Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DESENHO GEOMÉTRICO – OS ÂNGULOS E SUAS MEDIDAS

 

05/11/2009

Autor e Coautor(es)
Priscila Marquezine Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima dos Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Geometria
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a identificar e definir os ângulos de acordo com suas medidas (ângulo reto, ângulo agudo e ângulo obtuso) e conhecer um pouco sobre o movimento artístico Abstracionismo Geométrico.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos cada (150 minutos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deverá conhecer ângulo, sua unidade de medida e saber utilizar o transferidor.
Estratégias e recursos da aula

Materiais sugeridos para realização da atividade:

- Papel 240g/m²;

- Tinta acrílica ou guache colorida;

- Copo com água para limpar pincéis;

- Pincéis;

-Papéis coloridos;

- Cola;

- Tesoura de ponta arredondada;

- Jornais antigos.

- Introdução ao tema

Professor, inicie a aula comentando sobre o tema e sugerindo aos alunos que procurem no dicionário, o significado de cada nome de classificação do ângulo (agudo, reto e obtuso). Se os alunos não estiverem com o dicionário em mãos, escreva no quadro as definições das palavras e faça desenhos de cada tipo de ângulo. Os instigue a relacionar seus sinônimos com seus desenhos.

            Mostre imagens para que possam identificar exemplos de ângulos agudos, retos e obtusos. A seguir, há algu mas sugestões de imagens que podem ser usadas:

Imagem 1 – Foto de dançarinos: http://www.dicasdedanca.com.br/wp-content/uploads/2009/06/kathak-300x225.jpg

Imagem 2 – Foto de bailarino: http://www.centrocultural.sp.gov.br/danca/capadanca2.jpg

Imagem 3 – Foto de bailarino: http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2009/08/321_97-bailarino.jpg

Imagem 4- Foto de edificação desconstrutivista, o Centro de Arte Wexner, de Peter Eisenman: http://www.bluffton.edu/~sullivanm/ohio/columbus/wexner/frontdistant.jpg

Imagem 5 – pintura geométrica de Gisana Dalvi: http://gazetaonline.globo.com/_midias/jpg/115629-49f8b1e72114f.jpg

Imagem 6 – Arte de Romero Britto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Romero-Britto-002.jpg

- Atividade

             Converse brevemente com os alunos sobre Abstracionismo Geométrico. Informações sobre o movimento podem ser encontradas nos links  http://www.historiadaarte.com.br/abstracionismo.html e http://www.itaucultur al.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete =346 ou em CAVALCANTI, Carlos. Como entender a pintura moderna. Rio de Ja neiro: Editora Rio, 1978.

            Exiba imagens características do movimento artístico. Sugestões:

Imagem 1 – Pintura de Piet Mondrian: http://www.anthroposophie.net/bibliothek/kunst/malerei/mondrian/bib_mondrian.htm

 Imagem 2 – Pintura de Kasimir Malevitch: http://www.diretoriodearte.com/wp-content/uploads/2008/05/malevitch-sem-titulo-small.jpeg

Imagem 3 - Pintura de Kasimir Malevitch; Peasant Field: http://www.diretoriodearte.com/wp-content/uploads/2008/05/peasant-field-small.jpeg

            Ao mostrar as imagens, peça que os alunos identifiquem os ângulos aprendidos e fale um pouco da técnica usada pelos artistas (pintura, colagem).

            Sugira aos alunos que, baseando-se nas obras apresentada s, façam composições abstratas utilizando ângulos retos, agudos e obtusos. Para isso, disponibilize folhas de p apel com gramatura suficiente para aplicação de tintas, tinta acrílica colorida (ou guache), pincéis, copos com ág ua (para fazer limpeza dos pincéis), papéis coloridos, cola e tesoura.

            Divida a turma em grupos de 4 alunos, aproximadamente, para que possam compartilhar os materiais.

            Deixe os alunos livres para criar, mas os oriente para que façam uso adequado dos materiais. Se possível, forre as mesas com jornais velhos, para que as mesmas não sujem com as tintas.

            Ao final do trabalho, peça para que os alunos escrevam um pequeno relatório sobre o que aprenderam nessa aula, como foi feita a sua composição e quais os tipos de ângulos que utilizaram nela.

            Se houver tempo, é interessante que os alunos apresentem seus trabalhos para a turma e/ou façam uma pequena exposição para mostrá-los à escola ou somente na classe.

Avaliação

Avalie os alunos pelos trabalhos produzidos, observando se atenderam às solicitações feitas pelo professor e se, durante a realização das atividades, souberam identificar e desenhar os ângulos corretamente.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.