20/01/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Aula01:
No século XIX alguns artistas ainda retratavam a cultura indígena, porém agora nas pinturas é possível perceber um maior conhecimento do pintor sobre o tema, pois os índios são retratados de frente, perfil e/ou durante os rituais. Porém, esse interesse na arte indígena vai além das artes visuais, alguns escritores também passaram a abordar essa temática, a exemplo: José de Alencar. Os personagens Iracema e Peri são decorrentes dessa temática.
Para conhecer um pouco mais sobre a obra de José de Alencar o professor pode utilizar o vídeo “José de Alencar, o múltiplo”.
Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre a vida e obra do artista, vamos analisar as obras que abordam a temática indígena. O professor deverá trabalhar com trechos das obras “O guarani” e “Iracema”. Verifique nos recursos complementares os links com obras completas do autor.
Atenção professor! Convide o professor de Literatura da sua escola para auxiliar os alunos na análise das obras, escolha e adaptação dos trechos.
Para realizar essa atividade a turma será dividida em pequenos grupos que escolherão alguns trechos das obras estudadas e farão uma releitura na forma de uma peça de teatro.
O professor também pode debater com a turma algumas características da obra, disponível no endereço http://mosaico.blogs.ie/2008/01/03/o-guarani/ e http://www.abrali.com/019grandes_escritores/jose_de_alencar/txt_iracema_resumo_019grandes_escritores.html
Atenção professor! Reserve mais duas aulas para essa atividade, pois é importante orientar os alunos sobre a importância dos escritores e obras além de auxiliar na montagem da peça.
Professor escolha na turma/grupo alguns alunos para serem responsáveis pelas seguintes funções: Escritor: será responsável pelo escolha do trecho da peça a ser encenado. Roteiro: será responsável pela adaptação do texto do escritor, determinando as cenas e falas da peça. Cenário: será responsável por montar o cenário da peça. Adaptar o cenário o mais próximo possível do texto escolhido. Sonoplasta: será responsável pelo som durante a peça. Pesquisar os músicos da época. Figurinista: será responsável pelo figurino dos personagens. Pesquisar trajes de época. Diretor: será responsável por coordenador os atores no palco e demais funções. |
Aula 02: Apresentação das peças
Atenção Professor! Caso seja possível reserve o auditório ou anfiteatro da escola, caso ela possua. Também é possível improvisar com uma sala de aula sem carteiras e papel escuro ou sacos de lixo nas janelas para impedir a claridade.
Convide as turmas e professores de outras disciplinas para ver as apresentações, convide um professor de cada disciplina para compor uma comissão avaliadora, sugerimos uma Ficha de avaliação abaixo como roteiro de avaliação. Essa ficha está disponível em: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/Fichadeavaliacao.jpg
Nome | Tipo |
---|---|
José de Alencar, o múltiplo [Mestres da literatura] | Vídeo |
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/09/2010
Cinco estrelasmuito bom trabalho. os alunos aprendem melhor quando conseguem materializar, trazer para realidade aquilo que estudam.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns, professora! Você foi muito feliz na escolha do momento literário para elaboração do seu projeto, pois o período Romântico é muito rico e nos fornece um leque infinito de possibildades de exploração da literatura brasileira do sec. XIX, no qual tivemos o grandes poetas como José de Alencar e Gonçalves Dias como nossos ilustres representantes no campo da poesia e prosa. Além de que esta aula leva os alunos a terem contato com uma forma diferenciada de aprender literatura produzindo o
24/03/2010
Cinco estrelasRoteiro super explicativo, é só colocar em prática o conteúdo.