17/12/2009
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
• Posicionar-se em relação a diferentes temas tratados.
• Identificar a posição do outro em relação a diferentes temas tratados.
• Defender posições fundamentando argumentos com exemplos e informações.
• Reconhecer os argumentos apresentados na defesa de uma posição, avaliando a pertinência dos exemplos e informações que o fundamentam.
• Fazer intervenções coerentes com os temas tratados.
• Avaliar a coerência das intervenções feitas por outros.
• Respeitar a fala do outro.
• Gênero textual: forma composicional, estilo, função, contexto de circulação.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- trabalho em grupo ou dupla.
- texto impresso;
-dramatização;
- debate
Desenvolvimento
1º passo:
- A aula deverá ser iniciada com o áudio, a descoberta do conto: Felicidade Clandestina (ver recursos educacionais). Além do áudio, o professor deverá disponibilizar para os alunos o texto com o conto de Clarice Lispector impresso (para maiores informações sobre a biografia de Clarice Lispector, consultar recursos complementares), objetivando o acompanhamento da leitura do mesmo.
Felicidade Clandestina (Clarice Lispector)
http://grupocontoaconto.blogspot.com/2007/11/felicidade-clandestina.html
2º passo:
- Ao término da escuta do conto, o professor poderá levantar algumas indagações a cerca da interpretação do texto:
Como a autora descreve a menina, cujo pai era dono de uma livraria?
Por que a garota odiava as outras meninas?
O que a garota má fazia para vingar-se das colegas?
Qual foi a atitude da mãe da garota ao descobrir suas maldades?
A menina que narra a história afirma que a felicidade de ter o livro que tanto queria era clandestina. O que seria uma felicidade clandestina em sua opinião?
3º passo:
- Após a discussão sobre o texto, o professor distribuirá a sala em três grupos.
- Em seguida o professor deverá propor para a turma um debate. O debate funcionará como um programa de TV (tipo Roda Viva) em que discutirão os personagens principais do conto Felicidade Clandestina: a garota má, a garota que narra a história e a mãe da garota má.
- Caberá a cada grupo construir argumentos fortes para a defesa de seu personagem. Além disso, o grupo escolherá o integrante que participará do debate, interpretando o personagem.
4º passo:
- O mediador do debate deverá ser o próprio professor. Ele deverá fazer perguntas aos personagens representados pelos alunos, além disso, fará o controle do tempo e da escuta entre os alunos.
- Com a finalização do debate, o professor poderá fazer algumas reflexões a respeito da conduta de cada personagem.
Recursos Educacionais
Áudios do Portal: A descoberta do conto: Felicidade Clandestina – parte 1
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9900
A descoberta do conto: Felicidade Clandestina – parte 2
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9902
A descoberta do conto: felicidade clandestina: parte 2 [Categorias Literárias]
A descoberta do conto: felicidade clandestina: parte 1 [Categorias Literárias]
Nome | Tipo |
---|---|
A descoberta do conto: felicidade clandestina: parte 1 [Categorias Literárias] | Áudio |
A descoberta do conto: felicidade clandestina: parte 2 [Categorias Literárias] | Áudio |
Sugestões de leitura para o professor e para o aluno sobre Clarice Lispector:
http://www.claricelispector.com.br/autobiografia.aspx
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Durante o debate o professor deverá estar atento aos argumentos apresentados, as intervenções feitas pelos alunos e ao respeito a fala e escuta do outro.
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