02/04/2012
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Ciclos da natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Para realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões ambientais, relacionadas à flora brasileira. Consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização dos programas Mozilla Firefox e KolourPaint do laptop Classmate do Projeto UCA.
Entrelaçando saberes
Professor, um Projeto de Iniciação Científica deve ser baseado nas dúvidas e nos por quês dos alunos. Desta forma, as perguntas constituem o combustível que alimenta e torna possível a concretização da pesquisa. Neste sentido, o diálogo e as várias formas de comunicação entre professor e aluno, bem como entre os próprios alunos, conferem o veículo mais eficaz para tornar exequível uma investigação. O contato com a pesquisa nos anos iniciais do ensino fundamental, pode favorecer a formação de sujeitos engajados e envolvidos com o seu próprio aprender, no qual o envolvimento e a criatividade são fundamentais para a consolidação do seu desenvolvimento. O Projeto pode ser organizado das mais variadas formas, porém, necessita abarcar os seguintes momentos:
Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto é “Fauna Brasileira: encantos, curiosidades e preservação” o qual conta com um subprojeto denominado “Biodiversidade animal e a preservação da natureza” que será desenvolvido na presente aula.
1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Definição do tema: a vez e a voz dos alunos
Professor, a Definição do Tema do Projeto consiste em um primeiro momento de organização do Projeto de Iniciação Científica. O tema pode ser escolhido de variadas formas, podendo partir de uma sugestão do próprio professor, ou mesmo dos alunos. O que irá concretizar a escolha do tema é realmente o envolvimento e o interesse da turma como um todo.
Para esta aula, sugerimos que você organize a turma em uma roda de conversa e instigue a participação dos alunos dando opiniões sobre o que é um Projeto de Iniciação Científica. É importante que todos os alunos participem e se envolvam na atividade. Depois, explique para a turma que terá como desafio elaborar um Projeto para ser pesquisado e que terá oportunidade de vivenciar um trabalho com experimentação e observação. Para instigar os alunos a participarem da investigação aqui proposta “Biodiversidade animal e a preservação da natureza” é necessário promover um momento de sensibilização utilizando para isso recursos diversos que possam despertar nos alunos o desejo de estudar tal temática.
Para iniciar, sugerimos o trabalho com o vídeo “O que é Biodiversidade?”. Solicite que os alunos acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox e o sítio sugerido abaixo. Saiba que o trabalho com vídeo requer a atenção do aluno, à mensagem falada, bem como às imagens do vídeo.
O que é Biodiversidade?
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=il4rnY3qXyc&feature=related
Após assistirem ao vídeo, inicie um diálogo com a turma sobre as impressões que tiveram e que consideraram importantes e mais significativas. Professor, observe atentamente as expressões orais e gestuais dos alunos, que se referem ao interesse ou não de estudar o tema.
Agora, converse com a turma sobre o que acha dos alunos iniciarem um trabalho de pesquisa para conhecerem mais sobre a biodiversidade animal do Brasil. Neste momento, é importante ouvir cada aluno sobre o desejo de participar do Projeto. É importante que eles justifiquem suas respostas.
Incentivados e motivados a participarem do Projeto, vocês poderão definir o Título para o Projeto de forma coletiva. Este momento poderá ser feito no início ou até após os alunos iniciarem a pesquisa, ficando a decisão para ser tomada com todos os envolvidos no processo. Você já deve ter percebido que um Projeto de Iniciação Científica está pautado no diálogo e na participação efetiva de todos os envolvidos no processo. Se optar pela escolha do título neste momento, mobilize a turma a propor algumas sugestões de títulos e faça a escolha, seja por votação, ou mesmo por um momento de diálogo. Se achar necessário registre os títulos na lousa para que os alunos possam visualizá-los durante a votação.
Outra decisão em conjunto com os alunos, refere-se ao local e a forma como serão organizados os registros do Projeto. Podendo o mesmo ficar registrado em um caderno específico para o Projeto, ou ser estruturado em uma pasta catálogo, onde se guardariam cada folha do Projeto. Optando pelo caderno, solicite que os alunos construam uma capa que contenha seus dados pessoais e os dados da escola. Cada aluno poderá fazer um acróstico, a partir da palavra BIODIVERSIDADE, utilizando palavras relacionadas à temática.. Veja o exemplo a seguir:
Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia
Título do projeto: Biodiversidade animal e a preservação da natureza
Aluno: Turma: Professor: |
Por que vamos pesquisar?
Após terminarem a atividade, os alunos poderão apresentar para a turma as palavras utilizadas no acróstico. Escolhida a temática e o título do Projeto, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo da biodiversidade animal do Brasil. Neste momento, a turma deverá expor os motivos que a levaram a optar pela temática escolhida, bem como o porquê é importante e necessário o seu estudo. O registro desta atividade poderá ser feito no caderno do Projeto. Para isso, auxilie os alunos a participarem da construção coletiva de um texto, expondo as suas ideias.
