19/06/2009
Eziquiel Menta, Antonio Augusto da Silva Dias Neto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas morfológicas |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Canal |
Ensino Médio | Geografia | Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas sintáticas |
Conhecer artistas que lidam com essa questão e a maneira como a abordam.
Não são necessários conhecimentos prévios.
Para desenvolver essa atividade com a turma sugerimos a criação de um blog, onde o professor irá disponibilizar conteúdos complementares, dicas de sites, os critérios de avaliação, informações relativas a produção dos alunos, publicação dos trabalhos, entre outras atividades pertinentes ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Para criar o blog sugerimos o Blogger do Gmail (http://www.blogger.com/home) Em caso de dúvida para criar o blog, sugerimos o tutorial: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf |
Incentive os alunos a utilizar ferramentas colaborativas na elaboração do texto, dessa forma eles podem socializar o conhecimento, articular conceitos, ideias e opiniões, construir em conjunto a atividade proposta. Para essa realizar essa atividade sugerimos a ferramenta Google Docs, disponível em:
http://docs.google.com
/ Consulte também o tutorial:
http://docs.google.com/Doc?docid=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR
|
Cildo Campos Meirelles (Rio de Janeiro RJ 1948). Artista multimídia. Inicia seus estudos em arte em 1963, na Fundação Cultural do Distrito Federal, em Brasília, orientado pelo ceramista e pintor peruano Barrenechea (1921). Começa a realizar desenhos inspirados em máscaras e esculturas africanas. Em 1967, transfere-se para o Rio de Janeiro, onde estuda por dois meses na Escola Nacional de Belas Artes - Enba. Nesse período, cria a série Espaços Virtuais: Cantos, com 44 projetos, em que explora questões de espaço, desenvolvidas ainda nos trabalhos Volumes Virtuais e Ocupações (ambos de 1968-69). É um dos fundadores da Unidade Experimental do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ, em 1969, na qual leciona até 1970. O caráter político de suas obras revela-se em trabalhos como Tiradentes - Totem-monumento ao Preso Político (1970), Inserções em Circuitos Ideológicos: Projeto Coca-cola (1970) e Quem Matou Herzog? (1970). No ano seguinte, viaja para Nova York, onde trabalha no projeto Eureka/Blindhotland, no LP Sal sem Carne (gravado em 1975) e na série Inserções em Circuitos Antropológicos. Após seu retorno ao Brasil, em 1973, passa a criar cenários e figurinos para teatro e cinema e, em 1975, torna-se um dos diretores da revista de arte Malasartes. Desenvolve séries de trabalhos inspirados em papel moeda, como Zero Cruzeiro e Zero Centavo (ambos de 1974-1978) ou Zero Dollar (1978-1994). Em algumas obras, explora questões acerca de unidades de medida do espaço ou do tempo, como em Pão de Metros (1983) ou Fontes(1992). |
Casos os alunos escolham utilizar programas de TV sugerimos o software livre Cinelerra (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinelerra). Em caso de dúvida para utilizar o programa, sugerimos o tutorial: http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=Cinelerra |
Nome | Tipo |
---|---|
A história das coisas | Vídeo |
Após as avaliações o professor deverá fotografar e publicar no blog os trabalhos dos alunos, para que todos possam visualizar o trabalho e tecer comentários.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!