07/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães, Liete de Oliveira Marques
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
1. Identificar as onomatopéias nos textos poéticos trabalhados em sala de aula;
2. Identificar os diversos sons traduzidos por meio da onomatopéia;
3. Perceber a função poética representada por essas palavras nos textos;
4. Aprimorar a leitura e a oralidade, dando especial atenção ao ritmo, à pronúncia e à entonação característicos da língua;
5. Explorar a leitura dramatizada como ferramenta para ensinar a função da figura de linguagem em estudo.
Para trabalhar com a figura de linguagem, onomatopéia, se faz necessário que os alunos já tenham lido alguma história em quadrinhos. Assim, pergunte aos seus alunos se eles já tiveram contato com esse gênero textual e, em seguida, sugira que eles leiam histórias em quadrinhos para próxima aula.
Caro Professor! Trabalharemos com uma figura de linguagem presente e muito comum no cotidiano, principalmente, dos jovens: a onomatopéia. Esse recurso é muito utilizado em textos como quadrinhos e desperta uma curiosidade pelo seu jeito peculiar e universal de imitar um som, por meio de palavras ou fonemas.
Preparação para a 1ª aula:
Professor, organize, para próxima aula, um cartaz com diversos recortes com ilustrações de onomatopéias e uma história em quadrinhos. Segue um link e sugestões:
http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=hp&q=onomatopeias&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&oq (acesso:19/11/2009)
Dica: Lembre-se de fazer em um tamanho maior ou utilize o data-show para melhor visualização dos alunos.
http://2.bp.blogspot.com/_2ey_Wt7-d2M/SDoU8HzNzlI/AAAAAAAAAJg/UTlMcJaRFIk/s320/buumm.jpg ( acesso: 20/11/2009)
http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/onoma2.gif ( acesso: 20/11/2009)
http://maringa.colegiosantoinacio.com.br/espiando05/3serie/quadrinhos.jpg ( acesso: 20/11/2009)
Reserve, ainda, uma cópia para cada aluno da letra da música de Vinicius Moraes “O Relógio” e, se possível, leve um cd e um rádio para que possam ouvir a música sugerida.
O Relógio
Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Leve, também, algumas revistas de histórias em quadrinhos.
1.º Aula
1.ª atividade
Professor, fixe os cartazes, de preferência em um lugar em que todos os alunos consigam ler (ou utilize o data-show). Peça que façam uma leitura. Liste no quadro todas as onomatopéias presentes nos textos e pergunte:
1. Qual o significado de cada palavra?
2. Qual a função dessas palavras?
Em seguida, explique, embasada nas respostas, o que são as onomatopéias.
• Onomatopeia trata-se de uma figura de linguagem em há um aproveitamento de palavras cuja pronúnica faz lembrar sons de diferentes naturezas ou a voz natural dos seres vivos. É um recurso muito produtivo baseado nos fonemas (sons das letras) e está imbuído de melodia. São exemplos de onomatopeia: ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana...
2.ª atividade
Distribua a cópia da letra da música e solicite que leiam o texto. Coloque o CD e o reproduza para a turma. Após esse preparo, peça para assinalarem as palavras e expressões que representem uma onomatopeia e que compartil hem esse trabalho com todos. Em seguida, divida a turma em grupos, distribua as histórias em quadrinhos e peça para fazerem a leitura e anotar, no caderno, as onomatopeias presentes no texto.
3.ª atividade
Peça para os grupos compartilharem com toda a turma a história apresentando as onomatopéias e seus significados.
Preparação para a 2ª aula:
Professor, na próxima aula, você precisará trabalhar na sala de multimídia, caso sua escola não possua, sugerimos que grave os vídeos que serão solicitados a seguir.
2.º Aula
1.ª atividade
Na sala de multimídia, peça para os alunos, em dupla, acessarem o site http://tube.aeiou.pt/onomatopeia-musica-infantil-cancao-infantil-a-lingua-dos-animais-rogerio-azeredo/ (Acesso 20/11/2009) e que observem, façam anotações de exemplos onde os sons são reproduzidos para imitar os animais. Pergunte quais os sons que eles perceberam:
• Miau, miau, miau = som do gato;
• Au, au, au = som do cachorro;
• Quá, quá, quá = som do pato.
Assim, explique que as onomatopéias são reproduzidas através tentativa da imitar os sons de nossa realidade. Em seguida, peça para acessarem os sites: http://www.youtube.com/watch?v=CK_1CeasaLE (Acesso em 20/11/2009) http://www.youtube.com/watch?v=lfK1wi4EFVA&NR=1 (Acesso 20/11/2009) com fins de observar e anotar todos os sons que são reproduzidos e seus significados.
2.ª atividade
Solicite que as duplas compartilhem, com a turma, dois significados que encontraram. Explique que, também, existe na língua portuguesa, uma série de verbos que designam fenômenos sonoros, por exemplo, as vozes de animais. Estes verbos são chamados de verbos onomatopéicos: miar, mugir, berrar.
Peça que acessem o site: http://peregrinacultural.wordpress.com/2008/07/13/vozes-dos-animais-poema-de-pedro-diniz/ (acesso: 20/11/2009) e leiam o poema Vozes dos Animais, de Pedro Diniz,e identifiquem os verbos onomatopéicos.
