25/10/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Profissões.
Entrevista.
Leitura.
Apresente imagens/fotos de pessoas tralhando no circo. As crianças devem observar as imagens e falar sobre o que observaram, se já assistiram um espetáculo no circo, se conhecem alguém que trabalha em circo.
Após a conversa, assistir a um vídeo sobre o trabalho dos profissionais do circo. Sugestão de vídeo: A vida do artista de circo. Disponível em
http://www.youtube.com/watch?v=nK7mDNvEXsY Acesso em: 21 de setembro de 2010.
Converse com as crianças sobre o vídeo, chamando a atenção delas para o trabalho dos artistas de circo, seu modo de vida. Em seguida, proponha o registro por meio do desenho e de um texto coletivo. Em duplas, as crianças irão fazer o registro. Depois, exponha os textos das duplas no mural da sala de aula.
Leia para as crianças uma entrevista de pessoas que trabalham em circo. Em seguida, converse com eles destacando os elementos que compõem uma entrevista. Proponha a escrita de uma entrevista para as crianças, elas irão imaginar um momento de entrevista com um artista de circo. Depois as crianças irão socializar a sua entrevista com as demais crianças da sala. Se possível, leve as crianças ao circo para fazer as entrevistas.
Sugestão de uma entrevista para o professor ler com sua turma. Disponível em:
http://www.encontro.circo.org.br/2010/07/entrevista-com-carlos-munoz.html Acesso em 21 de setembro de 2010.
Proponha a brincadeira de circo.As crianças irão decidir quais os artistas que gostariam de representar. Oriente as crianças a criarem movimentos, mágicas, malabares para sua apresentação. Organize uma lista de materiais, fantasias que o grupo poderá usar. As crianças poderão representar mais de um personagem na brincadeira. Pode-se organizar uma apresentação para outras turmas da escola. Faça um texto coletivo com os alunos sobre esse estudo, digite o texto e distribua com os alunos para ler e ilustrar.
http://www.smartkids.com.br/especiais/circo.html
Escola de Circo
http://www.circopicolino.xpg.com.br/
História do Circo
http://www.arcadovelho.com.br/Circo/HISTORIA%20DO%20CIRCO.htm
Reportagem
Palhaço Carequinha
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u59374.shtml
Durante as discussões coletivas, observe se as crianças relatam os nomes de profissionais que trabalham no circo, contribuem acrescentado informações para o roteiro da entrevista. Na brincadeira de circo leve em consideração o envolvimento das crianças na representação registrando se elas participam de forma espontânea ou necessita de incentivo dos colegas e professores.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/10/2013
Cinco estrelasmuito legal *__*
26/10/2010
Cinco estrelasEsta aula foi muito proveitos com este tema os alunos ftiveram conhecimento de como funciona o circo