20/05/2014
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Fenômenos naturais, sua regularidade e possibilidade de previsão pelo homem |
Entender os movimentos de rotação e translação da Terra.
- Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações nas quais os alunos sejam instigados a compreenderem as principais características da estação "Primavera", numa perspectiva da proposta Matriz de Referência para o Enem, "Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos", mais especificamente prevista no eixo temático "H27 - Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos".
- Por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, espera-se que as atividades propostas promovam a construção de conhecimentos significativos sobre as principais implicações da estação primavera na vida cotidiana das pessoas, em especial, que vivem no território brasileiro.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um computador por Aluno (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada, utilizando-se um computador conectado a uma TV.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
Atividade 01
- Oriente os estudantes a lerem o artigo “Primavera” da Plataforma Britannica Escola Online, disponível em <http://escola.britannica.com.br/article/483485/primavera> (acesso em 06/05/2014), (plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares).
- Auxilie-os a elaborem um quadro com a síntese das principais informações disponíveis neste artigo, que deverá ser copiado no caderno ou em um arquivo no computador.
Fonte: Clip-Art.
Comentário importante: Ressalte que, segundo informações disponíveis no Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC – INPE (Figura 01), no Hemisfério Sul a primaverá iniciará às 23h29 do dia 23 de setembro de 2014.
Figura 01: Estações do Ano: primavera.
Fonte: Disponível em: <http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/>. Acesso em 06/05/2014.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Atividade 02
- A partir das discussões anteriores, divida a classe em equipes de quatro a cinco estudantes e solicite-lhes, como tarefa de casa, uma pesquisa sobre as principais mudanças que ocorrem nas diferentes regiões de nosso país durante a primavera, em especial, relacionadas:
- Problematize:
- Oriente as equipes a utilizarem como fontes de pesquisa: Atlas, livros didáticos de Geografia, História e Ciências e computadores conectados à internet para acessarem sites institucionais, que disponibilizem informações confiáveis, e que sejam de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares, pesquisas escolares, como, por exemplo, a BRITANNICA ESCOLA ONLINE , disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>, (acesso em 06/05/2014).
- Ressalte aos grupos que cada um deverá entregar um relatório com um quadro-síntese ilustrativo dos resultados de suas pesquisas. Esse relatório deverá ser apresentado oralmente na forma de seminário, se necessário, com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).
Cartografrando...
- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.
- Converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação
Atividade 03
- Fique atendo às apresentações dos resultados pelos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes. Além disso, faça complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.
- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro que sintetize as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.
- Professor(a), algumas informações devem ser destacadas, e caso não surjam, devem ser apontadas, dentre outras destaca-se:
- Após as apresentações dos grupos, oriente-os a discutirem e a produzirem um encarte de jornal recomendando o consumo de frutas e legumes produzidas em sua região durante a primavera (que provavelmente terão um custo menor), além de proporem medidas e/ou alternativas para minimizar os problemas de saúde mais comuns durante esta estação, conhecidos durante o estudo do tema. Se possível, mostre aos estudantes uma sequência didática aceleradas de diversas flores brotando. Essa sequência está disponível em <http://escola.britannica.com.br/assembly/146923/Sequencia-fotografica-acelerada-de-diversas-flores-brotando>, acesso em 06/05/2014.
- Se houver recursos financeiros, peça para imprimirem encartes em número suficiente para distribuir a todos os estudantes da escola. Em caso negativo, auxilie os estudantes a organizarem uma exposição dos encartes de jornais em murais distribuídos pela escola.
- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet, meio de comunicação muito apreciado pelas crianças e adolescentes em idade escolar. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web < http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 06/07/2013. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado
Professor(a), desenvolva a temática em conjunto com outras áreas!
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira ao grupo de professores de sua escola que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia podem fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriam do espaço geográfico e modificam a paisagem durante a primavera; em Ciências podem fazer estudos sobre a importância das vitaminas presentes nos alimentos (frutas e verduras) produzidos nesta época; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos e, em Matemática, tabularem dados quantitativos e construírem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
Britânnica Escola Online. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 15/05/2013.
Chegada da primavera. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/chegada-primavera.htm>. Acesso em 15/05/2013.
Primavera. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/primavera.htm>. Acesso em 15/05/2013.
Primavera. Disponível em: <http://www.infoescola.com/clima/primavera/>. Acesso em 15/05/2013.
A avaliação deve acontecer durante todo o processo e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva do aluno em todas as atividades, o seu desempenho e a sua colaboração junto aos outros alunos em todas as etapas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do encarte de jornal.
É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!