16/02/2011
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Com esta aula, o aluno na faixa etária de cinco anos poderá aprender a:
Noção do conceito de "lenda".
ATIVIDADE 1 - CONHECENDO A LENDA DO "BOITATÁ".
1ª Momento: O professor lerá a lenda do "Boitatá", explicando o significado das palavras que por ventura não sejam bem compreendidas. Durante a leitura, as crianças poderão ficar sentadas ao redor do professor.
site: http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/boitata.htm
2º Momento: Os alunos assistirão vídeos sobre a lenda em questão.
Vídeo:http://www.youtube.com/watch?v=Oo2Mjo29hxg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=K287MphxfWA
Vídeo teatro de bonecos:http://www.youtube.com/watch?v=DnGqY7HFTC0&feature=related
3º Momento: Depois, o professor lançará questionamentos, a fim de estabelecer comparações entre o texto e os vídeos:
http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=2
ATIVIDADE 02 - ELABORANDO UMA DRAMATIZAÇÃO DA LENDA DO "BOITATÁ".
1º Momento: As crianças poderão recriar a história e dramatizarem a lenda, a partir do vídeo que assistiram com teatro de bonecos. Para tanto, terão que elaborar um texto, que deverá ser modificado de acordo com os desejos das crianças. O professor poderá pautar-se nos procedimentos de Viola Spolim:
O professor deverá dividir o grupo em equipes, as quais, ficarão responsáveis por um elemento teatral:
ATIVIDADE 03 - PRODUZINDO A DRAMATIZAÇÃO.
1º Momento: Após a discussão sobre a responsabilidade de cada um, o professor deverá organizar a sala em grupos de trabalhos, disponibilizando os materiais por mesas.
Grupo 1 - Cenário: O grupo deverá a partir do texto, desenhar quantos cenários forem necessários, para tanto os painéis deverão ter o tamanho do palco (Caixa de Papelão).
Sugestão de material: cartolina, tinta guache, lápis hidrocor, lápis de cor, borracha, pincel, copos com água, toalhinhas, revistas, cola e tesouras.
Grupo 2 - Confecção dos bonecos e figurino: O grupo deverá a partir dos personagens elaborar e construir os bonecos. O professor deverá mediar o processo respeitando as opiniões dos alunos, lembrando que os bonecos devem ter tamanhos proporcionais.
Sugestão de material: meias (coloridas e tamanhos diferentes) tinta guache, caneta para tecido, cola, tesoura, papel colorido, botões coloridos e lã colorida.
Grupo 3 - Sonoplastia: O grupo responsável pela sonoplastia deverá experimentar diferentes materiais para explorar vários sons: amassando papel de seda (fogo), girando uma mangueira (vento), batendo as kengas do coco no chão (cavalos) e cano com areia dentro (chuva).
Grupo 4 - Iluminação: As crianças que ficarão responsáveis pela iluminação deverão utilizar um refletor ou luminária colocando papel celofane de diferentes cores, vermelha para o dia, azul para a noite ou apagar a luz para troca do cenário. O grupo deverá estar atento a todas as cenas, e durante os ensaios deverão participar ativamente de todo o processo, pois deverão estar em total harmonia com a sonoplastia e a cena.
Grupo 5 - Filmagem: Todos os ensaios deverão ser filmados pelos alunos, de preferência a máquina deverá ficar fixada em um tripé ou sobre um móvel, assim evitará muito movimento com a câmera, porém o aluno deverá estar atento para o inicio e final da filmagem.
Grupo 6 - Atores: O grupo deverá ler o texto e improvisar com os bonecos, sem ficar preso as falas do texto. O professor poderá sugerir que eles interajam com a platéia, possibilitando uma interação entre palco e platéia.
Obs: Durante a encenação, os alunos deverão falar alto para se comunicarem com a platéia.
2º Momento: As crianças poderão elaborar um convite para as outras turmas e os pais, lembrando da importância de estar claro no convite o que irão apresentar, o local, o dia e horário. As apresentações poderão acontecer mais de uma vez (diferentes salas e para os pais dos alunos).
Obs: Os alunos poderão participar dos grupos que desejarem, podendo haver alterações nas apresentações, quem participou como iluminador numa apresentação poderá ser ator na outra e assim possibilitando que todos vivenciem os papeis que assim desejarem
ATIVIDADE 4 - APRESENTANDO A LENDA DO BOITATÁ
1º Momento: Todas as crianças poderão participar da encenação, lembrando que o professor deverá propiciar um momento de construção em que as crianças tenham autonomia, cooperação e respeito pela produção dos colegas.
2º Momento: Avaliação: Ao final o grupo poderá fazer uma avaliação da apresentação, através da filmagem realizada pelos colegas.
O aluno será avaliado:
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/08/2011
Quatro estrelasgostei desse projeto espero conseguir organiza-lo com minha turma