2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Nossas metas!
Professor, um Projeto de Iniciação Científica, necessita ser permeado por Objetivos, claros e definidos coletivamente pelos participantes da pesquisa. Neste sentido, organize os alunos para uma roda de conversa e solicite que expressem sobre o que querem descobrir, desenvolver e compreender com o Projeto de Iniciação Científica. Registre em uma cartolina em branco, os objetivos expressos pelos alunos e depois afixe-a em um mural da sala de aula. Os alunos deverão registrar no caderno do Projeto os objetivos construídos. Veja alguns exemplos abaixo:
Objetivos:
O que queremos saber?
Após a elaboração dos objetivos, é chegado o momento de construir com a turma as Problematizações que conduzirão o Projeto. Explique para a turma que quando fazemos uma pesquisa, necessitamos de perguntas, dúvidas, a serem investigadas. Sendo assim, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e instigue-os a descobrir o que gostariam de saber sobre a biodiversidade. Para este momento, você poderá possibilitar que os alunos busquem informações na internet, revistas ou outras fontes de informação, ou mesmo incitá-los a fazer uma pergunta de cunho próprio, ou seja, partir da curiosidade que cada aluno já possua sobre o tema. É importante que os alunos compreendam que outras questões poderão surgir durante a realização do Projeto e que poderão ser incluídas na investigação, demonstrando a flexibilidade e dinamicidade que envolve a pesquisa.
Exemplos:
Solicite que registrem no papel a dúvida e posteriormente a leia para a turma. É importante que cada aluno elabore pelo menos uma questão. Você poderá agrupar as questões que são próximas, que tenham o mesmo teor de conteúdo. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos deverão copiar no caderno do Projeto esta etapa construída individualmente.
O que já sabemos?
Professor, diante de cada pergunta elaborada pelos alunos, é importante instigá-los a pensarem sobre as Hipóteses que já possuem sobre a sua própria dúvida. Este movimento é fundamental para valorizar o conhecimento prévio do aluno sobre o tema. Por isso, solicite que cada aluno busque responder à questão elaborada por ele anteriormente, levantando uma hipótese, a qual será validada ou não no decorrer da pesquisa. Como registro, sugerimos que os alunos registrem no caderno de Projeto a sua própria pergunta e a hipótese para a mesma. Faça um momento de socialização das ideias, em que cada aluno possa relatar para a turma a sua produção. Veja alguns exemplos a seguir:
Hipótese: São todos os animais e plantas do mundo.
Hipótese: Para a sobrevivência dos animais.
Hipótese: A poluição e o desmatamento.
Onde e como podemos pesquisar?
Após este momento de construção e registro das hipóteses, incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes e algumas Estratégias Metodológicas, que poderão recorrer para buscar informações sobre o tema. Para isso, faça uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que já utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informações no dia a dia. Em seguida, solicite que cada aluno registre no caderno de Projeto as fontes sugeridas pelo grupo.
É importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Iniciação Científica, torna-se condição primordial a busca de informações em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, para compor uma lista de Referências Bibliográficas, para facilitar a busca de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investigação, sugerimos as seguintes Fontes de pesquisa:
Também ressaltamos algumas Estratégias Metodológicas que podem enriquecer o trabalho com a turma como:
Professor, a participação dos familiares é fundamental durante todo o desenvolvimento do Projeto. Por isso, sugerimos que você elabore uma atividade de casa com a turma, na qual os alunos deverão contar para os familiares a pesquisa que irão realizar e fazer uma sondagem do interesse dos mesmos em participar e contribuir com alguns momentos da execução da pesquisa. Em sala, organize uma roda de conversa para ouvir dos alunos o retorno dos familiares quanto ao interesse pelo tema e quais seriam as contribuições dos mesmos.
Agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão todo o Projeto. Este cronograma não consiste em algo estático e rígido, mas sim, participa de um processo flexível que dependerá fundamentalmente do percurso do próprio Projeto. A turma poderá propor entrevistas com diversos profissionais, trabalhos de campo que sejam possíveis de serem realizados, bem como outros momentos de trabalho. Acreditamos que a organização de um cronograma conjunto com a turma facilita a vivência do aluno com o conhecimento da pesquisa como um todo e promove o envolvimento do educando na execução das atividades, as quais foram previamente planejadas com a sua participação. O cronograma também poderá ser registrado no caderno de Projeto, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo uma responsabilidade de tornar exequível o curso da investigação.
3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Procedimentos da pesquisa: todos em ação!
