19/11/2008
Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
As estratégias a serem utilizadas serão:
- aula conceitual;
- aula interativa.
O professor deve levar os alunos para o laboratório de informática, solicitando-os que se sentem em duplas ou em trios. Feito isto, peça para os alunos explorarem o seguinte recurso:
O recurso postado acima será muito útil para que os alunos consigam entender como são as Linhas de um Campo Elétrico produzido por uma Carga Elétrica ou um Campo Externo. Quando uma Carga Elétrica de prova está sujeita a uma força, dizemos que a região em que a carga se encontra, está sujeita a um campo elétrico devido a uma outra Carga Elétrica ou um Campo Elétrico Externo.
Na tela principal do recurso, como mostrada na figura abaixo, há um quadro grande em azul, onde será o lugar que o aluno deverá colocar os valores das cargas elétricas e, assim, verificar como o campo se orienta. Para adicionar o valor da carga elétrica o aluno deverá usar o botão “adicionar”, encontrado na parte inferior do recurso. Contudo, antes de adicionar o valor da carga, o aluno deverá escolher a intensidade da carga elétrica e da massa, clicando em “Propriedades”, encontrado também na parte inferior do recurso.
Clicando no botão “Propriedade” o aluno verá a seguinte tela:
Na citada tela o aluno escolhe o valor da Carga Elétrica e o valor da Massa da Carga Elétrica. Após isto, o aluno deve adicionar uma carga ao Campo Elétrico, clicando em adicionar:
Podemos ver que agora se encontra uma carga no centro do quadro azul e as linhas do campo elétrico (representadas por setas) direcionadas para ela; nas cargas negativas as linhas de campo são direcionadas à ela; já nas positivas as linhas saem delas. Podemos acrescentar também mais de uma carga como é demonstrado no quadro abaixo:
Agora vemos duas (2) cargas, uma positiva e outra negativa. Como podemos deduzir pelas linhas do campo elétrico, negativa – as linhas deste campo entram; positivas – as linhas deste campo saem.
Peça para os alunos adicionarem pelo menos duas (2) cargas e após estas serem adicionadas, solicite que eles apertem o botão “Iniciar” e observe o resultado. Eles enxergarão as cargas se movimentando, devido ao Campo Elétrico.
Os alunos também poderão provocar um Campo Elétrico Externo, que podem ser linhas de força provenientes de outra partícula ou um Campo Elétrico encontrado fora da caixa, para que este venha a interferir no campo do quadro azul, como é demonstrado abaixo:
Veja que o campo externo está direcionado para baixo e a carga elétrica colocada no centro é negativa (ela está atraindo as linhas).
Faça com que os alunos explorem todas as ferramentas do recurso, pois isto possibilita a compreensão das linhas do campo elétrico. Ressaltamos que, em geral, muitos alunos não conseguem compreender como uma carga Elétrica consegue atrair ou repelir uma outra. Este recurso potencializa esta compreensão, pois facilita a visualização desses fenômenos do campo elétrico.
Nome | Tipo |
---|---|
Campo elétrico | Animação/simulação |
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasParabens pelo trabalho....fiz o teste e aprovei!!! Espero que meus alunos gostem também.... Thanks