21/02/2011
Mary Grace Martins (validadora)
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
O aluno irá aprender com esta aula as diferenças básicas entre as propriedades periódicas e aperiódicas, além de entender como as propriedades variam nos grupos e períodos.
O aluno deverá ter conhecimentos prévios de estrutura atômica, tabela periódica (grupos e períodos).
A tabela periódica é uma ferramenta muito importante para a Química e sua compreensão é indispensável para avançar nos estudos da matéria. Um dos assuntos mais importantes sobre a tabela são as propriedades periódicas. A construção da tabela é feita desta forma como conhecemos devido principalmente às propriedades periódicas que os átomos demonstram ter. Mas, como saber se uma propriedades é ou não periódica? Esta aula tem como objetivo responder a esta questão.
Os alunos devem ser levados ao laboratório de informática da escola. Divida os alunos em duplas. Cada computador deve ter:
- acesso à Internet
- leitor de arquivos PDF (Ex: Acroabt Reader da Adobe)
- Microsoft Excel ou programa compatível.
Primeiramente, peça aos alunos para baixarem a tabela periódica disponível no endereço a seguir:
http://www.quimica.net/emiliano/tp/tabela-tecnica.pdf
Cada dupla deve iniciar a planilha eletrônica e adicionar os dados consultando a tabela periódica baixada, conforme exemplo abaixo:
Peça que os alunos preencham os dados dos primeiros 92 elementos da tabela periódica. Após este preenchimento, com a ajuda do excel, solicite que os alunos criem os gráficos:
a) número atômico (eixo X) e massa atômica (eixo Y)
b) número atômico (eixo X) e raio atômico (eixo Y)
c) número atômico (eixo X) e 1ª EI (eixo Y)
d) número atômico (eixo X) e eletronegatividade (eixo Y)
Os gráficos devem ser semelhantes aos abaixo:
a)
b)
c)
d)
Fonte: http://www.portalmedquimica.com.br/dicas.php?id=84
Após a construção dos gráficos, solicite aos alunos que, com base na análise deles, preencham a seguinte tabela: (em vermelho o preenchimento esperado)
Propriedade | Massa molar | Raio atômico | Energia de Ionização | Eletronegativiade |
Periódica | x | x | x | |
Aperiódica | x |
Por fim, com base na análise das propriedades periódicas e sua tendência de aumento e diminuição nos grupos e períodos, peça para os alunos criarem um mapa conceitual único para as três propriedades periódicas. Como referência, indique o mapa conceitual disponível em: http://www.chem1.com/acad/webtext/atoms/atpt-images/AtomsMap-6.jpg. O mapa conceitual produzido deve apresentar, necessariamente, como as propriedades periódicas variam nos grupos e nos períodos na tabela periódica.
Dicas de uso do Excel: http://www.tudosobrexcel.com
Sobre mapas conceituais: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais
Avaliação: fazer a tradução do mapa conceitual em inglês disponível no site: http://www.chem1.com/acad/webtext/atoms/atpt-images/AtomsMap-6.jpg. Neste momento da aula, seria interessante a participação do professor (a) de língua estrangeira (inglês) a fim de dar suporte às dúvidas que os alunos, por ventura, tenham a respeito da tradução.
Quatro estrelas 1 calificaciones
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12/08/2012
Quatro estrelasuma introduçaçao perfeita pois a clareza é melhor forma de se aprender algo