oralmente com as crianças as razões porque devemos cuidar bem da água. Após essa conversa, solicitar que registrem por meio do desenho e da escrita as razões para cuidar bem da água.
4ª ATIVIDADE
Música
Conversar na roda sobre os estados da água despertando a curiosidade das crianças para a descoberta do movimento da água. Perqunte:
Para responder a perqunta, proponha a escuta da música, Planeta Água de Guilherme Arantes.Escute pelo menos duas vezes.Inicie uma conversa após a música, indagando: Como a agua se apresenta na natureza?
Organize uma releitura da música através da técnica de pintura mista para demonsntrar o movimento das águas.
Procedimentos para a pintura:
Exponha a produção no mural da sala ou no espaço externo da sala de aula. Cole ao lado a letra da música digitada e um texto informativo sobre os estados da água.
Assombrações da água. Lucas Menezes. coleção banquete folclórico. Editora Larousse.
As etapas do ciclo da água. http://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/03/2015
Cinco estrelasFoi show. Adorei
15/02/2015
Cinco estrelasmaravilhoso,muito bem elaborado.
13/04/2011
Três estrelasnossa !Amei suas sugestões.Trabalho com uma turminha de maternal e estava procurando algo relacionado a esse tema.Muito bom mesmo!
22/03/2011
Cinco estrelasSou professora de Educação infantil a 12 anos, amo trabalhar com crianças. Atualmente estou trabalhando com crianças de 5 anos de idade em uma creche escola.Estou desenvolvendo um projeto sobre a agua no planeta e entrei neste site por acaso e me surpreendi com esta aula, muito boa mesmo, parabens vai me ajudar bastante.
16/10/2010
Cinco estrelasOlá professora... adorei a aula, vamos preservar o meio ambiente! abraços