01/08/2012
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Trabalho |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Identificar aspectos gerais do governo de Getúlio Vargas, analisar as relações Brasil-EUA durante os anos 1930 e 1945 e as implicações econômicas e sociais do alinhamento do Brasil ao bloco capitalista no contexto do Mundo Bipolar.
Os alunos deverão conhecer os conteúdos relacionados a Segunda Guerra Mundial e reconhecer os sistemas político-economicos capitalista e socialista.
Os alunos nascidos nos anos 1990 não viveram o contexto da Guerra Fria e para eles o tema não passa de um fato histórico. Mas esse conflito entre mundo capitalista e socialista marcou gerações e influenciou não apenas as relações diplomáticas entre nações, marcou a arte e a cultura de décadas. Entre as expressões musicais marcadas pela Guerra Fria podemos mencionar o grupo musical britânico The Beatles. Os "rapazes de Liverpool" fizeram muito sucesso e ainda hoje são referências para a indústria fonográfica.
Para aproximar os alunos da influência da Guerra Fria no mundo das artes, o professor de História deverá promover uma atividade com o professor de Língua Inglesa a fim de apresentar e traduzir a canção Back in the USSR que brinca com elementos desse contexto.
Imagem 1: George Harrison, John Lennon, Ringo Star e Paul McCartney
Disponível em: http://rainermartins.blogspot.com/2010/04/especial-com-os-beatles.html Acesso em: 10/10/10
Sobre a composição da música:
"McCartney conta que sempre ouvia americanos que viajavam reclamarem da saudade do fast-food, dos donuts e lavanderia automática, ele resolveu então narrar o inverso: um russo saindo de Miami e voltando para sua pátria, a União Soviética. Ele usou harmonias típicas dos Beach Boys em "California Girls" e da surf music, algo bem americano. Percebeu então que a sigla em inglês da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, que era USSR, continha a sigla dos Estados Unidos da América, US, e aproveitou-se disso para fazer uma paródia a canção "Back in the U.S.A." de Chuck Berry, em um ponto da música ele canta: "Back in the US, back in the US, back in the USSR" para deixar clara a brincadeira".
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Back_in_the_U.S.S.R. Acesso em: 10/10/10
Back In The U.S.S.R. vídeo-clip
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=3pvXRl21lB8&feature=related Acesso em: 10/10/10
Back In The U.S.S.R. letra e tradução
Disponível em: http://letras.terra.com.br/the-beatles/307/traducao.html Acesso em: 10/10/10
A partir dessa primeira aproximação, os alunos deverão perceber como se deram as relações entre EUA e Brasil no contexto da Guerra Fria. Para seguir no universo das artes, o professor exibirá um trecho da animação Alô Amigos.
Imagem 2: Pato Donald e Zé Carioca
Disponível em: http://lookatgame.com/index.php?key=filme+disney Acesso em: 10/10/10
Alô Amigos (Animação, EUA, 1943, 42 min. Direção: Walt Disney)
O filme mescla animação e documentário para expressar uma missão de reconhecimento pela América do Sul, dentro da política da boa vizinhança Brasil-EUA. A ideia foi fazer com que os funcionários de Walt Disney (escritores, músicos, desenhistas etc) pudessem entrar em contato com um mundo até então pouco conhecido que os vizinhos do "Tio Sam" representavam. Dessas experiências surgiriam temas para filmes incluindo a criação de novos personagens. Nesse trecho, nasce Zé Carioca, o malandro de fala ligeira e que por sua vez guiará Donald em suas aventuras pela terra Brasil, inclusive em outras produções da Walt Disney.
Palavras-chave: relações de poder, relações culturais, política da boa vizinhança, guerra fria, animação.
Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16896 Acesso em: 10/10/10
ATIVIDADE 1
Exibir o trecho do filme Alô Amigos e a partir dos elementos presentes no filme, os alunos deverão levantar algumas questões chave para a compreensão da política da boa-vizinhança no contexto da Guerra Fria. Os assuntos apontados deverão contemplar os seguintes temas:
As respostas deverão ser compartilhadas em forma de texto colaborativo elaborado com o auxílio do Google Docs.
Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs - Tutorial elaborado pela professor Juliana Souza Dias
Disponível em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR Acesso em: 03/09/10
Imagem 3: O historiador Bóris Fausto
Disponível em: http://literaturaeafinidades.blogspot.com/2010/04/duas-vezes-favela-por-boris-fausto.html Acesso em: 03/10/10
Episódio do programa História do Brasil por Boris Fausto, exibido pela TV Escola. Relata a Era Vargas, do Tenentismo à renúncia em 1945. Mostra o governo de Getúlio Vargas por meio das mudanças na industrialização, na qualificação da mão-de-obra, na padronização do ensino, nos direitos trabalhistas, mas também pela supressão das eleições, dos partidos políticos e da liberdade de expressão
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=862 Acesso em: 10/10/10
OBS: Os vídeos poderão ser exibidos com o auxílio da TV Multimídia, também conhecida como TV Pendrive.
Informações sobre a TV Multimídia. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/manual_tvpendrive.pdf Acesso em: 17/10/10.
ATIVIDADE 2
Após a exibição do episódio, o professor deverá propor uma atividade sobre as modificações promovidas por Getúlio Vargas entre os anos de 1930 a 1945.
Os alunos deverão se organizar em grupos de 5 ou 6 componentes para realizar uma pesquisa interdisciplinar sobre o tema Era Vargas. Os professores de arte, sociologia, geografia poderão se envolver com essa atividade.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Era_Vargas Acesso em: 18/11/10 .
Disponível em: http://www.suapesquisa.com/vargas/ Acesso em: 18/11/10.
Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/apresentacao Acesso em: 18/11/10 .
Disponível em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=53 Acesso em: 18/11/10.
Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/periodo_era_vargas.html Acesso em: 18/11/10.
Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-01882001000100006&script=sci_arttext Acesso em: 18/11/10 .
Disponível em: http://www.universia.com.br/cultura+/materia.jsp?materia=2361 Acesso em: 18/11/10.
Disponível em: http://www.infoescola.com/era-vargas/getulismo/ Acesso em: 18/11/10.
Disponível em: http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/clt.htm Acesso em: 18/11/10.
Disponível em: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/outubro2004/ju269pag07.html Acesso em: 18/11/10.
Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2008000100006&lang=pt Acesso em: 18/11/10.
Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882007000200010&lang=pt Acesso em: 18/11/10.
Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=9342 Acesso em: 18/11/10.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=3trBqv887I0&feature=related Acesso em: 18/11/10.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=LQCV1iFegZg&feature=related Acesso em: 18/11/10.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=AL04DWXAslw Acesso em: 18/11/10.
Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16576 Acesso em: 18/11/10.
Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16589 Acesso em: 18/11/10.
Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=9347 Acesso em: 18/11/10.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28817 Acesso em: 18/11/10
OBS: Os alunos deverão realizar a pesquisa em contra-turno, respeitando os horários disponibilizados para cada grupo no laboratório de informática ou na biblioteca da escola.
Cada grupo ficará responsável por um dos sub-temas abaixo:
Depois de concluídas as pesquisas, cada grupo deverá elaborar um jornal. O jornal poderá ser feito com o auxílio do software livre scribus ou feito sem auxílio de qualquer programa digital, caso a escola não possua um laboratório de informática.
Sobre o scribus:
O scribus é um aplicativo de Desktop Publishing de código aberto. Ele permite diagramações bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gráficos, diagramas, etc. Suporta formatos de saída do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.
Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm
Imagem 4: Getúlio Vargas e Franklin Delano Roosevelt
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Darci_Vargas Acesso em: 10/10/10
Imagem 5: Lula e Barack Obama
Disponível em: http://ghiraldelli.wordpress.com/2010/01/07/lula-o-filho-da-politica/ Acesso em: 10/10/10
Imagem 6: Lula e Fidel Castro
Disponível em: http://advhaereses.blogspot.com/2010/08/lula-o-socialismo-e-o-objetivo-final-do.html Acesso em: 10/10/10
Imagem 7: Lula e Mahmoud Ahmadinejad
Disponível em: http://esta-acontecendo.blogspot.com/2009_09_01_archive.html Acesso em: 10/10/10
ATIVIDADE 3
Os alunos deverão observar as imagens acima e procurar compreender que no contexto do mundo contemporâneo os líderes políticos se permitem dialogar com governantes que não seguem a mesma linha político-partidária.
