14/12/2009
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
• Compreender o que vem a ser suportes para as Artes Visuais e as diferentes maneiras utilizadas pelos artistas, em suas produções plásticas.
Aula 1
• Organizar, na sala de aula, um mural composto com convites de exposições ocorridas na cidade. Selecionar aqueles que utilizam suportes diferentes do papel;
• Segue sugestões:
Luz - Bia Vargas Paola Azevedo (Foto - Acervo particular)
Face - Luana Angélica - Aline Castro – Vitor Marcelino (Suporte - pele) (Foto - Acervo particular)
Preparação para o diálogo - Projeto devir (foto - Acervo particular)
A invasão das taturanas – Guido Heuer (Suporte - fórmica) (Foto - acervo particular)
Pipoca - Hélio Lima (suporte - vídeo) (Foto - Acervo particular)
Inventários Urbanos - Bruno Ravazi (suporte - parede) (Foto - Acervo particular)
Marcas sem nome – Paulo Lima Buenoz (suporte - colchão) (Foto - Acervo particular)
5x7 = 56 Performance/instalação – Júlio da Silva (suporte - corpo) (Foto - Acervo particular)
Instalação - Minha casa, sua casa, nossa casa - Alexandre França (suporte - objetos) (Foto - Acervo particular)
As quatro peles – Afonso Lana (suporte - ossos) (Foto - Acervo particular)
Santas Marias – Maria Abadia Carvalho (suporte - argila) (Foto - Acervo particular)
• Solicitar aos alunos que observem as imagens e falem de suas im pressões sobre as mesmas;
• Perguntar, aos alunos, se compreendem o que é a palavra suporte;
• Apresentar aos alunos a definição desta palavra (Suporte é um substantivo masculino que pode ser compreendido como: - O que serve de sustentáculo a alguma coisa – Apoio – Ter sobre si – Agüentar – Permitir – Tolerar – Sofrer);
• Perguntar aos alunos, se após conhecerem a definição da palavra suporte, conseguem associá-la às imagens expostas;
• Solicitar que os alunos façam, para a próxima aula, uma pesquisa em grupo, sobre suporte nas Artes Visuais e que deverá ser apresentada aos colegas.
Aula 2
• Reservar esta aula para apr esentação dos grupos e discussão sobre os trabalhos apresentados.
Aula 3
• Levar os alunos ao tanque de areia da escola para desenharem usando esta matéria como suporte;
• Fotografar a atividade;
• So licitar, após a experimentação, as impressões dos alunos;
• Segue imagem ilustrativa:
Aula 4
• Preparar uma apresentação em PowerPoint, a partir do acervo do professor, com imagens de trabalhos produzidos por alunos em diferentes suportes;
• Seguem imagens ilustrativas:
Giz industrial sobre o suporte -cimento (Foto - Acervo particular)
Pintura corporal – suporte – corpo (Foto - Acervo particular)
Mosaico – suporte - madeira (Foto - Acervo particular)
Pintura em acrílica - suporte – madeira (Foto - Acervo particular)
Papel machê sobre o suporte – eucatex (Foto - Acervo particular)
• Projetar, para os alunos, um vídeo de desenhos japoneses realizados com água;
• Segue link:
Desenhos com água japoneses
• A avaliação desta proposta será realizada durante o percurso das aulas, devendo ser pautada, principalmente, na observação dos alunos frente aos processos de pesquisa, discussão e produção.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/03/2013
Quatro estrelasAdorei o plano de aula, adaptei e apliquei aos meus alunos. Foi bem proveitoso!
24/03/2010
Cinco estrelasMuito boa a idéia. Gostei bastante.