19/05/2011
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno consiga identificar sua alimentação e que saiba utilizar os programas de seu netbook, como Kword, KolourPaint, a WxCam e Mozilla Firefox
1ª ATIVIDADE: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.
INVESTIGADO NOSSOS HÁBITOS ALIMENTARES
Professor, para a realização desta atividade providencie o livro “Zé Pedro comeu pimenta, pensando que não ardia!” do autor Ricardo Azevedo, Fundação Cargill, 2000. A biblioteca de sua escola deve abrigar este livro que faz parte da Coleção Furabolo, da Fundação Cargill, cuja empresa estabelece parceria com algumas escolas públicas. Trabalho que visa subsidiar o PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Fonte: acervo da autora
Organize a turma em roda de conversa e declame o Poema da Laranja, contido no livro citado acima, página 22. Logo após, peça aos alunos que relatem seus alimentos preferidos na alimentação cotidiana. Aproveite a oportunidade e solicite que gravem tais relatos acessando a ferramenta Krecord em seus netbooks, veja o caminho: Metasys>Aplicativos>Multimídia>Editores>de Áudio>Krecord. Precisaremos destes dados para a atividade quatro.
Para salvarem o som, clique no menu Arquivo, escolha a opção Salvar, selecione a pasta desejada e então digite um nome para o som, por exemplo “Comida que gostamos”. Pressione o botão OK.
Professor, durante a gravação faça os seguintes questionamentos:
Professor, oriente os alunos a criarem uma tabela, através do Kword (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos),com 3 colunas e a quantidade de linhas necessárias que suporte a hipótese de classificação dos hábitos alimentares citados na roda de conversa em adequados ou inadequados de todos os alunos. Veja a sugestão:
ALUNO(A) |
ADEQUADOS |
INADEQUADOS |
Ana Clara |
banana |
batata frita |
Diego |
arroz |
Bolacha recheada |
Luís Claúdio |
tomate |
refrigerante |
|
|
|
|
|
|
2ª ATIVIDADE: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.
AMPLIANDO NOSSOS CONHECIMENTOS
Professor, com a tabela em mãos, envolvendo alguns hábitos alimentares de toda a turma, oriente-os que se organizem em duplas e acessem o Mozilla Firefox para assistirem ao vídeo "Teatro Educação Nutricional" http://www.youtube.com/watch?v=eUsEmWQ81yw Ele trata de alguns alimentos preferidos pelas crianças, mas que são inadequados e faz sugestões de vários outros alimentos adequados para uma alimentação saudável.
Também acessem o vídeo "Comer pode ser divertido" http://www.youtube.com/watch?v=IheXSMN9Jb0 Ele aborda alguns procedimentos e cuidados com os alimentos.
Atividade de casa
Professor, aproveite a atividade para promover a inclusão digital da família e envolvê-la com o tema, para isso, solicite como Tarefa de Casa uma pesquisa com os pais ou outros responsáveis, na qual possam também classificar os hábitos alimentares de toda a família em adequados ou inadequados. Peça também às famílias que relatem através de registro escrito os procedimentos e cuidados com os alimentos.
Sugestão de modelo de Tarefa de Casa para a pesquisa utilizando o recurso KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos) para a confecção de uma tabela.
TAREFA DE CASA
Nome: ________________________
Data: __/__/____
HORÁRIO |
ALIMENTOS ADEQUADOS |
ALIMENTOS INADEQUADOS |
Café da Manhã |
|
|
Almoço |
|
|
Lanche |
|
|
Jantar |
|
|
Ceia |
|
|
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3ª ATIVIDADE: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.
ENTREVISTANDO UMA NUTRICIONISTA
1-Professor, acreditamos que a utilização de diferentes fontes de pesquisa, possibilita aos alunos uma aprendizagem significativa, por isso sugerimos que você convide um profissional nutricionista para responder as dúvidas que ainda restarem.
2-Construa o convite e a problematização com a turma. A problematização consiste nas perguntas, ou seja, o que eles vão perguntar para a /o nutricionista. Esta organização é fundamental para direcionar as questões para o que eles ainda não conhecem. Outro fator é a interdisciplinaridade, pois estamos contextualizando a escrita, ressaltando a sua função social, de comunicação e o conteúdo de Ciências.
3-Para o convite, os alunos poderão usar o KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplicações gráficas>Ferramenta de pintura), esses recursos possibilitam o uso de desenhos e manuscritos. É conveniente enviar anexo ao convite a problematização elaborada junto com os alunos, para que o profissional traga o maior número de respostas. Utilize novamente o recurso Kword, cujo caminho já foi mencionado, para os alunos copiarem suas dúvidas num único texto. Lembre-se de orientá-los quanto aos elementos deste tipo de texto; quais informações devem conter: destinatário, assunto, local, data e horário do evento e remetente/s.
4- Solicite que o ajudante do dia registre a entrevista utilizando o recurso de seu laptop, WxCam, na área de trabalho. Posteriormente projete a entrevista para tirar as dúvidas.
4ª ATIVIDADE: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.
SOCIALIZANDO
Após a visita da nutricionista, possibilite outra roda de conversa na qual os alunos terão a oportunidade de socializarem a tarefa de casa e discutirem a respeito da palestra . Se necessário ouçam novamente os relatos da 1ª atividade, acessando Krecord em seus netbooks (Metasys>Aplicativos>Multimídia>Editores>deÁudio>Krecord), para compararem seus antigos hábitos com os sugeridos pela/o profissional, pelos vídeos e pelas famílias e assistam ao registro que o aluno fez da palestra caso tenham dúvidas. Analisem também se o lanche oferecido pela escola é adequado ou inadequado. Posteriormente, construa com os alunos um relatório coletivo, resgatando o que foi mais interessante. Se considerar pertinente poderá solicitar um relatório individual como forma de verificação da aprendizagem.
http://veja.abril.com.br/multimidia/video/alimentacao-saudavel-criancas
Professor, lembre-se que uma aula bem sucedida é aquela que alcançou seus objetivos, o que materializa este percurso é a avaliação. O relatório sugerido na última atividade serve de referência concreta como processo e produto avaliativo. Verifique se os alunos estão participando de forma à alcançar tais metas. É importante a avaliação coletiva, mas lembre-se sempre em organizar o registro individual, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/05/2011
Cinco estrelasadorei sua sugestão de aula,
24/05/2011
Quatro estrelasproposta apropriada
23/05/2011
Quatro estrelasGostei da sua aula. Parabens!
19/05/2011
Cinco estrelasParabéns, gostei de sua aula...