02/12/2009
Oswaldo José Bueno Alves daSilva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Modernização de vida e a problemática ambiental |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Globalização e as novas hierarquias urbanas |
O aluno deverá conhecer e analisar as variadas ações humanas com relação ao excesso de consumo no mundo globalizado
Conceito de globalização, capitalismo e capital.
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR (A)
Professo(a), as atividades propostas tem como objetivo desenvolver nos alunos as capacidades cognitivas de observar, identificar e analisar hábitos de nossa sociedade alterados com o mundo globalizado, e sua relação com o meio ambiente. Sugiro que esta aula seja multidisciplinar(Ciências).
∙ Estruture sua aula em 4 momentos consecutivos.
Atividade 1: Pesquisando
Professor (a) : Apresente aos alunos um questionário a ser respondido em uma entrevista a ser realizada por cada aluno, a uma pessoa por ele escolhida.
Questionário:
Nome do entrevistador:
Nome do entrevistado:
1-Você sai muito para compras? Em média quantas vezes por semana?
2-Você faz lista para ir ao supermercado?
3-Você compra apenas o que está na lista?
4-Você utiliza cheque e cartão de crédito ou só compra a dinheiro?
5-Quando você vai ao mercado, compra apenas o que estava programado?
6-O que você considera prioridade em suas compras do dia-a-dia?
7-O que você pensa que poderia eliminar em suas compras?
8-Você se considera consumista? Por que?
9-Você faz economia de água e energia? Por que?
10- Diga a quantidade que você possui:
Sapatos: Bolsas:
Relógios: Óculos:
Tênis: Calças Jeans:
Atividade 2 – Apresentando trabalhos
Professor(a) ,reúna os alunos para a apresentação de suas entrevistas aos colegas, sugira aos alunos que também dêem suas respostas pessoais às perguntas compare sempre as respostas dadas pelos diferentes alunos e entrevistados. A partir deste trabalho conceitue Consumo e Consumismo, registre no quadro. Identifique entre os alunos e os entrevistados quais os consumidores e consumistas , qual a predominância. Comente também sobre o exagero e desperdício nas embalagens.
Atividade 3- Relacionando mundo globalizado e Consumismo
Professor(a), faça uma análise com seus alunos, da relação mundo globalizado e consumismo destacando a expansão do comércio e fluxo de mercadorias diante das facilidades promovidas pela globalização com o avanço e evolução dos meios de transportes e comunicações. Registre no quadro esta relação.
Atividade 4: Consumismo e recursos naturais
Professor(a) , junto com seus aluno,associe produtos (pesquisados) com as matérias-primas utilizadas em suas fabricações, analise com eles sobre a utilização cada vez mais intensa dos recursos naturais,devido ao aumento na demanda por matérias-primas necessárias à produção de novas mercadorias,acelerando o ritmo da degradação ambiental em todo o planeta.
Atividade 5- Formando novos hábitos
Professor(a), proponha a seus alunos que formem grupos e que cada grupo faça um cartaz com slogans incentivando a rever hábitos de consumo em exagero,ou seja,slogans anti-consumismo.
NOME TIPO
Livro: Levon, Boligian...[et.al.],A dinâmica do espaço global : o mundo desenvolvido:8º série- São Paulo: Atual,2002,pg.42
RECURSOS COMPLEMENTARES
http://geocities.yahoo.com.br/feyenoordrotterdambrasil/city.html
Os alunos deverão ser avaliados durante as apresentações das entrevistas e no trabalhado proposto na atividade 5.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/03/2012
Quatro estrelasadorei ter utilizado sua sugestão o resultado foi d+
04/05/2011
Cinco estrelasEsta aula proposta ficou muito boa para se trabablhar didaticamnente com os alunos!
06/07/2010
Cinco estrelasgostei bastante da aula proposta,além do texto para debate, a pesquisa e a forma de apresentação bem interessante,obrigaga pela ajuda,acessarei sempre.
24/03/2010
Cinco estrelasOlá! Conhecendo o Portal do Professor em um dos nossos cursos de Informática Educativa, pude ler sobre esta aula sobre globalização que está fantástica, a introdução da aula está inovadora, levando os alunos a participarem intensamente. Adorei! Parabéms!!
24/03/2010
Cinco estrelasFoi excelente o desenrolar da aula,principalamente pela divisão das atividades.Uma forma de instigar o aluno a aprender.