17/12/2009
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
1- Identificar as características principais dos seres vivos pertencentes ao grupo dos anelídeos;
2- Reconhecer aspectos relacionados à morfologia, alimentação, locomoção, defesa e reprodução nesse grupo de seres vivos.
3- Explicar as origens e a evolução dos anelídeos numa perspectiva da evolução das espécies.
Noções a respeito da evolução dos seres vivos.
Classificação dos seres vivos.
Estratégias utilizadas:
Aula interativa;
Uso do laboratório de informática e/ou sala de vídeo.
ATIVIDADE 1: Exibição do documentário
Alguns apontamentos acerca da utilização de documentários:
Consideramos o uso de documentários uma ótima sugestão estratégica para trabalhar as características dos diferentes grupos dos seres vivos. Para que uma aula nessa perspectiva seja exitosa é necessário que o/a professor/a assista o vídeo, no mínimo duas vezes, faça uma sinopse e prepare um roteiro destacando aquilo que considera mais importante, de acordo com seus objetivos ao abordar o conteúdo. A discussão em pequenos grupos de alunos/as após a exibição também é fundamental para o bom aproveitamento desse material tão rico em informações reforçadas por imagens impressionantes, o que torna as aulas prazerosas e produtivas do ponto de vista do ensino e da aprendizagem.
MOTIVAÇÃO:
Professor, para iniciar as atividades propomos a exibição de uma coletânea de imagens do grupo de seres vivos “Anelídeos”. As imagens selecionadas abaixo estão acompanhadas dos respectivos endereços eletrônicos de onde foram retiradas. Caso, a professor deseje explorar outras imagens do referido grupo, poderá consultar o banco de imagens do Google.
FIgura 1- Anelídeo. Disponível em: <http://aprendabiologiacomdjalminha.blogspot.com/2008_08_01_archive.html>
Atividade 1- Exibição de documentário/vídeo e discussão
Com a finalidade de explorar a temáticas das aulas o/a professor/a exibirá o O filme 4 do DVD 2 da "Série Origens da Vida: a evolução das espécies - Abril/National Geographic" tem como título "EXPLOSÃO DE VIDA". O filme de número 4, além de exibir imagens maravilhosas de ambientes terrestres e aquáticos, tem como foco o grupo de seres vivos classificados como "anelídeos", tratando de maneira clara os aspectos evolutivos, a morfologia, alimentação e a reprodução nesse grupo.
Então o/a professor/a dará mais destaque as minhocas e sanguessugas, uma vez, que refere-se a temática das aulas.
Caso o/a professor/a tenha o interesse de saber mais informações e/ou adquirir o documentário acesse:
http://www.cinevideo1.com.br/dida/index.php?c=44&p=495
Figura 2
Professor/a caso não consiga o vídeo poderá acessar o trailer no seguinte link:
http://www.dailymotion.com/video/xb2qji_origens-da-vida-national-geografic_animals
Figura 3- imagens do vídeo. dsponível em
http://www.dailymotion.com/video/xb2qji_origens-da-vida-national-geografic_animals
Atenção:
Professor/a, a seguir selecionamos algumas dicas para facilitar o norteamento dessa atividade, tais como:
Combinar com os/as alunos/as que durante a exibição haverá pausas para explicações, esclarecimentos de dúvidas e registros. Programar esses tempos ao longo da exibição, de modo que não haja rupturas comprometedoras na linha de raciocínio que norteia o documentário.
Durante toda a exibição deve-se garantir esse espaço para o diálogo, não restringindo-o ao final do documentário, pois uma dúvida inicial pode impedir/dificultar a compreensão de informações importantes ao longo do mesmo.
Com essa dinâmica serão necessárias duas aulas de exibição e discussão, apesar do documentário ter um tempo de um pouco mais do que 50 min e essa ser a duração, em média, de uma aula. O/a professor/a poderá, ainda, selecionar cenas mais demoradas que poderão ser sintetizadas, por meio de um breve relato.
Após a exibição do documentário, o/a professor/a solicitará que os/as alunos/as façam um círculo para debater os seguintes pontos:
A que ambiente o grupo em questão está “melhor” adaptado?
Quais as características externas do organismo?
Os anelídeos podem ser ou estão ameaçados devido a ação antrópica? Como? Por quê?
Existem algumas interações desses organismos com outros seres vivos? Qual é a sua importância para o meio ambiente?
Professor/a esses pontos serão abordados de acordo com a sua orientação e/ou mediação. Os pontos elencados acima são apenas idéias importantes a serem discutidas com os/as alunos/as.
Atividade 2: DISCUSSÃO E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS EM GRUPOS
Após a exibição do filme e as discussões fomentadas anteriormente, o/a professor/a deverá organizar grupos compostos por, no máximo, cinco alunos/as, para uma nova discussão e elaboração do relatório que deverá conter as informações orientadas pelo/a professor/a, tais como:
Habitat dos anelídeos
Anelídeos mais conhecidos.
Por que a “mordida” de uma sanguessuga é imperceptível.
Como os anelídeos protegem suas ninhadas de filhotes.
Quais são as características corporais dos anelídeos que lhes possibilitam cavar túneis profundos no solo.
Importância ambiental das minhocas e outros anelídeos cavadores.
Infoescola – Navegando e aprendendo: Anelídeos
http://www.infoescola.com/biologia/anelideos-annelida/
Os Anelídos – O mundo animal
http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/anelideos.htm
Trailers de toda a coleção (1,2,3 e 4) dos DVD “Origens da Vida”:
http://www.dailymotion.com/video/xb2qji_origens-da-vida-national-geografic_animals
Infoescola – Navegando e aprendendo: Anelídeos
http://www.infoescola.com/biologia/anelideos-annelida/
Os Anelídos – O mundo animal
http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/anelideos.htm
Trailers de toda a coleção (1,2,3 e 4) dos DVD “Origens da Vida”:
http://www.dailymotion.com/video/xb2qji_origens-da-vida-national-geografic_animals
A avaliação deverá ser realizada durante todo o processo, observando a participação dos alunos, bem como a realização das atividades. Para isso, indicamos alguns critérios:
* Respostas aos questionamentos;
* Participar das discussões sempre que esta solicitar expressão oral;
* Trabalho colaborativo, sugestão de idéias, criatividade e integração com o grupo;
Lembre-se: O/a professor/a deverá avaliar não só a apropriação no conteúdo, referente à temática da aula, como também a capacidade individual e coletiva dos/as alunos/as de argumentar e discutir um tema.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/06/2013
Quatro estrelasProfessora, adorei essa aula, foi muito boa.
22/07/2011
Cinco estrelasÓtima aula, seria bom se todos os professores preparassem suas aulas antes de entrar numa sala de aula.
24/09/2010
Cinco estrelasMuito bom!!!