24/01/2011
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Identificar as diferentes teorias sobre a criação do Universo.
Ampliar os conhecimentos prévios que os alunos trazem sobre essas teorias, fomentando a curiosidade dos alunos sobre o tema.
Estabelecer relações entre essas teorias e suas singularidades.
Essa aula é indicada para alunos e alunas a partir do 5º ano do Ensino Fundamental, em função de informações necessárias para desenvolver a atividade.
Que tal fazer a seguinte pergunta às crianças:
COMO VOCÊS ACHAM QUE SURGIU O UNIVERSO?
Você pode encontrar as imagens acima nos seguintes endereços eletrônicos:
http://missaovirtual.com/2008/12/16/o-universo-em-um-grao-de-areia/
http://cantinhodopregador.blogspot.com/2010/06/como-ler-biblia-de-uma-maneira.html
Peça-lhes que discutam a pergunta em duplas e que registrem suas conclusões para socializá-las posteriormente.
Após esse momento, promova a apresentação das respostas das duplas para a turma. Será uma ótima oportunidade para fomentar o debate sobre o assunto.
Provavelmente, nesse debate, surgirão as duas teorias mais legitimadas como verdadeiras para explicar a criação do universo: a teoria do Big Bang (grande explosão, em Inglês) e a criação do mundo por Deus, relato esse encontrado na Bíblia, no livro de Gênesis.
Traga para a aula textos que discutam o assunto para ampliar as informações das crianças sobre o mesmo.
http://www.brasilescola.com/geografia/big-bang.htm
http://pt.shvoong.com/exact-sciences/496537-teoria-da-grande-explos%C3%A3o-big/
http://salmos-do-rei-david.blogspot.com/2010/01/genesis-criacao-mundo.html
http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/deus-e-superfluo-a-criacao-diz-hawking-02092010-22.shl
Após a leitura dos textos, faça as seguintes perguntas:
QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS QUE DIFEREM OS RELATOS?
O QUE ELES TÊM EM COMUM?
QUAL É A RELEVÂNCIA DE DISCUTIR ESSA TEMÁTICA?
Organize um fórum com as crianças. Pesquise o assunto com elas e pergunte qual das duas teorias parece explicar melhor a criação do universo. Pergunte qual das duas teorias elas acham que explica melhor o que de fato aconteceu. Será que foi dessa forma? Ainda existem informações que desconhecemos? Organize as crianças em dois grupos: o primeiro, argumentará pontos a favor da teoria bíblica e o segundo, da teoria do Big Bang. Dê-lhes algum tempo para discutir e organizar as suas conclusões. Promova um debate sobre os grupos, tendo cuidado para não determinar o que é certo ou errado, tampouco em abordar questões relgiosas. O objetivo é fomentar a reflexão sobre o assunto. Após esse momento, registre com as crianças os aspectos positivos e negativos das teorias discutidas anteriromente, assim como aspectos que elas concordem/discordem sobre elas.
Sugira uma pesquisa sobre a temática. Será que existem outras teorias cuja a intenção seja explicar a criação do universo?
Problematize as seguintes questões:
POR QUE AS DUAS TEORIAS ESTUDADAS SÃO MAIS CONHECIDAS QUE AS DEMAIS?
ESSE FATO É UMA MERA COINCIDÊNCIA?
Fomente essa reflexão a partir das questões anteriores e também das informações pesquisadas pelas crianças. Crie a oportunidade para que seja possível socializá-las em um outro momento. Você também pode sugerir que elas escrevam um texto sobre o assunto (o mesmo poderá ser escrito em duplas). Não deixe de fazer a correção textual coletivamente, aproveitando para destacar aspectos referentes à forma do texto. Desta maneira as crianças estarão (re)pensando sobre a linguagem escrita, o que lhes ajudará entender melhor o seu funcionamento e as suas especificidades. Posteriormente você pode organizar um mural com o material pesquisado e os textos escritos por elas.
No site indicado abaixo, você encontra um planejamento com sugestões de trabalho pedagógico sobre o assunto.
Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?
http://educacao.uol.com.br/planos-aula/medio/fisica-big-bang-e-origem-da-materia.jhtm
Lembre-se que esse é apenas um contato inicial sobre o assunto.
Pelo menos três momentos que precisam ser avaliados:
1° As crianças demosntraram interesse pelo assunto?
2º As informações que elas possuem sobre o assunto foram ampliadas?
3° Foi possível oportunizar o debate sobre as diferentes teorias que explicam a criação do universo?
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!