06/10/2011
Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
-
Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
-
Esta atividade será dividida em duas etapas.
ETAPA 1
Nesta etapa, assistiremos a um trecho do filme "Quilombo" (Cacá Diegues, 1984), disponível no YouTube.
O roteiro do filme foi baseado nos livros "Ganga Zumba" (Editora Civilização Brasileira, 1962), de João Felício dos Santos; e "Palmares: a guerra dos escravos" (Editora Movimento, 1971), de Décio de Freitas. Para saber mais, leia esta entrevista sobre o filme, publicada na Revista do Instituto Humanitas Unisinos, de São Leopoldo/RS - http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option=com_content&view=article&id=892&secao=217. Acesso em 15 de setembro de 2011
DINÂMICA sugerida:
-
http://www.youtube.com/watch?v=ewl5fHKQvKA. Acesso em 15 de setembro de 2011
QUESTÕES relevantes na análise do vídeo:
-
As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
ETAPA 2
Agora, faremos a leitura de uma matéria publicada no site da Associação de Capoeira Mestre Bimba, de Salvador/BA - http://www.capoeiramestrebimba.com.br/. Acesso em 15 de setembro de 2011. No texto, aborda-se a trajetória do Quilombo de Palmares, a mais duradoura comunidade formada e administrada por escravos fugidos no Brasil, com mais de 100 anos de existência.
DINÂMICA sugerida:
-
http://www.capoeiramestrebimba.com.br/quilombo.html. Acesso em 15 de setembro de 2011
QUESTÕES relevantes na análise:
-
As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos reflitam sobre a resistência escrava por meio da fuga para os quilombos, sendo o Quilombo de Palmares o exemplo de eficiência e longevidade dessa luta contra o regime colonial brasileiro.
-
Além de Palmares, existiram inúmeras outras comunidades que serviram de abrigo e perspectiva de nova vida para escravos refugiados. Nesta atividade, analisaremos o mapa "Quilombos no Brasil", que foi baseado no livro "Os Quilombos e a rebelião negra", de Clóvis Moura (Editora Brasiliense, 1981).
DINÂMICA sugerida:
http://1.bp.blogspot.com/_zMzKDp_TpFw/S_G5_wLeQpI/AAAAAAAAANs/Qnrvvdfools/s1600/MAPA+QUILOMBOS.jpg. Acesso em 15 de setembro de 2011
QUESTÕES relevantes na análise:
-
As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam e reflitam sobre a quantidade de quilombos espalhados pelo Brasil, os quais representam focos de resistência ao regime escravista.
-
Agora, realizaremos a leitura de um texto sobre a Capoeira, tal como manifestação criada pelos africanos no Brasil colônia, praticada nos quilombos, uma de suas formas de resistência à escravidão e de preservação de valores culturais trazidos da África. O texto intitula-se "História da Capoeira", publicado no site do Centro Cultural Capoeira Água de Beber, de Portugal - http://www.aguadebeber-pt.com/. Acesso em 15 de setembro de 2011
DINÂMICA sugerida:
-
http://www.aguadebeber-pt.com/index.php?option=com_content&view=article&id=95&Itemid=86. Acesso em 15 de setembro de 2011
QUESTÕES relevantes na análise do texto:
-
As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam a Capoeira como parte da resistência à escravidão no Brasil. Praticada nos quilombos, hoje é um dos símbolos da cultura negra brasileira.
-
Nesta última atividade, propomos a audição e análise de uma gravação musical da Capoeira, na interpretação do Mestre Caiçara. Para saber mais sobre este personagem histórico, leia a crônica de André Luiz Lacé Lopes, publicada no Jornal dos Sports (Bahia) - Editoria de Educação & Cultura 25.08.1997 - http://www.capoeira.jex.com.br/cronicas/cronica+artigos+sobre+a+bahia+-+mestre+caicara. Acesso em 17 de setembro de 2011
DINÂMICA para desenvolvimento da atividade:
http://www.youtube.com/watch?v=utYT6onPCXg. Acesso em 15 de setembro de 2011
Disco: Academia de Capoeira de Angola São Jorge dos Irmãos Unidos do Mestre Caiçara
Nome da faixa: Capoeira de Angola (lado A, faixa 1)
Gravadora, ano: Beverly, 1973
-
LETRA cantada (primeira parte)
Iê tava em casa;
Iê tava em casa;
Sem pensar nem imaginar;
Delegado no momento;
Já mandou oi me intimar;
É verdade meu colega;
Com toda diplomacia;
Prenderam seu "Caiçara";
Dentro da secretária;
Pra dar depoimento;
Daquilo que não sabia;
Minha Mãe tinha 3 filhos;
Eu era o mais sossegado;
Saia boca da noite;
E chegava de madrugada;
Na roda da Capoeira;
Eu nunca entrei corpo errado;
Há Haí...
Disponível em: http://www.letras.com.br/mestre-caicara/tava-em-casa. Acesso em 15 de setembro de 2011
-
PARA ANÁLISE da música:
-
As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA
-
Após a audição e debate acerca da música, propõe-se que os alunos façam uma redação dissertativa, versando sobre a importância dos quilombos e da capoeira na histórica luta dos africanos e também dos afrodescendentes, para resistir ao regime escravocrata no passado e preservar os seus valores culturais desde então.
Professor, recomendamos que esta etapa seja desenvolvida em parceria com o(a) professor(a) de Língua Portuguesa. Este professor poderá discutir com os alunos os principais aspectos de uma redação dissertativa.
-
SOCIALIZAÇÃO DAS REDAÇÕES poderá ocorrer num dos meios a seguir:
-
"Zumbi dos Palmares" [Construtores do Brasil] - vídeo produzido pela TV Câmara sobre a vida de Zumbi dos Palmares - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28866. Acesso em 04 de outubro de 2011
-
-
-
-
-
Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de analisar o vídeo, os textos, o mapa e a música, assim como de suas inquietações diante desses documentos; além da realização da atividade final e demais registros produzidos na aula.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!