18/12/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Médio | Filosofia | Ética |
Os procedimentos metodológicos propostos nestas atividades foram baseados nos estudos da Prof. Neusi Aparecida Navas Berbel (UEL) sobre a Metodologia da Problematização.
Expor os objetivos da aula, solicitando aos estudantes que contribuam, sugerindo assuntos que gostariam de discutir sobre a proposta apresentada para complementar ou enriquecer as discussões.
Iniciar as discussões sobre o tema apresentando a seguinte charge, que retrata situações do cotidiano de muitos brasileiros, principalmente com o início da escolarização na educação infantil. A charge poderá ser apresentada na TV, usando um pen-drive, um CD ou DVD, dependendo da entrada você poderá salvá-la em jpg e exibir a imagem. Poderá imprimir a imagem em tamanho maior ou mesmo no papel A4, deixando um espaço para anotações das reflexões do estudante.
Fonte: http://chermontlopolis.files.wordpress.com/2008/01/050131a.jpg
1. Observe a imagem.
2. Quais são os personagens do texto visual?
3. Este texto se refere à classe social/grupo de pessoas?
4. Por que o pai da família está tão preocupado?
5. Onde é o lugar da mãe, segundo a charge, isto é, ela está participando das decisões?
6. Por que a educação sempre foi tão cara no Brasil?
7. Você conhece o processo de escolarização de seus familiares?
8. Em sua comunidade existem pessoas que passam pela mesma situação apresentada na charge?
9. Entreviste seus familiares e pessoas próximas de sua residência, investigando sobre:
10. Faça o registro em seu caderno para compartilharmos a pesquisa em sala de aula no dia....
Professor oriente seus alunos para:
Analise com a turma se todos os temas poderão ser estudados ou se priorizará um deles. Procure estabelecer e selecionar critérios com a turma.
Levantados os dados com a turma, procurar identificar a problema central que norteará a aula. Nossa sugestão é a seguinte:
A atual geração de jovens compartilha experiências inéditas na história brasileira, de acesso a informação e comunicação. Quando se imaginava que toda pessoa poderia ter um telefone móvel por R$ 45,00, sem considerar o comércio de usados. Hoje a tecnologia de telefonia e de acesso a rede mundial de computadores (internet) possibilita acesso por via de áudio, imagem e vídeo.
Grandes partes das escolas públicas possuem laboratórios de informática conectados a internet, no caso do Paraná, todas as escolas públicas estaduais possuem laboratórios no sistema Linux, com acesso a internet por fibra óptica, mas nem sempre foi assim.
Observe a charge abaixo que relata a situação de uma escola do Rio de Janeiro, mas que pode ser contextualizada para outras cidades:
Fonte: http://chermontlopolis.files.wordpress.com/2008/03/amancio.jpg
Dados reais de uma escola pública do estado Rio de Janeiro:
• 1800 alunos.
• 40 turmas divididas em três turnos. Aproximadamente 4000 aulas por mês.
• R$ 36.000 reais, em quatro parcelas de 9.000. Verbas anuais liberadas pelo governo do estado para custear água, luz, merenda, telefone, material de limpeza, material pedagógico e custos de manutenção:
• Estimativa do custo anual total dos salários dos professores: 4000 aulas R$9,00 hora/aula= R$ 36000,00 por mês x13,3 meses (12 meses+ férias e 13º salário)= R$ 478.800,00.
• Estimativa do custo dos salários dos outros funcionários da escola (10 ao todo): 10 funcionários x 40 horas de trabalho x 4 semanas x R$ 9,00 h/aula x 13,3 meses= R$ 191.520,00 .
• Soma dos custos anuais com verbas para o colégio, salários dos professores e salários de funcionários: R$ 36.000,00 + R$ 478.800,00 + R$191.520,00 = R$ 706.320,00
• Custo anual por aluno= R$ 706.320,00 : 1800 alunos= R$ 392,40
• Custo mensal por aluno= R$ 392,40 : 12 meses= R$32,70
Duas perguntas:
1 - Será que algum colégio particular tem uma mensalidade deste valor?
2 - É possível uma educação de qualidade pelo preço de R$ 32,70 por mês?
Publicado em Março 14, 2008 por Leo Chermont em CHERMONTLÓPOLIS, disponível em http://chermontlopolis.wordpress.com/2008/03/14/o-custo-da-escola-publica/
1. A situação apresentada na charge e no seu texto pode ocorrer em outros lugares?
2. Por que o ensino público custa tão caro?
3. Quais os valores que os pais dão a educação?
4. Há um reconhecimento dos investimentos realizados na educação pública?
5. Quando a população participa de um programa de governo, tem consciência das possibilidades que este pode lhe oferecer?
