29/10/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade, Saimonton Tinôco da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
- Os países do mundo;
- Diferenças culturais: alimentação, vestuário, clima etc.
O professor dará início a aula mostrando o globo terrestre para as crianças, explicando sobre os diferentes continentes que formam o nosso planeta. O professor poderá explicar, em linhas gerais, como é cada continente, como vivem as pessoas, como é o clima, o hábito de vida, etc., solicitando que as crianças contribuam com as informações que já possuem.
Depois, o professor solicitará que as crianças pesquisem em casa, com ajuda de um adulto, imagens e informações do modo de vida das crianças, ou seja, sobre a infância nos continentes apresentados na aula.
Posteriormente, em sala, em um grande círculo, as crianças apresentarão o que pesquisaram. Em seguida, em equipes, organizarão cartazes com as informações pesquisadas, sob a orientação do professor. É preciso que, antecipadamente, seja providenciado os materiais a confecção do trabalho.
Fonte: Portal do Professor.
O professor dará continuidade a aula mostrando imagens de crianças de diferentes continentes.
Em seguida, questionará:
Como são essas crianças?
De onde elas são?
Elas parecem umas com as outras?
Alguém conhece crianças com algumas dessas características?
Quem conhece alguma criança de outro país?
Durante esses questionamentos, o professor registrará coletivamente as falas das crianças na lousa ou numa folha de papel madeira.
Posteriormente, solicitará que as crianças observem novamente as imagens das crianças de diferentes continentes, sugerindo que formem duplas e escolham uma das imagens apresentadas. Em seguida, solicita que elas expressem de forma oral o que estão observando. Depois, cada dupla poderá representar com escrita/desenho a imagem da criança que escolheu.
O professor levará diferentes imagens de crianças, que poderão ser as mesmas utilizadas durante o 2º momento, só que sem o fundo, ou seja, sem o cenário que caracteriza a cultura deles, a sua nacionalidade. Cada criança escolherá uma delas para completá-la, ou seja, criar o cenário, de acordo com o que foi estudado durante a temática. Em seguida, será exposto na sala as produções das crianças, para a apreciação da turma.
- Documentário Crianças invisíveis - Disponível em: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=648. Acesso em: 17 de outubro de 2010.
A avaliação acontecerá durante a realização da aula, quando o professor irá observar e registrar a participação e o envolvimento das crianças durante as atividades propostas.
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