19/11/2008
Mary Grace Martins
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
1. Ler com os alunos o conto "O Dicionário de Formas", de Ângela Lago, disponível no site da revista Nova Escola.
2. Discutir com os alunos quais são as formas que o texto destaca e quais são conhecidas pelos alunos
3. Apresentar o vídeo "Diálogos Geométricos" produzido pela SEED, disponível no Youtube, em: http://www.youtube.com/watch?v=BhW16jUYdAY&feature=related e discutir com o grupo em que outros espaços da escola é possível identificar as formas e sólidos geométricos.
4. Dividir os alunos em grupos e pedir que cada grupo ilustre uma parte da história utilizando blocos lógicos, massinhas e outros materiais e apresentem para a classe.
5. Discutir com os alunos as formas utilizadas para representar a história de modo que percebam ordens de altura, largura, comprimento, espessura e a diferença entras as figuras planas e tridimensionais
6. No laboratório de informática explore vídeos, animações e obras de arte disponíveis na Internet que exploram figuras geométricas planas e tridimensionais, como os sugeridos aqui:
7. Propor aos alunos que elaborem um roteiro criativo para produção de animações criativas utilizando objetos geométricos tridimensionais. Para realização desta atividade, a primeira etapa deve ser a construção de objetos diversos que poderão ser utilizados na animação, para isso:
a) Dividir os grupos e organize quais objetos cada um construíra. Oriente os alunos com dicas sobre como produzir: pesquisar na Internet e livros as características do objeto escolhido, observar se há algum material reutilizável que pode ser adaptado e outros recursos que podem ser utilizados. Neste link há algumas idéias sobre como discutir e orientar a produção dos sólidos geométricos com os alunos: http://revistaescola.abril.com.br/multimidia/pag_video/gal_video_285410.shtml
b) Após realizar as produções, discutir com os alunos quais as características de cada produção: qual o tamanho, como medir, quantos lados, qual é a forma, o nome do objeto, como pode ser classificado, onde podemos encontrar formas semelhantes, como foi construído
c) Elaborar em grupos um roteiro criativo para produção da animação, utilizando os objetos criados
d) Produzir a animação utilizando algum programa específico como Windows Movie Maker (disponível no Windows XP) ou Scratch. Verificar no grupo se alguém conhece como utilizar estes programas e discutir de que forma poderão utilizar. Caso ninguém conheça, pesquisar na Web tutoriais com orientações e em cada grupo uma pessoa se encarrega de estudar e orientar os outros participantes.
Para baixar o Scratch - http://scratch.mit.edu/
Dicas de como utilizar o Scratch - http://info.scratch.mit.edu/Support/Videos . Selecionar o idioma Português.
8) Publicar os vídeos produzidos no Youtube, em um blog ou algum outra ferramenta que permita o envio de comentários
9) Divulgar o site em que os vídeos estão publicados e incentivar que as pessoas comentem
10 ) Cada aluno deve escolher uma produção de outro grupo, comentar a experiência, o que foi possível aprender e suas impressões a respeito da produção a ser comentada.
Duas estrelas 1 calificaciones
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24/03/2010
Duas estrelasMaravilhoso este plano de aula, e muito interessante que a profª utilizou as mídias.