Professor, uma ação fundamental a ser realizada em um trabalho científico, consiste em retomar com os alunos as atividades já desenvolvidas anteriormente com o intuito de que todos possam relembrar as etapas e a própria construção do Projeto. Por isso, sugerimos que você retome com os alunos os processos consolidados até o presente momento: Definição do Tema, Construção da Justificativa e dos Objetivos, bem como as Fontes e Estratégias Metodológicas que poderão recorrer para aprenderem mais sobre a temática e o Cronograma. Assim, você poderá ter noção de como começar o processo de pesquisa e os recursos materiais necessários para realização da atividade.
Inicialmente, propomos uma atividade de pesquisa sobre o que é biodiversidade. Peça à turma que realize uma consulta no dicionário da Língua Portuguesa e descubra o significado da palavra “biodiversidade”. Possibilite que registre as descobertas no caderno de Projeto. Veja o exemplo a seguir:
Hoje procuramos o significado da palavra “biodiversidade” no dicionário da Língua Portuguesa. Descobrimos que biodiversidade é:
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Fonte:____________________________________________________________________________________________________
Agora, solicite que os alunos acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox e os sítios sugeridos a seguir. O trabalho com textos online requer de você, professor, uma leitura prévia dos mesmos, para que possa conhecê-los e criar estratégias pedagógicas direcionadas ao conteúdo trabalhado.
O que é biodiversidade?
Fonte: http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/biodiversidade/
Professor, é importante que os alunos compreendam que a biodiversidade refere-se à riqueza e a variedade do mundo natural, seja ele animal ou vegetal. Assim, no presente Projeto, o seu estudo é profundamente necessário para conhecermos a diversidade de animais.
Exploração do texto online
Os alunos poderão realizar a leitura dos textos e focar na parte referente à biodiversidade para discutir com a turma. Solicite que expressem oralmente o que descobriram. Os alunos poderão relatar:
No caderno de Projeto, solicite que os alunos escrevam um resumo das informações que consideraram mais relevantes nos textos. Veja o exemplo abaixo:
Que legal! Hoje acessamos o sítio “Fio Cruz – Fauna Brasileira” e também conhecemos o "Ranking da Biodiversidade" .
Descobrimos muitas informações sobre a biodiversidade animal.
Agora, escreva abaixo um resumo contendo as ideias principais dos textos trabalhados.
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Após o registro, possibilite um momento para que cada aluno possa realizar a leitura do resumo para toda a turma e apreciar a atividade do outro.
Agora, organize um Trabalho de Campo com a turma. Este tipo de atividade pedagógica requer planejamento conjunto com a turma e a autorização dos familiares. É essencial a clareza quanto aos objetivos de tal metodologia de trabalho, tendo em vista o que os alunos poderão aprender. Para isso, escolha com a turma um local em sua cidade, no qual vocês possam encontrar um número expressivo de animais, podendo ocorrer em zoológicos. Escolhido o local, elabore com a turma os objetivos desta visita, se atentando para as seguintes questões:
Após, a construção dos objetivos, é necessário criar com o grupo, um roteiro de observação, contendo aspectos importantes relacionados ao tema em estudo.
Faça um levantamento com a turma dos combinados que envolvem um comportamento que viabilize um real aprendizado, para que todos possam aproveitar da melhor forma a atividade. Esta organização prévia, provida de coletividade, firma uma responsabilidade mútua com o aprender.
Depois, organize um bilhete a ser enviado aos familiares, relatando os objetivos do trabalho, data, local, horário, meio de transporte a ser utilizado, o trajeto e o que os alunos deverão levar (boné, lanche, etc.), solicitando a autorização dos mesmos para a participação do aluno. Lembre-se que o objetivo principal do trabalho é possibilitar um momento de observação dos alunos, dos animais que são encontrados na sua cidade.
Após o trabalho de campo, possibilite um momento de troca de informações sobre o que observaram. Depois, construa com a turma um relatório coletivo da atividade desenvolvida. Para isso, solicite a participação de todos os alunos, expressando oralmente as ideias, e na medida em que vão participando, você deverá registrar na lousa. Em seguida, os alunos deverão copiar o relatório no caderno de Projeto. No relatório, é fundamental aparecer, dentre outros fatores, os nomes dos animais observados pelos alunos.
Agora, peça aos alunos que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox e o sítio sugerido a seguir:
Animais
Fonte: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/fauna.htm
Exploração do texto online
Após a leitura do texto online peça aos alunos para relatarem o que compreenderam do texto. Instigue-os a pensarem sobre:
A partir das pesquisas realizadas, proponha à turma que construa um livro contendo os nomes dos animais, um desenho para representá-lo e as características principais de cada um, como: seu habitat, alimentação e região onde vivem. A caderno poderá seguir a ordem alfabética, correspondendo duas a três páginas para cada letra do alfabeto. Após todos catalogarem os animais que descobriram com a pesquisa, organize uma tarde ou manhã de autógrafos, contando com a participação dos familiares e da comunidade escolar, com o intuito de divulgar e valorizar a produção de cada aluno.