6. Pessoas passando por situações de risco, de fome, de miséria tem condições de estudar?
7. Qual é a ideologia dominante na charge?
8. As situações de conformismo, de manutenção de um status quo perpetua a organização social estabelecida?
9. Até quando as pessoas vão continuar deixando que os outros decidam pela sua vida?
10. Observe o seguinte cartoon:
Fonte: http://i30.photobucket.com/albums/c347/PauloG/96a.jpg
Estas questões poderão levar a debates muito ricos e reflexivos, mas para que não se caia no senso comum, precisamos estudar o que diz a lei e os programas de governo:
Wikipédia: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Ldb acessado em 115/12/2008. | |
Educar para crescer: Por dentro da Lei de Diretrizes e Bases - O que é a Lei de Diretrizes e Bases, quais os principais ganhos para os cidadãos e a história até sua aprovação em 1996. Disponível em http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/lei-diretrizes-bases-349321.shtml acessado em 15/12/2008. | |
Ministério da Educação: PROUNI – Programa Universidade para todos. Disponível em http://portal.mec.gov.br/prouni/ acessado em 15/12/2008. | |
Presidência da República - Casa Civil. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm acessado em 15/12/2008. | |
Ministério da Educação/INEP. Exame Nacional de Ensino Médio. Disponível em: http://www.enem.inep.gov.br/ acessado em 15/12/2008. | |
Caixa Econômica Federal: Programa de Financiamento Estudantil. Disponível em: http://www3.caixa.gov.br/fies/ acessado em 15/12/2008. |
Estes programas de governo visam oferecer as classes populares o acesso a educação de nível superior. A cada dia que passa a sociedade necessita de profissionais com maior qualificação para atender o sistema capitalista. Percebe-se que não basta possuir o ensino médio, é necessário qualidades pessoal, como ética, criatividade, empregabilidade, estar incluído digitalmente...
Vamos refletir:
Fonte: http://educar.files.wordpress.com/2008/06/cagle00.gif?w=478&h=436
Com base nesta charge, o que é necessário para o jovem ter acesso ao mercado de trabalho, ao ensino superior, aos seus direitos de cidadão brasileiro? Com base na leitura dos programas oferecidos aos estudantes do Ensino Médio e com as pesquisas e discussões realizadas anteriormente, elabore um texto dissertativo sobre estas questões.
Vamos aprofundar nossas discussões, analisando como as situações de violência na escola pública interfere na formação do estudante e no seu ingresso no Ensino Superior.
Fonte: http://www.diariodecuiaba.com.br/conteudo/2006/11/14/charge.jpg
Sugerimos que o professor faça leitura do texto: Revista Brasileira de Educação. Número especial: Juventude e contemporaneidade. Organizados por Angelina Teixeira Peralva e Marilia Pontes Sposito. Disponível para download no formato pdf em: http://www.anped.org.br/rbe/rbe/rbe.htm acessado em 12/12/2008.
Artigos:
• Juventude, tempo e movimentos sociais - Alberto Melucci
• O jovem como modelo cultural - Angelina Teixeira Peralva
• Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil - Helena Wendel Abramo
• Estudos sobre juventude em educação - Marilia Pontes Sposito
• Jovens urbanos pobres: anotações sobre escolaridade e emprego - Jerusa Vieira Gomes
• Escolas noturnas e jovens - Maria Ornélia da Silveira Marques
• O trabalho, busca de sentido - Guy Bajoit, Abraham Franssen
• O jovem no mercado de trabalho - Heloísa Helena Teixeira de Souza Martins
• O trabalho como escolha e oportunidade - Antonio Chiesi, Alberto Martinelli
• Juventude(s) e periferia(s) urbanas - Eloisa Guimarães
Selecione pequenos fragmentos do áudio disponível no Portal do MEC:
Vamos analisar o material de apoio sugerido, procurando fazer um contraponto com as discussões anteriores:
Diante destas questões, vamos aprofundar nossas discussões:
Após as discussões iniciais, leve os estudantes perceberem a complexidade deste tema atual e a importância de se questionar que sociedade estamos construindo. O modelo de trabalho atual será o mesmo no futuro, ou seja, existirá trabalho para todos, tendo em vista o sistema capitalista?
Solicite que os estudantes façam os registros das discussões e abram outras questões no blog da turma/escola.
Fonte: http://www.webeduc.mec.gov.br/webquest/index.php
• Para criar um blog, acesse o link do MEC com maiores informações: http://www.webeduc.mec.gov.br/webquest/index.php acessado em 12/12/2008.
Proponha aos alunos a participação no blog, onde deverão elaborar propostas de superação do problema central em estudo. Publique as propostas no blog e no site da escola.
Tendo em vista os objetivos deste roteiro de aula, como o estudante pretende colocar em prática o que foi estudado em relação a:
Passe no quadro o seguinte roteiro proposto pela Prof. Neusi Berbel:
Aplicação à realidade
Condições objetivas para que se efetive nossa ação
Toda a atividade deve ser acompanhada, no sentido de percebermos o nível de aprendizagem e de elaboração mental diante do tema proposto. Proponha que os estudantes construam um diário, desde o início das discussões até o final das atividades propostas e faça uma reflexão sobre sua caminhada conceitual.
1. BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A metodologia da problematização no ensino superior e sua contribuição para o plano da práxis. Revista Semina. Londrina. V. 17. Edição especial. p. 7 a 12. nov. 1996.
2. NOVAES, Regina. Juventude e sociedade: jogos de espelhos. In: SOCIOLOGIA ESPECIAL: CIÊNCIA & VIDA. Juventude brasileira. São Paulo: Editora Escala. Ano I, n. 2, p. 6-15.
Nome | Tipo |
---|---|
Estágio profissional | Áudio |
Dinheiro direto na escola | Áudio |
Quatro estrelas 17 classificações
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10/03/2013
Quatro estrelasgostei das dicas dadas pela colega Neusi Aparecida,pois são muito valiosas essas aulas do portal do professor, onde encontramos boas sugestões pra juntos trabalharmos em sala de aula,é nesta interação que ,eu e demais professores da rede pública ,buscamos novas ideias, que o nosso país esta cheio de competentes em suas respectivas áreas de esnsino,deixo aqui os meus agradecimentos a colega Neusi e demais que participaram dessas aulas.
16/04/2011
Cinco estrelasGostei! Achei muito interessante e excelente.
20/09/2010
Cinco estrelasMuito bom trabalho; penso que deve haver uma adaptação no que diz respeito ao ambiente da aula, enfim, a propria sala, a postura dos alunos, mais em grupos do que individualizados como na escola tradicional e presa nos conhecimentos do passado. Fora a postura, ainda temos o tempo e o espaço regulado, como em quartéis. e Viva Perrenoud e Foulcaut!!
09/07/2010
Cinco estrelasParabéns mestra pelo plano de aula detalhado e relevante. Com o advento do Youtube e outros sites de mídia eu aconselharia buscar outros recursos (vídeo) com a temática para complementar o que já está excelente.
07/06/2010
Três estrelasAcheio a temática atual, interativa e reflexiva, porém a abordagem de análises de charges com muitas atividades de opiniões individuais muito repetitivas, o que poderia atrasar muito as atividades serem feitas nos prazos previstos, sabendo-se que os adolescentes não são tão certinhos assim. Poderia se pensar em preencher algum formulário ou texto padrão.
02/06/2010
Quatro estrelasExcelente!!!!
04/04/2010
Cinco estrelasUma aluna muito bem planejada,onde,engloba todos os pontos a serem explorado sobre o tema em estudo.É preciso dar destaque a dinâmica e metodologia problematizadora que ao meu ver é um convite a participação e reflexão garantida.(Kelly Cordeiro Arcoverde -PE)
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei esta aula Porfessora, muito criativa!
24/03/2010
Cinco estrelasMuito legal, conteúdo reflexão questionamento!!! gostaria de substituir o e-mail, atual por: 672mfilho@bol.com.br,
24/03/2010
Cinco estrelasExelente material, será muito útil. Obrigado. Galvão
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente! A proposta da Profª Rosangela está muito bem estruturada respeitando um encadeamento lógico e sequencial de atividades promotoras do desenvolvimento intelectual dos alunos. Ela contextualiza o ensino com a vida em sociedade, como também proporciona a análise, reflexão e ação, tendo como apoio a utilização de recursos variados e dinâmicos que provavelmente instigará a todos a participarem com eficiência e eficácia das aulas e consequentemente da vida social.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei das atividades com o uso das charges. Sabemos que não podemos mais ficar somente no quadro de giz e na fala. O nosso aluno não quer mais isso. Os recursos tecnológicos e a criatividade do professor deve ser implementado no desenvolvimento de sua aula. Observamos que a imagem é um suporte que chama a atenção do aluno, prende sua atenção. O uso do computador, do data show e outros, chama a atenção do aluno. Recursos esses, que precisam ser mais utilizados na escola.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pela criatividade em elaborar uma aula tão legal e própria para os alunos atuais. Você foi super feliz e muito mais em disponibilizar. Parabéns e muita luz. Rosalva de Codó /Maranhão
24/03/2010
Quatro estrelasA aula é muito dinâmica e muito rica. os recursos utilizados são atraentes e dispertam o interesse dos alunos.
24/03/2010
Quatro estrelasA professora foi muito feliz com a escolha dos recursos didáticos. Pois os mesmos são bem aceitos pelos alunos e dinamizam a aula. As sugestões de textos, audios, sitios foram perfeitas.Agora numa escola que não dispõe desses recursos fica difícil obter o rendimente proposto. Onde eu trabalho, por exemplo, nós temos um laboratório com 20 máquinas para mil alunos, em um turno.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bem lembrado colega. O estudante do ensino médio gosta muito deste tipo de recurso e interage bem com os colegas em discussões que utilizam a charges. Um grande abraço.
24/03/2010
Cinco estrelasEu gostei de todas as aulas achei muito interessante, tomarei alguns exemplos nas minhas aulas . Irá me ajudar. Obrigada!