23/09/2008
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Distâncias e velocidades no mundo urbano e no mundo rural |
Aula 01
Introdução
Caro professor é muito importante trabalhar para que a criança adquira independência de mobilidade e autonomia em relação ao espaço que a cerca. Processos de organização simbólica de estruturas reconhecíveis, como delimitação de ruas, monumentos, edifícios, jardim, a casa do amigo são muito importantes nesse processo de autonomia. Isso desenvolve a capacidade de desenvolver “imagens mentais” dos lugares quando a criança é está capaz de se situar a partir do “local em que reside”.
É a partir da apreensão e da compreensão dos espaços e contextos imediatos que é possível compreender o ambiente como um todo orgânico e funcional. Logo, o desenvolvimento da criança necessita de envolvimentos progressivamente orientados para práticas / tarefas fora de casa, que permita realizar contatos com outros adultos e crianças e com diferentes contextos de
vida, promovendo simultaneamente o seu desenvolvimento.
Uma maneira de se trabalhar com a criança essa apreensão é dentre outras coisas, pelos meios de transporte que utilizam no dia-dia.
Em sua sala de aula faça o seguinte questionamento aos alunos:
• Como você veio para a escola hoje?
• Você está na sua casa, mas precisa ir ao hospital, você vai a pé ou pega um ônibus?
• Se você vai fazer uma viagem para outro estado? Que transporte você utiliza?
Leve-os a entender que as pessoas podem se locomover de diferentes maneiras pela cidade, seja a pé, de ônibus, carro, bicicleta ou outro.
Comente que as pessoas não ficam paradas em um lugar, elas se movem de várias maneiras. Aproveite a oportunidade para questionar como eles se locomovem, ou como as pessoas que eles conhecem ou viram na televisão saem de um lugar e vão a outro, para isso diga que muitas pessoas levantam cedo para irem para o serviço e aproveite para perguntar se os pais deles fazem isso, e que tipos de transporte utilizam.
A partir da experiência deles comente que os tipos de transporte mais comuns são os carros e os ônibus, mas que existem outros meios de transporte. Cite outros exemplos: avião, carroça, bicicleta, moto, caminhão, entre outros.
Recomenda-se trabalhar conceito de locomoção (movimento na cidade) e como as pessoas de locomovem. Além disso, que as placas de sinalização colaboram para a organização das cidades.
Leve os alunos a perceber as semelhanças, diferenças e permanências dos meios de transporte em diferentes tempos e espaços e os avanços da tecnologia nesse campo do conhecimento.
Professor aproveite para citar que os meios de transporte nem sempre foram como conhecemos, que eles evoluíram com o passar do tempo. Que antes as pessoas se locomoviam apenas com o seu corpo, depois usando a força dos animas e logo com a criação de veículos, novos meio de locomoção foram criados.
Solicite que seus alunos digam os nomes dos meios de transporte que mais utilizam e registre-os no quadro. A partir do registro no quadro solicite aos alunos que digam quem utiliza e quem utilizava tais meios de transporte. Aproveite esse momento para ampliar a noção de necessidade de locomoção da população e para perceberem que as pessoas utilizam os diferentes meios de transporte de acordo com as condições financeiras e com necessidades trabalhistas, diga também que isso acontece devido às pessoas que eles viram nas ruas da cidade serem diferentes e terem necessidades diferentes, vá citando exemplos.
Como dever de casa, solicite que seus alunos façam um desenho do meio de transporte que utilizam para chegar à escola.
Aula 02
Solicite que cada aluno mostre a seus colegas o desenho que produziu e peça para que ele fale um pouco de suas impressões do desenho
Em seguida, relate a seguinte situação:
Uma pessoa sai na rua, mas observa que os carros foram todos para uma mesma direção, e por isso houve um grande engarrafamento na rua, as pessoas esperam ônibus e os motoristas esperam uma solução para poderem chegar ao serviço.
Logo pergunte aos alunos: O que é necessário para organizar o trânsito da cidade?
A partir das respostas dos alunos estimule-os a conhecer a importância das placas de sinalização,que elas ajudam a organizar o trânsito das cidades, um exemplo, são os semáforos nos cruzamentos que servem para fazer com que os carros saibam o momento em que podem atravessar ou não uma via.
Diga também que existem outras placas de sinalização, como os sinais de pare, ou não estacione.
Discuta com eles que a sinalização é importante para que o tráfego (movimento nas vias de trânsito) exista sem grandes impedimentos.
Professor, na próxima atividade entre no site recomendado antes da aula, para escolher as placas que devem ser trabalhadas com os alunos. Você poderá usar sinais de regulamentação ou orientaç&at ilde;o.
Solicite que eles entr em no site
e visualizem algumas placas de trânsito disponíveis no link sinalização. Escolha algumas e comente com eles o que representam e o que querem dizer.
Logo após peça que eles entrem no site
http://www.educacaotransito.pr.gov.br/
e participem dos jogos e atividades propostas
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/08/2014
Cinco estrelasGostei muito da dica de aula. Vou aprimorar minha aula sobre os meios de transportes. Sei que meu alunos irão adorar. Parabéns!