21/11/2009
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
• Conhecer a biografia de Carlos Drummond de Andrade;
• interpretar o poema “Confidência de um Itabirano”;
• produzir um texto em prosa relacionando biografia e obra poética.
Os alunos já devem ter noções básicas sobre análise poética e conhecer o gênero biografia.
• A aula deve ser desenvolvida em laboratório multimídia para a pesquisa biográfica;
• recurso de vídeo para mostrar a declamação do poema “Confidência de um Itabirano” pelo próprio Drummond;
• produção de texto em duplas.
Aula 1
Atividade 1
Para motivar os alunos para o tema, o professor questionará os alunos sobre a vida de um dos grandes poetas brasileiros: Carlos Drummond de Andrade. Para isso, utilizará a loteria abaixo que depois será checada conforme pesquisa biográfica.
( ) Drummond nasceu em Iturama.
( ) Filho de uma família de fazendeiros em ascensão.
( ) Estudou no Rio de Janeiro em colégio de jesuítas.
( ) Começou a carreira de escritor no Diário de Minas, em Belo Horizonte.
( ) Formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto em 1925.
( ) Foi funcionário público.
( ) Não casou.
( ) Teve um filho que morreu logo após o parto.
( ) Seu primeiro livro, “Alguma poesia”, foi publicado em 1920.
( ) Sua filha, ao casar, mudou-se para Espanha.
( ) Sua vida é marcada por uma série de publicações.
( ) Em 31 de janeiro de 1987 escreve seu último poema, "Elegia a um tucano morto".
( ) Drummond morreu primeiro que sua filha.
( ) Drummond morreu de câncer.
( ) O poeta morreu ao 82 anos.
( ) O poeta deixa inúmeros escritos que são publicados após sua morte.
( ) “Moça deitada na grama” é uma de suas obras póstumas.
Respondida a loteria com Verdadeiro ou Falso, os alunos, sentados em duplas no laboratório de informática, pesquisarão na internet a biografia de Carlos Drummond de Andrade para checar suas respostas. Poderão ainda pesquisar o contexto histórico para obterem mais informações sobre a mentalidade da época e as ações políticas e sociais importantes para a conjuntura histórica.
Atividade 2
Conhecida um pouco da história de Drummond, os alunos assistirão ao vídeo de um de seus poemas: “Confidência do Itabirano”.
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=VszDrrpybiU
Acesso em: 17/11/09.
Em seguida, o professor pedirá aos alunos para acessarem o site:
http://letras.terra.com.br/carlos-drummond-de-andrade/460645/ Acesso em 17/11/09.
Nesta página, os estudantes terão disponibilizado o poema transcrito abaixo.
CONFIDÊNCIA DO ITABIRANO
Alguns anos vivi em Itabira.
Principalmente nasci em Itabira.
Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro.
Noventa por cento de ferro nas calçadas.
Oitenta por cento de ferro nas almas.
E esse alheamento do que na vida é porosidade e comunicação.
A vontade de amar, que me paralisa o trabalho,
vem de Itabira, de suas noites brancas, sem mulheres e sem horizontes.
E o hábito de sofrer que tanto me diverte,
é doce herança itabirana.
De Itabira trouxe prendas diversas que ora te ofereço:
esta pedra de ferro, futuro aço do Brasil;
este São Benedito do velho santeiro Alfredo Durval;
este couro de anta, estendido no sofá da sala de visitas;
este orgulho, esta cabeça baixa...
Tive ouro, tive gado, tive fazendas.
Hoje sou funcionário público.
Itabira é apen as uma fotografia na p arede.
Mas como dói!
Depois da leitura silenciosa, o professor deverá propor aos alunos uma leitura em voz alta e em conjunto a fim de exercitarem a expressividade. Em seguida, os alunos terão de responder a um estudo dirigido (que poderá ser realizado oralmente) com o objetivo de interpretar o poema lido. Seguem as questões:
Atividade 3
Nesta aula, o professor pedirá aos alunos que no programa Word escrevam um texto em prosa (sugere-se um ensaio) cujo objetivo seja propor uma reflexão entre a vida de Drummond e o poema “Confidência do Itabirano”. O estudo dirigido realizado auxiliará os estudantes na organização das ideias.
Atividades complementares
O professor poderá publicar os textos mais expressivos no jornal da escola. Ainda poderá publicá-los em blogs educativos.
A avaliação será realizada com base na participação discente quanto: à pesquisa biográfica para checar resultado da loteria; à discussão do estudo dirigido, e, por fim, à produção textual de um ensaio relacionando biografia e poema drummondianos. A avaliação do texto em prosa deve ser feita levando-se em consideração, especialmente, a capacidade de o aluno relacionar o que foi pedido juntamente com sua habilidade para estruturar o texto.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/06/2011
Cinco estrelasexcelente
24/03/2010
Cinco estrelasbom muito bom
24/03/2010
Quatro estrelasA aula de Walleska Bernardino Silva, em co-autoria com Eliana Dias, apresenta uma ótima proposta de condução para o estudo de um dos poetas mais representativos do Modernismo Brasileiro. Embora as autoras apresentem claramente um de seus objetivos, situar o homem em seu tempo através dos dados biográficos propostos na sugestão de pesquisa para que os alunos conheçam melhor a figura humana de Drummond, penso que a Atividade 1 poderá tirar a atenção de questões mais relevantes na Atividade 2.