Agora, proponha uma pesquisa nos sítios sugeridos abaixo para que os alunos conheçam como funciona e a importância da cadeia alimentar para o meio ambiente.
Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/cadeia-alimentar.html
Fonte: http://www.brasilescola.com/biologia/cadeia-alimentar.htm
Após a pesquisa, proponha um momento de diálogo sobre o que compreenderam a partir da leitura e observação das imagens nos sítios anteriores. Agora, convide a turma para participar da seguinte dinâmica:
Nomeie cada aluno com um dos seguintes animais e planta:
Mato
Gafanhoto
Pássaro
Cobra
Leve a turma para um local amplo da escola, como por exemplo, a quadra. Os alunos deverão se agrupar conforme o nome que recebeu. Assim, terão como desafio seguir a ordem da cadeia alimentar. Para facilitar a brincadeira, cada aluno poderá receber uma ficha e colá-la, utilizando fita crepe, na blusa, para que os colegas possam saber a sua função. Ao seu sinal a brincadeira inicia e cada um deve realizar a sua função na cadeia alimentar, ou seja, o gafanhoto deverá comer a grama, assim o colega que representa o gafanhoto ao tocar no colega que representa a grama, deverá retirá-lo da brincadeira. Assim, ocorrerá quando o pássaro pegar o gafanhoto e a cobra o pássaro.
Após a brincadeira, organize uma roda de conversa no próprio ambiente em que a atividade ocorreu e dialogue com a turma sobre o que compreendeu da cadeia alimentar e por que ela é importante. Em sala de aula, os alunos poderão fazer um registro utilizando, para isso, o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint. Oriente os alunos a construírem um desenho representando o processo da cadeia alimentar vivenciado na brincadeira e também terão como desafio, a criação de outro processo de cadeia alimentar. Depois, imprima os trabalhos e cole-os no caderno de Projeto, possibilitando um momento de socialização das atividades.
Proponha uma atividade de Conclusão do Projeto, a qual terá como finalidade divulgar para a comunidade escolar e familiares a gama de conhecimentos construídos durante todo o processo de pesquisa. Esta etapa é de extrema relevância para cumprir com a essência de todo aprendizado: a sua possibilidade de ser utilizado e ensinado à outras tantas pessoas que participam da vida do educando.
Professor, organize a sala turma em grupos de quatro ou cinco alunos e proponha como desafio uma dramatização, de uma apresentação oral do conteúdo ou mesmo na composição de uma música ou poesia, a partir de todo o aprendizado durante o processo de pesquisa, com foco na preservação da biodiversidade animal. Explique que cada grupo deverá apresentar para a turma a sua criação, a qual será filmada e repassada para os familiares e para a comunidade escolar, com o intuito de contribuir com a divulgação do conhecimento e com a conscientização da população próxima dos cuidados necessários com a biodiversidade animal no Brasil.
4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, nesta etapa do trabalho de pesquisa, é fundamental retomar as hipóteses dos alunos às questões que permearam a investigação. O objetivo principal deste momento é possibilitar que o aluno descubra o que mudou em relação ao seu saber sobre a temática no início do Projeto até o momento atual de conclusão do mesmo. Sendo assim, possibilite um momento de diálogo com o grupo de alunos, para que cada um possa expor a sua hipótese inicial e o que mudou após a realização da pesquisa.
Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:
Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno do Projeto. Após todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o que significou para cada um a vivência e as variadas experiências com a Iniciação Científica na escola.
Nome | Tipo |
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Ranking da biodiversidade | Animação/simulação |
Sugestões de links para alunos:
Reportagem "Catalogando a biodiversidade”, sítio Ciência Hoje -
http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/2011/12/catalogando-a-biodiversidade. Acesso em 16 de março de 2012
Sugestões de links para professores:
Reportagem "Biodiversidade", sítio do Instituto Ciência Hoje -
http://cienciahoje.uol.com.br/categorias?listasubject=Biodiversidade. Acesso em 16 de março de 2012
Avaliar significa acompanhar o processo e intervir nas possíveis dificuldades de forma a promover o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido no Projeto “Biodiversidade animal e a preservação da natureza” a observação e o registro do professor frente ao envolvimento, o desenvolvimento e as possíveis dúvidas que possam surgir, são fundamentais para acompanhar e perceber o real interesse e participação do aluno em a relação à temática, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
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