28/11/2009
Lucia Fernanda da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
- Ouvir e interpretar história oralmente.
- Dramatizar história, improvisando as falas das personagens.
- Cesta de palha e capa vermelha
- Livro: Chapeuzinho Vermelho – Coleção Clássicos Infantis – Recontado por João de Barro (Braguinha) – Ed. Moderna
Seria interessante o professor arrumar uma cesta que poderia conter alguns doces ou mesmo estar vazia e uma capa vermelha para preparar uma surpresa para a turma. Pediria a alguém para bater na porta, deixar a cesta e desaparecer. Então diria: Pode entrar! Mas como não entraria ninguém, iria até a porta para ver quem era. Seria o momento de trazer a surpresa para a turma:
- Vejam só o que deixaram para nossa turma! De quem será essa cesta?
Provocar o grupo com a brincadeira, de forma que pudessem associar à história da Chapeuzinho Vermelho.
Em seguida, ler para a turma a história da Chapeuzinho Vermelho.
Conversar com os alunos sobre os acontecimentos da história, o que acontece no começo, meio e fim.
Sugestões de questões para interpretação oral :
- Qual é o pedido que a mãe faz à Chapeuzinho?
- Que recomendação ela faz à menina?
- Pelo caminho, Chapeuzinho ouve uma voz que dizia ser o anjo da floresta.
Mas de quem era a voz de fato?
- A menina segue o caminho, enganada pelo lobo, vai pela floresta. Só que o lobo, mais esperto, chega na casa da vovó primeiro.
O que acontece então quando o lobo chega lá?
- O lobo, disfarçado de vovó, recebe Chapeuzinho. A menina acha estranho o jeito da vovó, mas para tudo que a menina pergunta o lobo tem uma desculpa.
Até que finalmente, ao falar da boca grande, o lobo parte para o ataque. É quando chegam os caçadores e o lobo sai correndo, fugindo na direção da floresta. O lobo acaba atingido por um tiro.
O que acontece depois? Qual é o fim da Chapeuzinho Vermelho e da vovó?
Depois de trabalhar com a história, o professor poderá propor a dramatização.
Então dividir os papéis entre os alunos: lobo, Chapeuzinho Vermelho, vovó e caçadores. Permitir que improvisem as falas, mas sem desviar dos fatos da história. Realizar apresentação para a turma. Se possível e considerar válido, promover a apresentação para outros grupos: turmas e pais dos alunos.
- CD Disquinho, Chapeuzinho Vermelho.
- O professor poderá explorar as músicas contidas no livro Chapeuzinho Vermelho (versão Braguinha) durante a dramatização da história; ou em outras atividades, como a de apresentar a letra da música, faltando algumas palavras para completar (ditado cantado):
“Pela estrada afora,
eu vou bem sozinha, levar estes doces
para a vovozinha!
Ela mora longe,
o caminho é deserto
e o lobo mau
passeia aqui por perto!”
“Eu sou o lobo mau!
Lobo mau! Lobo mau!
Eu pego as criancinhas
pra fazer mingau!
Hoje estou contente,
vai haver festança!
Tenho um bom petisco
para encher a minha pança!”
- Outra sugestão seria a produção de texto, pedindo aos alunos para recontarem a história da Chapeuzinho Vermelho que acabaram de ouvir, relembrando com eles primeiro oralmente os acontecimentos da história.
Acompanhar o envolvimento e a participação dos alunos durante a atividade, desde a brincadeira da cesta, leitura da história da Chapeuzinho Vermelho, interpretação oral até a dramatização da história.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/05/2012
Cinco estrelasEu gostei muito dessa aula, e coloquei em prática na minha sala com os meus alunos. Trabalhar com histórias e contos é algo muito importante para o desenvolvimento dos alunos. Dilean
28/10/2010
Cinco estrelastenho muita alegria em saber que existem pessoas tão dedicadas e comprometidas com o aprendizado das crianças ,elas amaram valeu mesmo.abraço . Jeane coordenadora pedagógica .
22/09/2010
Cinco estrelasEsta aula está maravilhosa, pois tive bons resultados com ela.