17/12/2009
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
O papel dos meios de comunicação na mudança de hábitos e costumes.
Para trabalhar o tema "cultura e diversidade cultural" é necessário ter em mente o papel da comunicação entre as culturas, ou seja, entre as práticas sociais desenvolvidas em vários lugares do planeta. Isto porque, podemos dizer que a cultura brasileira, assim como a cultura de quase todos os povos colonizados, sofreram influências decisivas da cultura (tradição) dos colonizadores. Observou-se, portanto, que há um processo de incorporação cultural através da relação/comunicação entre os povos, mesmo que seja pela dominação.
Estude com os alunos, em leituras em grupo, os seguintes textos indicados:
Uma postura otimista em relação ao perfil do brasileiro em razão de sua herança cultural, no endereço:
http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/4mostra/pdfs/596.pdf
A título de comparação, indicamos também uma visão histórica do perfil cultural do Brasil, no seguinte endereço:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil
Através do progresso tecnológico a herança cultural sofre perdas e apropriações de todo o gênero. O Professor pode dar ênfase à dimensão religiosa que dita, em certa medida, as normas da vida em sociedade, principalmente entre a população rural ou de pequenos centros urbanos espalhados pelo Brasil.
Para ilustrar os conceitos vistos anteriormente sobre o processo cultural no Brasil, indicamos o seguinte vídeo encontrado no Portal do Professor:
Peça aos alunos para produzirem um texto em forma de esquema em que destaquem o tipo de ritual (ação repetitiva e significativa) existente nas práticas cotidianas de cada um para se chegar à compreensão do papel dos meios de comunicação na mudança ou reafirmação de hábitos e costumes de um povo.
Depois reúna-os em grupos para relacionarem as "coincidências" e diferenças entre as práticas de cada um do grupo, ressaltando aquela que todos praticam invariavelmente todos os dias.
Faça os alunos perceberem que, como em um ritual, aquela atitude que é repetida e tem significado para o grupo se transforma em costume e, portanto, constitui a cultura da região, do Estado, do País.
Agora peça para que eles façam uma produção de texto, em conjunto, onde expliquem o significado de uma ou de algumas práticas cotidianas.
Agendar uma pesquisa de opinião na comunidade sobre a religiosidade, em razão da tradição.
Cada aluno entrevistará pelo menos uma pessoa e fará o registro das respostas a título de avaliação.
Oriente seus alunos antes da aplicação da entrevista, da seguinte forma:
Informações para o(a) participante voluntário(a):
Você está convidado(a) a responder este questionário anônimo que faz parte da coleta de dados para a pesquisa "COMUNICAÇÃO - incorporação da diversidade cultural", sob a responsabilidade da Profª. ........... .
Caso você concorde em participar da pesquisa, preste atenção aos seguintes pontos:
a) você é livre para, a qualquer momento, recusar-se a responder às perguntas que lhe ocasionem constrangimento de qua lquer natureza;
b) você pode deixar de participar da pesquisa e não precisa apresentar justificativas para isso;
c) sua identidade será mantida em sigilo, para resguardar sua vida particular e seus direitos autorais;
É importante prestar estas informações ao entrevistado, pois a escola deve se preocupar também com a comunidade a qual pertence.
Neste caso, a entrevista pode levantar as seguintes questões:
► IDADE
► SEXO
► RELIGIÃO
► PRATICANTE
► RELIGIÃO DOS PAIS
► RELIGIÃO DOS AVÓS
► RELIGIÃO DOS FILHOS (se houver)
► QUAL O LIVRO SAGRADO ADOTADO PELA RELIGIÃO A QUAL PERTENCE
► QUAIS SÃO OS VALORES MORAIS QUE ADOTA COMO CONDUTA DE VIDA
► CITE UMA FRASE OU UMA PALAVRA, DO LIVRO SAGRADO ADOTADO PELA SUA RELIGIÃO, QUE TENHA MAIS SIGNIFICADO NOS DIAS ATUAIS
Referência:
Cabeçalho tirado do endereço:
http://www.unilavras.edu.br/pesquisa/comite_etica_expanimal/TCLEAnonimo.pdf
Nome | Tipo |
---|---|
Rituais [Além mar] | Vídeo |
Recomendo os filmes "O Outro Lado do Céu" ou "Apocalypto", para trabalhar questões de conflitos gerados entre povos em razão da diversidade cultural e que este "estranhamento" acontece ainda hoje, entre as culturas do século XXI. Os filmes podem ser encontrados nos seguintes endereços:
As questões da atividade 2 contribuem para apontar o "peso" da religiosidade na cultura de uma região, ou Estado, ou País. Portanto, é interessante fazer com que os alunos apresentem as entrevistas para que todos percebam a construção da própria cultura na qual estão inseridos. Além do estudo, há a tomada de consciência sobre a cultura real e imediata.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/07/2013
Quatro estrelasAchei maravilhosa a atividade, e vou utilizá-la com meus alunos.Como a família de meu marido é portuguesa e angolana, adorei o vídeo que apresenta um dos grupos angolanos que mais gostava.