24/10/2008
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
As estratégias utilizadas para as aulas serão:
- aula interativa;
- utilização do laboratório de informática.
AULA 1
Atividade 1
Inicialmente o professor conversará com os alunos sobre a origem das palavras, dizendo que todas as palavras têm uma origem e um significado.
Apresentar o recurso sobre a origem da palavra fanático.
Recurso:
Atividade 2
Pedir para que os alunos contem o que conversaram com seus pais ou responsáveis sobre a origem e o significado de seus nomes. É importante que o professor dê a oportunidade de todos falarem sobre seus nomes.
AULA 2
Atividade 1
Se por acaso algum aluno não apresentou a origem e o significado de seu nome, o professor pode fazer isso neste momento, para que nenhum aluno fique sem esta informação.
Feito isso, o professor pede para que os próprios alunos dividam a sala em pequenos grupos, em ordem alfabética. Pode pedir para que um aluno voluntário escreva no quadro os nomes dos alunos da turma para que essa divisão possa ser feita da melhor maneira possível, e para que possam visualizar melhor a ordem alfabética.
Neste momento, poderá verificar se os alunos sabem fazer isso e então fazer uma analogia à organização de um dicionário, que um dicionário é organizado por ordem alfabética e etc.
Depois desta atividade, pedir que cada grupo elabore um “Dicionário” em forma de cartaz colocando a origem e o significado de seus nomes.
AULA 3
Atividade 1
Depois que os cartazes estiverem prontos, perguntar aos alunos em que lugar da sala de aula ou da escola eles gostariam de fixá-los.
Perguntar aos alunos o que eles aprenderam com estas atividades, se gostaram de fazê-las, se eles têm alguma dúvida. Neste momento o professor, poderá fazer com os alunos a prática da Auto-avaliação, para que eles mesmos possam compreender que é importante saber avaliar o que eles mesmos fazem e além desta conversa pedir que eles elaborem uma redação sobre as atividades realizadas.
Atividade 2
Neste momento os alunos fazem uma redação com caráter de auto-avaliação sobre a realização de todas as atividades que foram feitas sobre a origem e o significado das palavras.
link do recurso no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11795/videomaiseducacaofanatico.mpg
Nome | Tipo |
---|---|
Fanático | Vídeo |
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/04/2010
Cinco estrelasParabéns professora, sua aula está muito interessante.
24/03/2010
Quatro estrelasA aula foi bem elaborada e de fácil compreensão.
24/03/2010
Quatro estrelasA aula foi bem elaborada e o conteúdo de grande valia. Será bem aproveitada.