18/12/2008
Mary Grace Martins (orientação)
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambiente urbano, indústria e modo de vida |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Orientações Didáticas
Competências, Habilidades e Outras Características Desenvolvidas no RPG
Resolução de situações-problema: ocorre o tempo todo, pois durante todo o jogo os personagens dos alunos se defrontam com situações que precisam resolver para continuar vivendo, e os alunos, continuar jogando. Realizado de maneira lúdica, essa competência é a base do RPG.
Aplicação de conceitos em situações práticas do dia-a-dia: as aventuras são preparadas de modo a desenvolver algum componente curricular ou tema transversal. De qualquer modo, essa aventura é uma simulação de situação real, onde os conteúdos são apresentados da mesma maneira que são aplicados na prática.
Interdisciplinaridade: as aventuras são interdisciplinares por excelência, pois, como são uma simulação da vida e a vida é interdisciplinar, a aventura também o é. O jogo, então, estimula essa relação de conteúdos normalmente separados artificialmente.
Expressão oral : o jogo de RPG tradicional se baseia na descrição oral das ações dos personagens. Daí se tem que a expressão oral é fundamental para o jogo e é desenvolvida e estimulada durante todo o tempo.
Expressão corporal : nas ações ao vivo, os jogadores interpretam seus personagens como numa peça de teatro, ou seja, corporalmente. Nesse caso, eles “vivem” o jogo muito mais, o que aumenta a carga lúdica da atividade e estimula a expressão corporal e as competências a ela relacionadas.
Preocupação e respeito ao outro: como todos os personagens são interdependentes, os alunos se sentem “obrigados” a ajudarem os companheiros, desenvolvendo uma consciência de que o outro é importante também. Houve casos em que as ações positivas dos personagens durante o jogo causaram melhora significativa nas relações interpessoais dos jogadores.
Cooperação – vitória somente através da solução coletiva: como o RPG é um jogo onde, para se vencer é preciso que o outro jogador também vença, a consciência de esse outro tipo de vitória é mostrado aos alunos, que são estimulados a agir dessa forma. Quem aplica esses jogos costuma dizer que sem união não há solução, e essa máxima está sempre presente nos jogos, ressaltando nos jogadores a importância da ação coletiva.
fonte: http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=445
Seqüência Didática
No site do portal do MEC, há uma animação bem interessante sobre a situação do efeito estufa e suas conseqüências para as calotas polares. Assista e discuta com os alunos o que eles sabem sobre esse assunto.
Complementando a atividade há uma outra animação no Portal que explica de forma bem didática o que é o efeito estufa e suas conseqüências para o planeta.
Dando seqüência as atividades, proponha ao grupo participar de um jogo, RPG, caso alguns alunos não conheçam o jogo, aborde didaticamente o conceito e os procedimentos para garantir que todos os alunos entendam a essência da dinâmica. Segue um artigo que pode esclarecer muitas dúvidas:
RPG na escola: por onde começar?
Por Carlos Klimick
Educadores por todo o Brasil estão interessados em aplicar o RPG ao ensino, mas se encontram em dúvidas sobre como fazê-lo. Portanto, seguem aqui algumas dicas do método que utilizo em meu trabalho, espero que sejam úteis.
Que tal começar criando aventuras a partir de temas da atualidade, envolvendo o conteúdo didático? Trata-se de um bom recurso para captar o interesse dos alunos. Nesse caso, o importante é buscar um assunto em destaque, correlacioná-lo com o conteúdo disciplinar e planejar a história ou aventura: a linha central de trama, desafios, personagens com as quais os jogadores interagirão, etc.
Exemplos
Copa do Mundo e História
Nossos alunos são viajantes no tempo, que querem impedir que a Taça ganha pelo Brasil na Copa de 1970 seja derretida. Eles viajam no tempo até a Segunda Guerra Mundial, quando nazistas tentaram pegar a Taça, para colocar um localizador nela e recuperá-la no ano que ela foi derretida (evitando assim mudar a História). O momento histórico da Segunda Guerra pode ser abordado nessa etapa. Na sessão seguinte eles viajam até 1950 para impedir que um viajante renegado roube a taça. O impacto da final da Copa de 50, a importância cultural para o Brasil da Copa do Mundo e o questionamento dessa importância podem entrar aí.
Drogas e Geografia Humana
Um amigo do grupo é preso como traficante de drogas e deverá ir a julgamento. Enquanto buscam provar a inocência dele, descobrem que na verdade ele era usuário regular e estava fazendo um serviço de entrega para pagar o vício. Criar situações que representem indagações como: Por que ele se viciou? Como lidar com a dívida dele? Será que ele não viu que estava arruinando a própria vida? O quanto de dinheiro é movimentado pela droga? Por que o tráfico domina as favelas?
Pontos importantes a considerar
1) Como planejar a atividade?
Tenha seus objetivos bem claros em mente. Uma série de sessões de RPG que tenham por meta trabalhar socialização, responsabilidade, ética e levantar um perfil psicológico dos alunos tem um formato diferente de uma que tenha por objetivo tornar o conteúdo de História mais atraente e auxiliar na sua fixação.
2) A participação será voluntária ou obrigatória?
O RPG é normalmente uma atividade voluntária. Se for obrigatória será necessário muito jogo de cintura por parte do narrador ou mestre para motivar a todos. O ideal talvez seja passar outra atividade para os alunos que se recusem a participar. Também deve-se evitar que eles fiquem atrapalhando os que querem participar com comentários, brincadeiras, etc.
3) O jogo de RPG deve ocorrer em período de aula ou extra-classe?
Isso é importante para o planejamento. Sempre é importante ter um bom relacionamento e sincronia com o/s professor/es cujas matérias serão abordadas nas sessões de RPG. O RPG permite o uso da interdisciplinaridade, uma mesma história pode ter elamentos de Historia, Geografia, Biologia etc.
4) Quantos jogadores por mestre?
Se a atividade for feita com mestres, ou narradores, "presentes", cada mestre deverá ficar com no máximo oito alunos. Se for necessário, divida a turma em grupos e treine alunos para serem "mestres assistentes". Se a aventura for interdisciplinar e houver possibilidade, cada professor poderá pegar um grupo.
fonte: http://www.educarede.org.br/educa/img_conteudo/rpg3.html
Monte uma história ou aventura sobre a ação do efeito estufa, leve em consideração a linha central de trama, desafios, personagens com as quais os jogadores interagirão, etc. O importante é que a história atenda ao perfil da classe. Para completar a criação da aventura, seguem algumas sugestões de sites que criam caricaturas, avatares para dar realismo a aventura.
Aproveite a habilidade dos desenhistas da classe e monte o cenário com figuras e desenhos virtuais.
Boa sorte! Que todos se divirtam e aprendam muito.
fonte: http://www.befunky.com/
ON LINE
Dicas de como usar em: http://baixaki.ig.com.br/download/befunky.htm
fonte: http://baixaki.ig.com.br/download/doppelme.htm
fonte: http://baixaki.ig.com.br/download/faceyourmanga.htm
Nome | Tipo |
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Efeito estufa | Animação/simulação |
Salve o planeta | Animação/simulação |
Cinco estrelas 2 classificações
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24/03/2010
Cinco estrelasadorei essa sugestão de aula. excelente. parabens
24/03/2010
Cinco estrelasadorei!