06/10/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como apreciação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ler e interpretar fábulas diversas, reconhecendo suas especificidades.
Participar de uma discussão sobre as fábulas lidas, comparando-as e analisando-as.
Elencar características e semelhanças entre fábulas.
Dramatizar uma fábula a partir da leitura e compreensão da mesma.
É necessário que os alunos já tenham trabalhado com o gênero fábulas e que reconheçam o que é a moral da história.
1. Solicitar aos alunos que façam uma pesquisa em casa e tragam para sala de aula uma fábula escrita. Ao solicitar a pesquisa, o professor poderá dar algumas sugestões.
2. Dividir a turma em grupos de acordo com a fábula que pesquisaram, ou a partir de uma seleção prévia feita com o material trazido pelos alunos.
Grupo 1: O corvo e a raposa
Grupo 2: A cigarra e a raposa
Grupo 3: O lobo e o cordeiro
Grupo 4: A raposa e as uvas
Grupo 5: A lebre e a tartaruga
3. Registar no quadro o nome de cada fábula pesquisada com sua respectiva moral.
4. A partir da leitura oral das fábulas pesquisadas, realizar uma discussão, comparando-as e analisando-as.
PROFESSOR: Seria interessante preparar um roteiro para auxiliar os alunos durante a discussão.
MODELO DE ROTEIRO
a) Nas fábulas pesquisadas e apresentadas, quais as semelhanças que existem entre elas?
b) Quais as diferenças que vocês encontraram?
c) Quais são as características principais das personagens das fábulas apresentadas?
d) Qual a moral que vocês acharam mais adequada à história? Por quê?
e) Expliquem, com as suas palavras, o que vocês entenderam de cada moral.
5. A seguir, selecionar algumas fábulas para trabalhar a leitura e a interpretação.
O livro a seguir, de Ruth Rocha, possui uma variedade de fábulas conhecidas.
Fonte da imagem: livrariasolucao.com.br
Texto 1: A raposa e as uvas
Fonte: interfacesculturais.blogspot.com
Certa raposa esfaimada encontrou uma parreira carregadinha de lindos cachos maduros, coisa de fazer vir água à boca. Mas tão altos que nem pulando.
O matreiro bicho torceu o focinho.
- Estão verdes - murmurou. - Uvas verdes, só para cachorro.
E foi-se.
Nisto deu o vento e uma folha caiu.
A raposa ouvindo o barulhinho voltou depressa e pôs-se a farejar. . .
Moral: Quem desdenha quer comprar.
a) Afinal, a raposa queria ou não as uvas?
b) De acordo com o texto, qual é o significado da palavra enfaimada?
c) Qual é o sentido da moral "Quem desdenha quer comprar"?
d) Dê a sua opinião: O que você achou da atitude da raposa?
Texto 2: A lebre e a tartaruga
Fonte: blogs.abril.com.br
Um dia uma tartaruga começou a contar vantagem dizendo que corria muito depressa, que a lebre era muito mole, e enquanto falava, a tartaruga ria e ria da lebre. Mas a lebre ficou mesmo impressionada foi quando a tartaruga resolveu apostar uma corrida com ela.
"Deve ser só de brincadeira!", pensou a lebre.
A raposa era o juiz e recebia as apostas. A corrida começou, e na mesma hora, claro, a lebre passou à frente da tartaruga. O dia estava quente, por isso lá pelo meio do caminho a lebre teve a ideia de brincar um pouco. Depois de brincar, resolveu tirar uma soneca à sombra fresquinha de uma árvore.
"Se por acaso a tartaruga me passar, é só correr um pouco e fico na frente de novo", pensou.
A lebre achava que não ia perder aquela corrida de jeito nenhum. Enquanto isso, lá vinha a tartaruga com seu jeitão, arrastando os pés, sempre na mesma velocidade, sem descansar nem uma vez, só pensando na chegada. Ora, a lebre dormiu tanto que esqueceu de prestar atenção na tartaruga. Quando ela acordou, cadê a tartaruga? Bem que a lebre se levantou e saiu zunindo, mas nem adiantava! De longe ela viu a tartaruga esperando por ela na linha de chegada.
