Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Brincadeiras de roda: ciranda de sons e gestos

 

09/12/2010

Autor y Coautor(es)
Naire Jane Capistrano
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo, Josélia Santos e Charlene Soares

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Participar de brincadeiras de roda

- Ampliar o repertório de brincadeiras de roda

- Compreender e respeitar as regras das brincadeiras propostas.

Duração das atividades
.Quatro momentos de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que as crianças aprendam o tema proposto será necessário apenas que o professor organize espaço e tempo adequados para seduzir as crianças a se apropriarem dos significados dos gestos e das músicas, com vistas a sua ressignificação. 

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: O professor deverá convidar o grupo de crianças para realizar algumas brincadeiras de roda. A atividade deverá ser realizada em um espaço mais amplo. Caso não haja outro lugar mais adequado, o professor poderá reorganizar a sala de atividades para que ela fique mais ampla, empilhando ou afastando as cadeiras.

Crianças brincando de roda. Fonte: arquivos da autora

Site sobre brincadeiras de roda

http://www.muitamusica.com.br/23683-cantigas-populares/672558-brincadeiras-de-roda/letra/      

2° Momento : Após o desenvolvimento das brincadeiras, sugerimos uma roda de conversa, na perspectiva de organizar e expressar sentimentos, interesses e impressões sobre os momentos vividos, a fim de possibilitar novas elaborações.

3° Momento: Em seguida, a turma poderá contar com outras fontes de informações - a família, outros profissionais da instituição, livros, revistas etc. - para ampliar o acervo cultural das crianças em relação às brincadeiras de roda. Com base nas novas leituras das brincadeiras de roda ou das contribuições dos novos parceiros, as crianças realizarão novas brincadeiras. Recomendamos que as novas brincadeiras sejam realizadas gradativamente, sempre acompanhadas das brincadeiras já conhecidas pelo grupo.

 4° Momento: Por fim, o professor poderá encaminhar uma atividade de registro das brincadeiras vivenciadas, através de escrita alfabética, desenho e pintura. Estas produções deverão ser organizadas em forma de um mural para ser afixado na sala, ao qual as crianças poderão voltar sempre que necessário

Recursos Complementares
Avaliação

Durante todo o desenvolvimento da aula, o professor deverá levar em conta a participação das crianças nas atividades propostas, suas falas, o respeito às regras e a construção de novas regras. Ao final, o professor deverá ainda observar, registrar e analisar os aspectos relacionados à ampliação do acervo de brincadeiras das crianças.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.