24/09/2008
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Aula 01: instigar os alunos sobre o que eles sabem sobre a história do Brasil e o período de colonização, sobre a cultura indígena e as ações na FUNAI hoje.
Para complementar o debate, o professor pode utilizar o vídeo “A conquista da terra da gente” que aborda o conflito dos Bandeirantes e Jesuítas e a imposição da cultura européia ao povo nativo do Brasil colônia. O vídeo "Dores de colônia" sobre a invasão dos portugueses e a inserção da cultura européia. Os vídeos “A cor do Pau-brasil” parte 1 e 2 ressaltam o papel do índio na economia e nas atividades extrativistas. Disponível em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4868 |
A conquista da terra e da gente Dores de colônia
Após a análise dos vídeos o professor retoma a discussão questionando a origem dos alunos, isto é, sua ascendência. Cada aluno deverá fazer um relato sobre a história de sua família, suas origens e ascendências dos avós e/ou bisavós, para saber a que povos pertenciam: índios ou imigrantes.
Aula 02: Os alunos devem apresentar o resultado da pesquisa.
Quando todos os grupos se apresentarem, o professor deve dividir novamente os grupos, porém agora a formação é por descendência: portugueses em um grupo, espanhóis outro, africanos outro, poloneses outros, etc.
Com os grupos definidos, iniciaremos nova pesquisa. Cada grupo irá pesquisar como a sua cultura influenciou e é influenciada pela cultura indígena. Isto é, por exemplo, o que os índios aprenderam com os portugueses e o que os portugueses aprenderam com os índios. Os resultados da pesquisa s erão apresentados em um blog criado pelos próprios alunos.
Aula 03: Nessa aula, o professor deve verificar o andamento das pesquisas e orientar alguns temas. O objetivo da atividade é que os alunos conheçam sua cultura e a cultura indígena, de que forma elas se relacionam e se completam. Sendo assim, o professor deve valorizar as culturas e enaltecer as diferenças, para que não haja preconceito ou discriminação.
O professor pode mostrar os projetos atuais que envolvem os indígenas, as conquistas feitas, as brigas por terras, as tribos que se mantêm fiel aos costumes e a legislação vigente. |
Como complemento para discussão, o professor pode utilizar os vídeos “Rondon e os índios brasileiros” parte 1, 2 e 3
Rondon e os índios brasileiros: terceira parte
“Índios Kariri Xoco” (http://br.youtube.com/watch?v=TTKqn8X20Fg)
“Índios Kuikuro preservam tradições com o uso da tecnologia” http://br.youtube.com/watch?v=fJvkItqA7HU
Os áudios “Educação indígena: os direitos das mulheres indígenas” que aborda o projeto da rede grumin de mulheres indígenas, criado por Eliane Potiguara para a defesa dos direitos das mulheres indígenas.
O vídeo “Essa gente brasileira” parte 1, 2 e 3 que aborda a chegada dos imigrantes e relata as desigualdades sociais, a formação do povo brasileiro e a questão indígena no país.
O vídeo "Gente colonial" que aborda a trajetória das etnias e a miscigenação das raças no Brasil no Período Colonial.
Aula 04: Apresentação dos resultados.
Os alunos apresentam brevemente seus resultados, enquanto a turma faz comentários sobre a pesquisa no blog e o professor argumenta sobre os pontos positivos e negativos de cada pesquisa.
Avaliação |
Critérios | 100 | 80 | 60 |
Participação | Participou das atividades e contribuiu para discussão | Participou em alguns momentos das atividades e fez poucas contribuições para discussão | Realizou algumas atividades, mas não contribuiu para o grupo |
Qualidade | Articulou bem as idéias, soube utilizar as fontes pesquisadas | Dificuldades em articular as idéias, poucas fontes utilizadas | Idéias desarticuladas e poucas fontes de pesquisa. |
Nome | Tipo |
---|---|
Essa gente brasileira - parte III | Vídeo |
Educação indígena: os direitos das mulheres indígenas | Áudio |
Gente colonial | Vídeo |
Dores de colônia | Vídeo |
Rondon e os índios brasileiros: terceira parte | Vídeo |
Essa gente brasileira - parte I | Vídeo |
Essa gente brasileira - Parte II | Vídeo |
Quatro estrelas 9 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/02/2015
Cinco estrelasRealmente fiquei encantada.... perfeito vou utilizar nas minhas aulas. Parabéns!
20/04/2014
Cinco estrelasAchei tudo excelente, parabéns!!!!
20/04/2014
Cinco estrelasAchei tudo excelente, parabéns!!!!
08/02/2014
Cinco estrelasExcelente planejamento, vou usa-lo nas minhas aulas de Arte.
17/06/2013
Cinco estrelasexcelente material, vai de encontro as nossas expectativas, e nos orienta no trabalho pedagógico
20/01/2012
Quatro estrelasMaterial muito bom! Videos muito didáticos.
07/04/2011
Cinco estrelasGostei muito era o que eu estava procurando!
24/03/2010
Quatro estrelasCom esses videos os alunos conseguiram identificar com mais facilidade sua cultura.
24/03/2010
Quatro estrelasCara professora, adorei esta sugestão de aula,pois trabalha a interdiciplinaridade.Com esta mesma aula é possível trabalhar na disciplina de História com o assunto colonização. Os vídeos são excelentes pois mostram o conteúdo de forma dinâmica.