Moral: Não devemos menosprezar a capacidade dos outros.
a) Quais são as personagens da fábula que você leu?
b) Escreva uma característica para cada uma das personagens.
c) Por que a lebre achava que não ia perder a corrida?
d) Copie do texto a parte que está de acordo com a ilustração a seguir.
Fonte: contosecausos24x7.blogspot.com
e) Explique, com as suas palavras, a moral dessa fábula.
Texto 3: O corvo e a raposa
Fonte: blogs.abril.com.br
http://escolovar.org/fabula_corvo.raposa_entrada.htm
No alto de uma árvore, um corvo segurava no bico um pedaço de carne. Uma raposa, atraída pelo cheiro, aproxima-se e lhe dirige a palavra:
- Ei! Bom dia, senhor corvo! Como o senhor está lindo! Como é bela a sua plumagem! Se o seu canto for tão bonito quanto ela, sinceramente, o senhor é a fênix dos convidados destas florestas.
E para mostrar sua "melodiosa" voz, ele abre o grande bico e deixa cair a presa.
A raposa se apodera da carne e diz ao corvo:
- Meu bom senhor, aprenda que todo adulador vive à custa de quem o escuta. Esta lição vale, sem dúvida, pela carne que agora comerei.
O corvo, envergonhado e aborrecido, jurou, embora um pouco tarde, que nunca mais se deixaria levar por elogios.
Moral: Desconfie dos aduladores. Esses sempre se aproveitam da situação para tirar vantagem sobre você.
a) Que animais são personagens dessa fábula?
b) Quais elogios a raposa fez ao corvo?
c) Por que você acha que o corvo ficou envergonhado?
d) O que você entende pela palavra "adulador"?
Professor: As fábulas apresentadas servem como exemplo, mas existem muitas outras que poderão ser utilizadas neste trabalho.
6. Após a leitura e interpretação das fábulas, o professor dividirá a turma em pequenos grupos de três alunos. (narrador e duas personagens)
7. Apresentar, aos alunos, uma caixa contendo papéis com nomes de fábulas.
8. Pedir que cada grupo retire um nome.
* A dupla deverá pesquisar, com o auxílio da professora, a fábula sorteada para posterior ensaio e dramatização.
9. Os grupos deverão ensaiar a fábula para apresentarem aos seus colegas e ao professor.
10. Agendar com os alunos um dia para a realização da apresentação.
a) Nas aulas de artes, os alunos poderão confeccionar simples fantasias de papel colorido, caracterizando as personagens.
b) A apresentação poderá acontecer num palco improvisado.
c) A apresentação poderá ser chamada de FÁBULAS FABULOSAS.
A lebre e a tartaruga: http://www.youtube.com/watch?v=OLoh42zGjQQ
A raposa e as uvas: http://www.youtube.com/watch?v=4qpzwEDZFLc
O corvo e a raposa: http://www.youtube.com/watch?v=UBDFohWKrMM
O leão e o rato: http://www.youtube.com/watch?v=6d8HKhV7FKQ&feature=related
Após a realização das atividades propostas, o professor deverá avaliar se o aluno:
Leu e interpretou fábulas diversas, reconhecendo suas especificidades.
Participou de uma discussão sobre as fábulas lidas, comparando-as e analisando-as.
Elencou características e semelhanças entre fábulas.
Dramatizou uma fábula a partir da leitura e compreensão da mesma.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
22/03/2013
Cinco estrelasamei,vcs estão de parabéns!!!
05/11/2012
Cinco estrelasAdorei esta aula , muito criativa no sentido de melhorar a leitura e a oralidade dos alunos, trabalhando com o lúdico.
15/03/2011
Quatro estrelasGostei muito da sugestão, principalmente do recurso dos desenhos animados. Poderia ser complementado com mais atividades de gramática, cruzadinhas, mas mesmo assim estão de parabéns. Sucesso
10/10/2010
Cinco estrelasMuito interessante, pois estimula a criatividade e a expressão das crianças, além de promover a interação e a generosidade.