18/12/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Filosofia | Ética |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Os procedimentos metodológicos propostos nestas atividades foram baseados nos estudos da Prof. Neusi Aparecida Navas Berbel (UEL) sobre a Metodologia da Problematização.
Expor os objetivos da aula, solicitando aos estudantes que contribuam, sugerindo assuntos que gostariam de discutir sobre a proposta apresentada para complementar ou enriquecer as discussões.
A atividade inicial seria uma pesquisa sobre diversos pontos de vista sobre: o que é juventude, quais suas características, seus direitos e deveres segundo os pais, pessoas da comunidade, educadores e os próprios jovens. O professor pode dividir a turma em grupos por afinidade, sendo que cada grupo poderá pesquisar uma das categorias sugeridas. É importante que sejam registrados fidedignamente os dados levantados, os estudantes podem utilizar gravadores como celulares, mp3, etc. É importante que sejam entrevistados pelo menos quatro pessoas de cada categoria, de preferência de diferentes lugares da cidade onde vivem os estudantes (bairros diferentes).
Levantados os dados com a turma, procurar identificar a problema central que norteará a aula. Nossa sugestão é a seguinte:
Atualmente se espera muito dos jovens ao considerar que o nível de informação e troca de idéias tem-se intensificado na modernidade. Muitos conceitos que eram considerados tabus há algumas décadas evoluíram para um tratamento informal e até mesmo, exageradamente, aberto entre os jovens e seus familiares. Um exemplo clássico é a questão da sexualidade (parece não haver mais privacidade nos relacionamentos). Nesse sentido falar de trabalho, de realizações profissionais e pessoais, de planejamento econômico pode ser algo corriqueiro, conforme haja mais diálogo na família ou não.
A construção da identidade do jovem pode estar relacionada com as ideologias dominantes em nossa sociedade, tais como, viver o momento presente, aproveitar a vida, ou mesmo, quando se questiona uma atitude recebe-se a seguinte resposta: “não dá nada...” Assim como ao posicionamento religioso de cada um. Estas, entre outras questões, são temas importantes para serem discutidos em sala de aula.
Segundo Novaes, “na sociedade moderna, embora haja variação de limites de idade, a juventude é compreendida como um tempo de construção de identidades e de definição de projetos de futuro.” É um momento de conflito entre os valores da família, da sociedade e do grupo que pertence, mas de grandes expectativas em relação ao futuro. Aos 14 anos o jovem recém formado no Ensino Fundamental pode optar por um curso profissionalizante, pela educação básica ou pelo ingresso no mercado de trabalho informal ou formal (na condição de aprendiz ou estagiário).
Outra questão que deve ser discutida são as diferenças culturais e as desigualdades sociais, como por exemplo, quando se informa o local em que mora, seu bairro (existe preconceito entre os jovens e entre os adultos, de acordo com a localização da residência da pessoa na cidade ou periferia).
Após apontarmos algumas idéias que podem ser discutidas, com base nos teóricos da sociologia é importante que o Professor selecione os textos que sejam significativos para serem analisados com a turma. Temos que cuidar para que as discussões não fiquem no senso comum ou mesmo nas opiniões pessoais.
1 - Sugerimos que o professor faça leitura do texto: Revista Brasileira de Educação. Número especial: Juventude e contemporaneidade. Organizados por Angelina Teixeira Peralva e Marilia Pontes Sposito. Disponível para download no formato pdf em: http://www.anped.org.br/rbe/rbe/rbe.htm acessado em 12/12/2008. (clique no menu: números anteriores e escolha a número 5 e 6)
Consideramos importante os temas publicados na revista. Transcrevemos parte da lista do editorial:
2 - No site Scielo Brasil, o texto: O rap e o funk na socialização da juventude, de Juarez Dayrell da Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022002000100009&lng=en&nrm=iso acessado em 12/12/2008.
3. Selecione pequenos fragmentos do áudio disponível no Portal do MEC:
Vamos analisar o material de apoio sugerido, procurando fazer um contraponto com as discussões anteriores:
Diante destas questões, vamos aprofundar nossas discussões:
4 - Após as discussões iniciais, leve os estudantes perceberem a complexidade deste tema atual e a importância de se investigar como cada cidadão contribui para construção de uma identidade no jovem, nos seus projetos de vida e de sociedade.
Juventude Rebelde (Kidulthood)
Sinopse: Para Trife, um garoto de 15 anos, a vida é uma luta. Perdido entre seus diversos mundos os amigos de escola, a garota de seus sonhos e a pressão de seu perigoso tio, ele precisa escolher qual caminho seguirá: aquele que sabe ser certo ou uma vida de drogas, armas e violência. quando uma aluna da escola se suicida, as aulas são canceladas e Trif e seus amigos, Mooney e Jay, ganham um dia inteiro de folga. parece que o círculo de violência finalmente chegou a um trágico fim, mas num mundo no qual o sexo é comum, as drogas fáceis e a violência um estilo de vida, os problemas nunca estão tão longes assim.
Informações Técnicas
Título no Brasil: Juventude Rebelde
Título Original: Kidulthood
País de Origem: Inglaterra
Gênero: Drama
Classificação etária: 16 anos
Tempo de Duração: 91 minutos
Ano de Lançamento: 2006
Site Oficial: http://www.kidulthood.co.uk
Estúdio/Distrib.: Focus Filmes
Direção: Menhaj Huda
Maiores informações no site http://www.interfilmes.com/filme_17459_Juventude.Rebelde-(Kidulthood).html acessado em 12/12/2008.
