06/12/2009
Ellis Batista Paiva Brito
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Esta aula é uma maneira de desenvolver o raciocínio lógico, fixar e dinamizar a realização das operações matemáticas da adição e subtração. Trabalhando as operações numéricas da adição e subtração, por meio do Jogo Valgetal que automatiza tempo de resposta, aprimora o cálculo mental dos alunos reforçando o raciocínio lógico matemático.
Sugere-se estabelecer acordos com os alunos para haver respeito mútuo em relação ao colega, deixando-o desenvolver a atividade sozinho (no caso de haver duas crianças no mesmo computador). Informar que o software é em outra língua, tendo a necessidade deles escutarem com atenção a explicação da atividade que irá ser realizada com o jogo.
Inicialmente recomenda-se que o professor exponha para os alunos algumas operações matemáticas da adição e subtração no quadro, como se fosse um joguinho. O docente pode pedir para que alguns alunos se encaminhem ao quadro para escrever os números indicados pelo mesmo, dentro de quadrados desenhados em posições de operações matemáticas. Sendo assim, inicia a construção do conhecimento junto com a turma, para que consigam visualizar a conexão existente entre o conteúdo que estão aprendendo com o desafio do software Valgetal que quebra a convenção dos cálculos.
Posteriormente o professor deve orientar seus alunos a se dividirem em duplas por computador.
Primeiro Passo: O professor irá explicar como manipular o software Valgetal.
O software é usado para realizar cálculos rápidos a partir do posicionamento das peças numéricas. O desafio consiste em conseguir realizar as operações matemáticas corretamente para impedir que os blocos cheguem ao topo da tela. O professor poderá indicar em qual nível e operação matemática os alunos devem jogar. Também pode ser estipulado o tempo em que eles irão realizar cada operação matemática.
Segundo Passo: O professor fará perguntas tais como: Vocês notaram que as operações da adição e subtração que foram criadas no quadro são iguais ao desafio proposto no software?
Terceiro Passo: Os alunos deverão começar a utilizar o software, explorando suas atividades.
Após apresentar o jogo e estimular o interesse dos alunos, o professor deverá observar as estratégias usadas pelos alunos e as dificuldades apresentadas por eles. Deverá também mediar a atividade, estimulando a interação entre eles para a resolução dos problemas.
Após observar que toda a turma já está conseguindo resolver as operações, o professor poderia resolver na lousa juntamente com os alunos, a partir das estratégias usadas por eles. Discutir essas estratégias para descobrirem juntos qual a melhor para resolver a atividade.
A avaliação deverá ocorrer durante a aula, observando a participação dos alunos nas discussões e na atividade proposta e posteriormente com os exercícios que o professor irá propor.
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