13/01/2011
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula os alunos precisam saber interpretar informações.
Para iniciar esse tema o professor traz para a roda objetos reais ou imagens com formas diferentes e instiga-os a levantar as características de cada objeto, questionando-os por exemplo:
Sugestão de imagens:
EMBALAGEM DE CREME DENTAL
Link da imagem: http://www.yes-zim.com/product.php?xProd=116
OVINHOS - INSTRUMENTO MUSICAL
Link da imagem: http://shopping.tray.com.br/oferta/ganza-ovinho-torelli-plastico/id:14509
DADOS
Link da imagem: http://www.comtatto.com.br/site/wallpapers.asp
ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO
Link da imagem: http://www.oindesmentivel.com/suplemento/recicle-os-seus-rolos-de-cartao-do-papel-higienico
BOLA DE FUTEBOL
Link da imagem: http://www.tiello.com.br/index.php?area=produtos&categoria=4&sub=22
Após a discussão o professor reunirá o grupo em trios (cada trio pesquisará um tipo de sólido) para que pesquisem no material selecionado (o material deverá ser organizado antecipadamente pelo professor, contendo informações acerca dos conceitos dos sólidos geométricos) os tipos de sólido e suas características. Estas informações deverão ser apresentadas para todo o grupo e sintetizadas em um TEXTO COLETIVO, que ficará exposto no painel da sala e será reproduzido para todos fixarem no caderno de Matemática.
Para este momento professor deverá reproduzir a obra Calmaria II (1929), de Tarsila do Amaral, em tamanho adequado para que todos os alunos possam observá-la.
Organiza o grupo em roda, de modo que os alunos possam discutir suas percepções diante da obra, levantando se alguém já conhece a obra ou a pintora. Seria interessante trazer sua biografia e apresentá-la a turma.
Calmaria - Tarsila do Amaral
Link da imagem: http://lh6.ggpht.com/_-sm-RB8f1a4/S8-sdN2q_pI/AAAAAAAAMJI/lFFbJPrfxjU/s128/CALMARIA%20II%20-%201929.jpg
É importante que neste momento você chame atenção de todos para:
Prepare um painel com os tópicos importantes que surgirem durante a discussão. Esse painel deve ficar afixado na classe para consultas durante o desenvolvimento das atividades.
Inicialmente o professor, traz para sala caixas de embalagens de diferentes produtos e formatos, para que,em trios, sejam desmontados. Cada trio deverá organizar em uma cartela (tabela), a quantidade de faces, de vértices e de figuras (retângulos, quadrados, círculos e/ou triângulos) encontradas.
Após esta atividade o o professor distribui para os trios imagens planificadas de sólidos geométricos para que construam sólidos a partir delas. À medida que as imagens forem sendo feitas é importante que o professor circule entre as mesas retomando as características presentes em cada sólido bem como seus nomes.
Após esta exploração cada trio deverá confeccionar seu Livro dos Sólidos, com as características de cada sólido construído, que servirá para consultas futuras na sala, poderá ser doado para a biblioteca da escola, para salas vizinhas etc.
Link da imagem: http://www.escolakids.com/planificacao-de-solidos-geometricos.htm
Nesse link o professor poderá encontrar imagens da planificação de alguns sólidos geométricos.
Sugerimos o link: http://www.tarsiladoamaral.com.br/ que apresenta material sobre Tarsila do Amaral.
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/11/2012
Cinco estrelasGosto muito de trabalhar com o lúdico como você. Este planejamento será aplicada neste mês de novembro 2012. Obrigada. Marinete
11/05/2012
Cinco estrelasexcelente
24/09/2011
Cinco estrelasMUITO BOM! DE FÁCIL COMPREENSÃO.
24/01/2011
Quatro estrelasExcelente, de fácil compreensão e o melhor é um conteúdo que pode ser trabalhado de fprma interdisciplinar.