O Brasil possui um posicionamento diplomático direcionado ao diálogo com líderes ligados ao capitalismo neoliberal, como Barack Obama e outros declaradamente socialistas e até mesmo líderes fundamentalistas, como Fidel Castro e Mahmoud Ahmadinejad. Diante disso, os alunos deverão realizar uma pesquisa de opinião sobre a percepção dos brasileiros sobre as relações internacionais do Brasil contemporâneo, a pesquisa será realizada com o auxílio de um questionário estruturado.
As perguntas deverão se organizar em pequenos grupos, com 4 ou 5 componentes e cada equipe deverá entrevistar no mínimo 20 pessoas adultas, com idade superior a 30 anos. As entrevistas poderão acontecer via e-mail ou redes de relacionamento:
A questionário poderá ter as seguintes questões:
a) Como você definiria a política externa brasileira? ( ) Ruim/Péssimo ( ) Bom/Regular ( ) Ótimo
b) A partir de seus conhecimentos sobre o passado, você definiria o governo de Getúlio Vargas como? ( ) Ruim/Péssimo ( ) Bom/Regular ( ) Ótimo
c) A aproximação do Brasil com países muçulmanos é um fator:( ) Ruim/Péssimo ( ) Bom/Regular ( ) Ótimo
d) A aproximação do Brasil com países socialistas é um fator: ( ) Ruim/Péssimo ( ) Bom/Regular ( ) Ótimo
Ao concluir as pesquisas, os grupos deverão registrar as respostas em forma de estatísticas e compartilhar com todo o colégio em forma de revista ou jornal. Para a confecção destes, os alunos poderão utilizar o software scribus.
Sobre o scribus:
O scribus é um aplicativo de Desktop Publishing de código aberto. Ele permite diagramações bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gráficos, diagramas, etc. Suporta formatos de saída do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.
Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm
REFERÊNCIAS
BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. UNESP: São Paulo, 2001.
CARDOSO, Ciro F. & VAINFAS, Ronaldo. Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Campus: Rio de Janeiro, 1997.
FERRO, Marc. Cinema e História. Paz e Terra: São Paulo, 2010.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema da sala de aula. Contexto: São Paulo, 2002.
POMAR, Wladimir. Era Vargas: a modernização conservadora. São Paulo: Ática, 1998.
TOTA, Antonio P. O Imperialismo Sedutor: a americanização do Brasil na época da Segunda Guerra Mundial. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
Nome | Tipo |
---|---|
Getúlio Vargas [Construtores do Brasil] | Vídeo |
Sítio do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC)
Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/apresentacao Acesso em: 10/10/10
Brasil e a Segunda Guerra Mundial
Programa Scientia da UFPR TV, gravado no Museu do Expedicionário na cidade de Curitiba no Paraná. Exibido em 30/09/2008 com a participação do Prof º Dr º Dennison de Oliveira do Departamento de História da UFPR falando sobre o Brasil na conjuntura da Segunda Guerra Mundial e seus dois livros sobre o período: "Os soldados alemães de Vargas" e "Os soldados brasileiros de Hitler".
Palavras-chave: Segunda Guerra Mundial, Brasil, Era Vargas, nazifascismo, EUA, Museu do Expedicionário.
Parte I - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16585 Acesso em: 10/10/10
Parte II - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16586 Acesso em: 10/10/10
Parte III - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16587 Acesso em: 10/10/10
Parte IV - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16588 Acesso em: 10/10/10
Parte V - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16589 Acesso em: 10/10/10
Parte VI - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16590 Acesso em: 10/10/10
O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos.
Para auxiliar na avaliação, sugerimos alguns critérios:
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/06/2015
Cinco estrelasAdmiração e respeito.... Cara colega pela dedicação,disponibilidade e conhecimento socializado com a nossa categoria.Pelos anos de carreiras, dificuldades economicas ,pessoal e estrutura escolar, o material oferecido é muito gratificante. OBRIGADA
30/09/2011
Cinco estrelasparabens professora, os recursos utilizados em sua aula são muito bons e facilitaram a compreensão do contexto histórico, permitindo uma articulação com o presente e a realidade vivenciada pelos alunos.
28/09/2011
Cinco estrelasAula bem diversificada, utiliza várias linguagens, contempla diferentes aspectos do conteúdo e consegue, com competência, realizar o diálogo passado-presente.