14/01/2011
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecer a história do sambô; compreender de que forma o sambô se difundiu em nosso país; vivenciar o sambô.
Noção da dinâmica e do histórico do judô.
Espaço: sala de informática, tatame ou sala com colchões espalhados pelo chão.
Materiais: computadores com internet, tatame.
Reunir os alunos e apresentar-lhes as seguintes imagens:
(sambô)
Fonte: http://nocauteando.com.br/page/2/
(luta livre)
Fonte: http://www.baladajovem.com.br/cidades.php?acao=colunistas&cidade=34&cod_colunista=11&cod_coluna=14
(judô)
http://2.bp.blogspot.com/_MM9clm8osNE/SxUkrizoijI/AAAAAAAAACQ/ImjzJQP9bb8/s200/womenswrestling.jpg
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Posteriormente, dirigir um debate com as seguintes indagações: Existe semelhança entre as práticas ilustradas nas imagens? (sim). Qual? (são tipos de lutas). Vocês reconhecem alguma(s) desta(s) prática(s)? (luta greco-romana, luta de estilo livre, judô e sambô ). Neste momento, o professor deverá informar à turma que estas são as quatro formas principais de luta livre competitiva, e que iremos, nesta aula, focar nosso aprendizado no sambô. O docente, então, mostrará novamente a foto do sambô (a mesma utilizada no início da atividade) e contará a história dessa modalidade.
“O Sambô é uma arte marcial moderna originariamente desenvolvida na antiga União Soviética (URSS) no início do século XX e reconhecida como esporte por ela desde 1938. Tem suas raízes em estilos populares tradicionais da luta livre européia, sendo criado com o objetivo de aumentar o sistema de combate corpo a corpo de militares do Exército Vermelho Russo. A palavra SAMBÔ é um anagrama russo, que em tradução livre pode significar "autodefesa sem armas". O praticante de Sambô é denominado samboca. Essa prática originou-se da junção de técnicas de autodefesa criadas ao mesmo tempo, porém independentemente, por Vasili Oshchepkov e Viktor Spiridonov, técnicas estas com o mesmo nome (Sambô), porém com estilos diferentes. Vasili Oschepkov ensinou o judô e o karatê a forças de elite do Exército Vermelho. Ele tinha ganhado seu nidan (segundo grau do cinto negro de cinco) do fundador do judô, Jigoro Kano, e usou um pouco da filosofia deste no desenvolvimento temporão da nova arte russa. Anatoly Kharlampiev, aluno de Oshchepkov, aprimorou o estilo proposto pelo mestre, compilando ainda as técnicas de Spiridinov. Foi também o responsável pelo reconhecimento da arte marcial junto ao comitê de esportes da URSS. Por suas contribuições técnicas e políticas, é reconhecido, por vezes, como criador do Sambô contemporâneo. Embora tenha sido concebido como um sistema único, existem quatro versões de Sambô: sambô esportivo, sambô auto-defensivo; sambô de combate e sambô especial.” (Adaptado de: http://pt.wikilingue.com/es/Sambo e http://pt.wikipedia.org/wiki/Samb%C3%B4 )
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Não realizaremos as modalidades sambô de combate e sambô especial por serem muito agressivos.
Dividir os alunos em duplas e organizar uma prática de sambô esportivo com a turma (semelhante ao Judô, mas, alguns golpes como chaves de braço e de perna podem ser utilizados). Enfatizar a importância da não-violência na luta. O professor deverá demonstrar o golpe e pedir que os discentes experimentem o movimento com o seu colega, de modo que todos o realizem.
Fonte: http://ueba.com.br/forum/index.php?showtopic=88447
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Dividir os alunos em duplas e organizar uma prática de sambô auto-defensivo (similar ao Krav Magá, ao Jiu-jitsu e ao Aikido) com a turma. Enfatizar a importância da não-violência na luta. O professor deverá demonstrar o golpe e pedir que os discentes experimentem o movimento com o seu colega, de modo que todos o realizem.
Fonte: http://instinctalternative.blogspot.com/2009/12/estilo-sambo.html
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Em uma sala de informática com internet, pedir aos alunos que pesquisem a difusão do sambô no Brasil, utilizando os seguintes sites como referência:
http://sambobrasil.blogspot.com/
http://sambobrasil.webnode.com.br/onde-treinar/
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Em seguida, reunir novamente a turma, retomando a discussão da atividade 1, adicionando ainda as seguintes questões: De acordo com o que vocês pesquisaram, acreditam que o sambô é bastante conhecido no nosso país? (não). Por quê? (pouca divulgação na mídia, número reduzido de competições e de academias, dentre outros). Vocês acham que o sambô pode ganhar popularidade no Brasil como, por exemplo, o judô? (sim). Como? (maior divulgação nos meios de comunicação de massa, atraindo mais praticantes).
O professor deverá utilizar as animações contidas em http://www.judopiaui.com.br/animacoes.htm; as imagens contidas em http://www.meutatame.com.br/outras_formas_de_ataque/outras_formas_de_ataque.htm e as fotos contidas em http://www.muziodeangelis.com.br/posicoes-jiu-jitsu-alunos-03-chavedebraco.html como auxílio na seleção dos movimentos da atividade 2.
O professor deverá utilizar os vídeos contidos em http://www.youtube.com/watch?v=-T_AtdpWGuU, http://www.youtube.com/watch?v=WQERbx5f01Q&feature=channel, http://www.youtube.com/watch?v=JAmkLWInxgI, http://www.youtube.com/watch?v=lvJkOPdaDMY como auxílio na seleção dos movimentos da atividade 3.
http://www.artes-marciais.net/sambo.html
http://www.academiaphisical.com.br/content/view/30/54/
http://forum.fighters.com.br/topic/21091-aprenda-sobre-a-arte-marcial-russa-sambo/
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Dividir a turma em quatro grupos: dois deles deverão, cada uma deles, fazer um painel sobre a origem e história do Sambô (com ilustrações); os outros dois grupos deverão, cada uma deles, fazer um painel sobre a difusão do Sambô no Brasil (pode-se construir um mapa com as informações adquiridas na pesquisa da atividade 4). Os painéis deverão ser expostos na escola.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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25/03/2012
Cinco estrelasMuito bom trabalho, só um detalhe o nome é SAMBO sem acento. Gostaria de saber se há interesse da Faculdade em realizar seminários sobre o SAMBO. Carlos 'JIMMY' Maia Presidente da CBAS (Confederação Brasileira Amadora de Sambo)