Sugerimos a aplicação da dinâmica cine-fórum para esta atividade:
Objetivos:
Desenvolvimento:
1º Momento: preparação
2º Momento:
3º Momento: Formação dos grupos.
4º Momento: Debate
5º Momento: Síntese integradora
Elementos do cine-forum:
Funções dos elementos:
Diretor do debate – qualidades:
Redator:
Animador:
Cronometrista:
Avaliação:
6º Momento: faça o registro das discussões no blog da escola.
Sugerimos que os seguintes temas sejam pesquisados pelos estudantes para complementar as discussões:
Imagem do vídeo
Informações técnicas:
Sinopse: Um gato esfomeado fica sem leite, e é convencido a tomar certo refrigerante. Será ele mais uma vítima da globalização? Terá ele salvação?
Site Porta Curtas: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=811
Vamos assistir e discutir o capitalismo e o processo de globalização apresentado no vídeo, pois neste momento podemos confrontar as idéias iniciais (senso comum) com os conceitos discutidos e construídos durante a teorização.
Sugerimos que a turma assista ao vídeo do Meow e participe, discutindo e sugerindo ações coletivas a respeito dos efeitos da mídia, das ideologias no formação da identidade do jovem.
Vamos estimular a turma a fazer análises, onde poderão ser reforçadas ou reformuladas as posições anteriores, após explorarmos os recursos que aprofundaram nossa discussão.
Fonte: http://www.webeduc.mec.gov.br/webquest/index.php
Faça o registro num blog, para maiores informações acesse: http://www.webeduc.mec.gov.br/webquest/index.php acessado em 12/12/2008.
Neste momento o professor perceberá se houve a aprendizagem efetiva, isto é, se o estudante estabelece relação da teoria com a percepção dos fenômenos concretos, reais.
Proponha aos alunos a formação de grupos de 4 a 5 pessoas para elaborarem propostas de superação do problema central em estudo. Publique as propostas no blog e no site da escola.
Passe no quadro o seguinte roteiro proposto pela Prof. Neusi Berbel:
Aplicação à realidade – Como contribuir para que o jovem construa uma identidade livre de preconceitos, de ideologias, da dominação social?
Condições objetivas para que se efetive nossa ação
Toda a atividade deve ser acompanhada, no sentido de percebermos o nível de aprendizagem e de elaboração mental diante do tema proposto. Proponha que os estudantes construam um diário, desde o início das discussões até o final das atividades propostas e faça uma reflexão sobre sua caminha conceitual.
Nome | Tipo |
---|---|
Construindo o futuro | Áudio |
A TV educa? | Áudio |
Quatro estrelas 15 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/05/2014
Cinco estrelasesse projeto foi muito bem planejado .um material riquíssimo para qualquer pessoa espelhar-se nele,parabens
06/09/2013
Quatro estrelasÓtimo material! Obrigada.
22/09/2012
Três estrelasParabens pelo tema,gostei e vou utilizá-lo como modelo.
01/06/2012
Cinco estrelasProfessora,muito interessante sua aula,e as sugestões dos temas para os jovens é pertinente,pois temos que trabalhar assuntos que dizem respeito a fase que eles estão vivendo,mas também fazer com que saiam do senso comum. Foram ótimas as dicas da revista Parabéns
21/06/2011
Cinco estrelasA TV educa? e Construindo o futuro são vídeos muito educativos e que ajudam a aprender muito mais.
04/06/2010
Cinco estrelasSou grata ao Portal por me proporcionar o que,infelizmente,a Academia não me ofereceu. Irei compartilhar o Portal com os meus colegas professores e coordenadores,desde já afirmo que fará uma grande diferença na qualidade da educação na comunidade escolar se nos apropriarmos dessa ferramenta pedagógica. O Brasil possui educadores competentes que garimpam o seu conhecimento para contribuir com a sociedade,o que falta é uma Política Pública de Qualidade de Vida no Trabalho para os Educadores.
14/05/2010
Cinco estrelasParabéns, gostei muito de sua proposta de trabalho.
28/04/2010
Quatro estrelasA sugestão dos filmes são interessantes para a compreensão do tema. Um dos grandes desafios de hoje frente a pós-modernidade, que apresenta a fragmentação do ser, é entender que o ser é uma construção que o próprio sujeito se faz.
30/03/2010
Cinco estrelasParabéns professora pela aula. O tema abordado é oportuno, visto que nossos jovens precisam de orientações.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito desse tema, pois os nossos jovens precisam ter suas identidades próprias e para isso nada mais importante do que refletirmos com eles mesmos suas atuações na sociedade.
24/03/2010
Quatro estrelasOlá profesora, parabéns. Ótimo, o tema é atual e deve merecer uma especial atenção nossa equanto educadores visto que o jovem está em busca de sua identidade diante de uma sociedade exigente e de poucas oportunidades especialmnete para os mais carentes.
24/03/2010
Quatro estrelasÉ muito bom ver que ainda professores que se entusiamam e desenvolvem iniciativas como essa aula, onde há participação dos alunos , tornando as aulas mais vivas e criativas. parabéns professora! Obs: Onde posso achar esse dvd para comprar? Obrigada
24/03/2010
Cinco estrelasEssa foi uma das aulas mais produtivas que ja tive a oportunidade de conhecer. Muito bem idealizada, demonstrando cada etapa da sua realização e seus objetivos, tudo de maneira muito bem contextualizada, expondo passo-a-passo o trabalho desenvolvido e os resultados alcançados. Parabéns pelo trabalho.
24/03/2010
Quatro estrelasadorei a dinâmica do cine forum e o vídeo do Meow que eu não conhecia
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente projeto!!!