19/10/2009
ELIANA DIAS
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
- aula no laboratório de informática;
- aula interativa: atividades em pequenos grupos na sala de aula.
- xerox de texto para leitura e exercícios.
AULA 1
ATIVIDADE 1
Como forma de motivação para introdução do tema da aula, o professor deverá reunir os alunos em grupos de três e fazer as seguintes perguntas:
- Quando lemos textos narrativos, vocês já observaram que, ao apresentar os personagens, os autores o fazem de diferentes formas de discurso?
- Vocês poderiam escrever uma pequena história exemplificando essas diferentes formas?
- Essas diferentes formas interferem na compreensão do texto?
ATIVIDADE 2
O professor deverá levar os alunos ao laboratório de Informática. Orientá-los a permanecerem no grupo anterior para pesquisarem mais informações sobre discurso direto, discurso indireto confirmando ou refutando as conclusões anteriores, e para resolverem os exercícios propostos no site:
http://caminhodaleitura.blogspot.com/2009/06/o-escritor-e-voce-discurso-direto-e.html
Ainda, no laboratório, o professor deverá solicitar aos alunos que registrem a pesquisa em um editor de texto.
Importante: O professor deverá ensinar o aluno a fazer paráfrases das informações retiradas dos sites para que eles não se acostumem a copiar textos da internet, confundindo pesquisa com cópia. É importante ressaltar que a paráfrase é a escrita do texto de outro com suas próprias palavras.
AULA 2
ATIVIDADE
Já que essa aula é para alunos do final do ensino fundamental e para alunos do ensino médio, o professor deverá entregar cópias aos alunos o seguinte quadro para orientá-los na resolução do exercício que segue abaixo:
Importante: Apesar desse quadro apresentar regras que devem ser seguidas, o professor deverá estimular os estudantes a refletirem sobre o uso do discurso direto e direto, uma vez que é importante que eles saibam estruturar seus textos sem decorarem as regras.
A passagem do discurso direto a indireto exige alterações gramaticais importantes.
a) Discurso direto Discurso indireto
Verbo no presente do indicativo Verbo no perfeito do indicativo
Verbo no pretérito perfeito do indicativo Verbo no imperfeito do indicativo
Verbo no imperfeito do indicativo &n bsp; Verbo no mais-que-perfeito do indicativo
Verbo no imperativo Verbo no imperfeito do subjuntivo
Verbo no futuro do pretérito do indicativo Verbo no futuro do pretérito do indicativo
b) Os pronomes de 1ª pessoa irão para a 3ª pessoa.
Eu, nós, você(s), senhor (a)(s), meu(s) , minha(s), nosso(a)(s), este(a)(s),isto, isso Ele(s), ela(s), seu(s), sua(s), dele(s), aquele(a)(s), aquilo
c- Os advérbios:
Hoje, ontem, amanhã, aqui, cá, ali, naquele dia, no dia anterior, no dia seguinte, ali, lá
d - O discurso direto geralmente vem acompanhado por verbos dicendi (comentar, resmungar, falar, dizer, pedir, reclamar, interrogar, suplicar... ) os quais identificam a fala do personagem e o modo como ele fala.
Proposta de exercícios:
1- Passe os textos do discurso direto para o indireto.
a- Paulo disse:
- Eu vou.
b- A mulher perguntou:
- Que dia é hoje?
c - A garota insistiu:
- Eu sirvo esse sorvete.
d- - Meu pai é meu amigo – disse o garoto.
e- - É aqui que você mora?- ele perguntou.
2- Utilizando as charges abaixo, o professor deverá solicitar aos alunos que escrevam o texto das mesmas no discurso indireto.
CHARGE 1
CHARGE 2AULA 3
ATIVIDADE
Atividade de produção de texto em dois momentos:
1. Momento de contação de piadas.
O professor poderá começar contando uma piada e deixar os alunos contarem muitas piadas também.
2. Momento de produção de texto.
Propor aos alunos que, conforme exercício apresentado no site, escrevam uma pequena história, uma piada, por exemplo, de duas formas, primeiro usando o discurso direto e outra o indireto. Os alunos deverão entregar o texto produzido ao professor para correção.
AULA 4
ATIVIDADE
Após a correção, o texto produzido deverá ser socializado com a classe e os melhores enviados ao jornal dos alunos da escola.
A avaliação dar-se-á em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das atividades propostas e, individualmente, por meio da realização da atividade de produção de texto.
Quatro estrelas 13 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/09/2015
Cinco estrelasmuito obrigado me ajudou bastante achei oque eu precisava estao de parabens
26/02/2013
Cinco estrelasMuito bom.....me ajudou bastante...
11/11/2012
Cinco estrelasmuito obrigada, achei ótimo, principalmente por ter imagens também. Amei!
10/04/2012
Cinco estrelasGostei da formulação da aula.
29/02/2012
Cinco estrelasLegal, para quem é professor já tem sua aula montada! Hehe ^^
19/10/2011
Cinco estrelasExcelente.Muito Bom
01/07/2011
Cinco estrelasAchei excelente para exercita-lo.
21/06/2011
Cinco estrelasGostei muito desta aula, pois ela esta bem estruturada didaticamente. Se possível , daria para me enviar as respostas. Saudação, Profª Maria Gislene
12/08/2010
Cinco estrelasAchei muito interessante a sua aula. Com certeza seus alunos aprenderam direitinho sobre o discurso direto e indireto.
13/06/2010
Cinco estrelasme ajudou muito
29/04/2010
Cinco estrelasPARABÉNS! GOSTEI COMO VOCÊ ORGANIZOU A TRANSMISSÃO DOS CONHECIMENTOS PROPOSTOS.
07/04/2010
Cinco estrelasÓtima seu planejamento sobre o conteúdo discurso direto e indireto, parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasGOSTARIA QUE AS RESPOSTAS VIESSEM ACOMPANHADAS DOS EXERCÍCIOS POIS PODERIA TIRAR ALGUMAS DÚVIDAS QUE POSSAM SURGIR.