05/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
• Discriminação auditiva, atenção e ritmo.
• Os sons do “R” e suas representações gráficas.
• Conhecimentos sobre a estruturação da escrita alfabética que é realizada da esquerda para direita, de cima para baixo.
• Distinção entre vogal e consoante.
Recursos da aula:
Vídeo da música “Aquarela”: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=13230
Computador para assistir ao vídeo.
Atividade 1
Caro professor, inicie a aula distribuindo a letra da música “Aquarela” para os alunos. Em seguida, passe o vídeo da música para que eles acompanhem.
Coloque novamente a música e desta vez peça aos alunos que circulem todas as palavras que tenham a letra R.
Atividade 2
Forme pequenos grupos de no máximo 5 alunos e peça para que eles listem as palavras encontradas na música, observando o som e a posição da letra R.
Professor peça para que os alunos observem as palavras listadas e circulem as letras que estão ao lado da letra R.
Peça que observem e respondam: Das palavras citadas na lista, em quais palavras encontramos a letra R entre vogais? Vá para lousa e liste as palavras encontradas pelos alunos.
Professor, faça perguntas que levarão os alunos as descobertas das regras da letra R : O R está no meio de quais letras? Qual o som do R? O seu som é forte ou fraco (brando)?
É importante pronunciar cada palavra ou pedir que as crianças façam isso observando a pronúncia e as letras que se encontram antes e depois da letra R.
Atividade 3
Agora os alunos terão que listar as palavras que começam com a letra R e que possuem “dois erres” (RR):
Continue o debate: Observem o som do R nestas palavras. Coloquem o dedo no pescoço abaixo do queixo e digam “AMARELO” e “RISCOS” .O que vocês sentiram ao pronunciarem a palavra RISCOS? Qual a diferença que perceberam? O som da letra R é forte ou fraco (brando)?Agora digam as palavras RISCOS e CORRO como o dedo no pescoço, abaixo do queixo. O que vocês perceberam? O som é igual? A posição da letra R é a mesma?
Professor, liste as seguintes palavras na lousa/quadro e pergunte: Quais letras estão ao lado da letra R? Em todas as palavras a letra R está ao lado de uma vogal? Ao lado da letra R tem uma consoante?
Peça para que os alunos digam as palavras em voz alta (com o dedo no pescoço abaixo do queixo) o que sentem ao pronunciarem a letra R. O som é forte? Quantos erres há na palavra?
Professor, liste no quadro outras palavras com a mesma regra para que o aluno perceba que nesta regra, onde há uma consonte+R+ vogal, o som do R é forte e coloca-se apenas uma letra R.
Outros exemplos:
Atividade 4
Para finalizar as regras do R, peça para que os alunos circulem a letra que vem antes da letra R nas seguintes palavras:
Professor, promova debates até que os alunos cheguem as regras esperadas. Qual o som da letra r? É forte ou fraco (brando)? Qual letra vem antes do R? O som da letra R na palavra AMARELO e QUALQUER é o mesmo?
Registre na lousa/ quadro todas as regras encontradas pelos alunos.
Distribua uma tabela com as regras descobertas e peça para que os alunos colem no caderno para consultá-las.
Nome | Tipo |
---|---|
Aquarela | Vídeo |
Verificar se os alunos compreenderam que o som representado pelo R depende de sua posição na palavra e que há mais de um som representado por essa letra.
Verificar se os alunos compreenderam se o som do R inicial é o mesmo do R duplo no meio das palavras.
Cinco estrelas 11 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/08/2014
Cinco estrelasnota 10
18/05/2014
Cinco estrelasme ajudou muito
23/03/2014
Cinco estrelasGostei. Precisava explicar, em um trabalho, os diferentes sons do R e a música é ótima também...
02/06/2013
Cinco estrelasAmei as estratégias da aula,um show de motivação! Parabéns mesmo e obrigada pelas dicas.
01/06/2013
Cinco estrelasGostei muito de sua aula, ajudou-me a esclarecer algumas duvidas de como explicar e trabalhar os sons do r.
22/05/2013
Cinco estrelasmuito bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
03/05/2013
Cinco estrelasMuita boa a explicação e de fácil entendimento. Parabéns!
18/01/2013
Cinco estrelastenho um folha excepcional de 29 anos, estes exercícios tem me ajudado muito .Parabeén e muito abrigado pela dedicação de voces
30/11/2012
Cinco estrelasGostei muito das estratégias para a aula sobre as regras da letra R. Com elas pude diversificar a forma de trabalhar com essa dificuldade ortográfica que muitos alunos têm: os sons do "R" e suas representações gráficas. Valeu pela colaboração!
31/05/2012
Cinco estrelasmuito bom;tirei todas minhas duvidas;é muito gratificante saber q quando precisamos podemos contar com uma explicação tão bbem esclareçida como a do sote de voçes.adorei obrigado ajudou muito.
19/07/2011
Cinco estrelasGostei muito da explicação.Estava deveras precisando dela pois, ficava confundida com os sons da letra erre.