VOZES DOS ANIMAIS
Muge a vaca; berra o touro;
Grasna a rã; ruge o leão;
O gato mia; uiva o lobo;
Também uiva e ladra o cão.
Relincha o nobre cavalo;
Os elefantes dão urros;
A tímida ovelha bale;
Zurrar é próprio dos burros.
Sabem as aves ligeiras
O canto seu variar:
Fazem às vezes gorjeios
Às vezes põem-se a chilrar.
Bramam os tigres, as onças;
Pia, pia o pintinho;
Cucurica e canta o galo;
Late e gane o cachorrinho.
A vitelinha dá berros;
O cordeirinho, balidos;
O macaquinho dá guinchos;
A criancinha vagidos.
Pedro Diniz
3.ª atividade
Peça que formem grupos e, para próxima aula, tragam revistas com histórias em quadrinhos e materiais para que possam montar cartazes.
3 Aula
Na sala de aula, solicite que formem os grupos e que juntos deverão montar um cartaz com uma história, utilizando onomatopéias e recortes dos quadrinhos. Sorteie a ordem da apresentação e peça para mostrarem seus trabalhos para a turma.
1ª atividade
Disponha as carteiras dos alunos em circulo e deixe o centro da sala vazio, livre de cadeiras e carteiras. Peça que cada aluno abra seu caderno para registrar o que será solicitado.
Prof essor, prepare alguns materiais que utilizará ( folhas comuns, molho de chaves, garrafa pet com água dentro, um livro, copo descartável e etc) e sente-se no centro da sala onde todos os alunos poderão visualizá-l o. Os alunos deverão criar uma onomatopéia para cada ação que o professor fizer e anotá-las em seu caderno, identificando o objeto que a produziu.
1- copo descartável sendo amassado;
2- molho de chave caindo;
3- batida de palmas;
4- chacoalhar um litro com água;
5- arrastar um a cadeira;6- passar rapidamente as páginas de um livro;
7- agitar uma folha de papel;
8- rasgar uma folha de papel
e outras ações que você idealizar.
Após essa atividade, os alunos deverão compartilhar suas criações com os colegas.
2ª atividade
Nessa atividade exploraremos, de maneira lúdica, a leitura de textos literários e a oral idade. Proponha a dramatização de contos, fábulas em que os animais sejam os personagens. Os alunos deverão intervir na leitura, imitando os sons emitidos pelos animais. Seria interessante que você, professor, fosse a uma biblioteca e pesquisasse em livros, revistas a utilização da onomatopeia.
1) O poema Trem de Ferro, de Manuel Bandeira, também é um excelente texto para se trabalhar onomatopéia, pois explora o som da natureza e o ritmo provocado pela repetição de palavras.
2) Leve para a sala de aula fichas com imagens de vários animais, nelas, os alunos devem, segundo sua própria percepção, descrever o som emitido pelos animais (peça para que representem graficamente os sons,a fim de que possam, na sequência, discutir e levantar os conhecimentos do grupo no que se refere às onomatopéias).
3) Professor, você poderá trabalhar as outras figuras de linguagem utilizando, por exemplo, letras de músicas. Para isso, escolha o tema a ser desenvolvido e selecione letras, de preferência, que são comuns para faixa etária (isso contribuirá para despertar o interesse dos alunos). Seguem alguns endereços, acessados no dia 19 de novembro de 2009, que comentam essa ferramenta que pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem:
• http://www.portaleducacao.com.br/ensinando/principal/conteudo.asp?id=2803
• http://www.profissaomestre.com.br/php/verMateria.php?cod=864
A avaliação deverá acontecer de forma progressiva e contextualizada. Ou seja, observe todo o processo, avalie o desenvolvimento e participação de cada aluno e analise se os objetivos propostos foram alcançados.Não se esqueça de eleger como elementos avaliativos os que você trabalhou com mais ênfase. Os textos escritos pelos alunos devem servir como importantes diagnósticos a partir de que você definirá os próximos passos de suas aulas. O que precisa ser revisto? Como buscar elementos para sistematizar determinado conteúdo de estudo?
Quatro estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/09/2014
Cinco estrelasgostei demais dessa aula eu aprendi bastante coisas e agora sei mais ou menos os significados dessa palavra....flavia
23/03/2013
Cinco estrelasotimoooo amei
22/11/2012
Quatro estrelasIdeias Bastante enriquecedoras. Amei!!
06/07/2011
Cinco estrelasAmei as sugestões para trabalhar com onomatopéias. Parabéns!
17/03/2011
Cinco estrelasOlá! Sou Professora de língua Portuguesa, e o que eu tenho a dizer sobre o conteúdo deste site é que durante todo meu tempo como educadora, esta pesquisa foi a única que eu encontrei que realmente tráz um jeito novo de ensinar. A equipe está de parabéns! Beijos e grande sorte para vocês. Obs: gostaria, se possível, receber e-mails com algumas nvidades. Grata!
31/08/2010
Quatro estrelasadorei as sugestoes de atividades,dessa forma certamente e bem mais facil desemvolver esse conteudo,de forma ludica e divertida