14/09/2009
Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
• Compreender o processo da impressão por meio do exercício da monotipia. (Impressão é a tarefa ou atividade de transferir para um suporte material qualquer, papel, tecido, plástico, acetato, madeira e outros, um determinado conteúdo ou conjunto de signos – letras, palavras, textos e/ou figuras)
Aula 1
•Explicar para os alunos que a monotipia é um processo de criação de imagens que permite apenas uma impressão;
• Levar exemplos de suportes laváveis, como cerâmica, azulejo, vidro, espelho ou uma placa de alumínio;
• Exemplificar uma impressão, desenhando com os dedos e a guache pastosa, sobre um azulejo pequeno e imprimindo o desenho em um retalho de cartolina com bordas 3 cm maiores que o azulejo;
• Apresentar aos alunos a inversão da imagem após a impressão;
• Pedir para que os alunos elaborem algumas imagens (croquis), a partir de suas referencias de lazer. Por exemplo, clube, shopping, cinema, teatro, futebol, concertos e outros, pois a elaboração do croqui auxiliará na escolha de uma melhor imagem a ser trabalhada com a monotipia, devendo os traços ser rápidos e sem o interesse em detalhes;
•Reservar os estudos para a próxima aula
Aula 2
• Preparar com antecedência para esta aula os seguintes materiais: guache pastosa de diferentes cores, papéis canson, cartolina ou cartão em tamanhos que ultrapassem 3 cm a medida dos suportes laváveis e lisos como espelho, cerâmica, azulejo, vidro ou placa de alumínio;
• Pedir, após a escolha da melhor imagem, para que os alunos pintem com os dedos e a guache pastosa, sobre o azulejo, a imagem selecionada, requisitando que a pintura seja executada com muita rapidez, evitando, assim, a secagem da tinta antes do momento desejado;
• Entregar aos alunos uma folha de papel mais firme (canson, cartolina ou cartão) para a impressão, no centro do papel, da pintura realizada no azulejo, pressionando levemente e retirando o azulejo com cuidado. Está pronta a monotipia;
• Deixar secar.
• Segue exemplos:
Trabalhos de monotipia de alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental
Acervo particular.
Aula 3
• Providenciar para esta aula argolas, para unir as monotipias, formando uma cortina;
• Retomar com os alunos o trabalho da aula anterior, suas impressões e percepções;
• Perfurar os trabalhos, na parte superior e inferior, com um perfurador de papel, de modo que entre uma monotipia e outra sejam encaixadas as argolas;
Pedir para que cada aluno encaixe as argolas e una os trabalhos por meio destas;
• Expor a cortina no corredor da escola e requisitar que os alunos façam leituras dos trabalhos;
Segue exemplo:
Cortina de monotipias
Trabalho de alunos dos 4ºs Anos do Ensino Fundamental
Acervo Particular
• Provocar questionamentos sobre “o que vejo, o que penso e o que é”, iniciando, assim, um exercício de leitura de imagem;
• Encerrar a atividade, pedindo uma avaliação oral dos alunos sobre a vivência monotípica.
• Como algumas palavras, possivelmente estranhas aos alunos, serão trabalhadas no decorrer das aulas, segue abaixo um pequeno glossário:
• CROQUI – 1 Esboço de desenho ou pintura. 2 Representação gráfica; esboço. (ROCHA, Ruth. Minidicionário. São Paulo: Scipione,1996, p. 178)
• GUACHE (fr., gouache) – forma opaca de tinta a base de água. Diversamente da aquarela, os pigmentos do guache são ligados com cola, e os tons mais claros obtém-se pela adição de pigmento branco. (CHILVERS, Ian. DICIONÁRIO Oxford de Arte. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 241)
• MONOTIPIA – Método de impressão em que a imagem é pintada sobre uma lâmina plana de metal ou vidro e então transferida diretamente para uma folha de papel. A rigor, o processo gera para cada placa pintada, uma única estampa. A invenção da monotipia é em geral atribuída a G. B. castiglione, no século XVII. Blake e Degas incluem-se entre os artistas que fizeram da técnica um uso memorável. O método é ainda usado por artistas do século XX, destacando-se sobretudo por suas qualidades texturais originais e interessantes. (CHILVERS, Ian. DICIONÁRIO Oxford de Arte. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001, 2001, p. 358)
• SUPORTE (pint.) – superfície de tela, madeira, papel, etc., sobre a qual se executa uma pintura. (ARTE no Brasil, 26º Fascículo, 979)
• Ao término da atividade e durante a exposição da cortina monotípica nos corredores da escola, solicitar uma avaliação oral dos alunos sobre esta vivência.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/05/2015
Cinco estrelasApresentação e embazamento muitos bons!
18/03/2015
Cinco estrelasNossa adorei Parabéns
29/05/2013
Cinco estrelasDarei essa aula no mês q vem!!!
24/03/2010
Quatro estrelasAchei ótima essa aula, ela vai me ajudar muito. Olga