14/12/2009
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
> Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de obras, conhecendo artistas que contemplam a pesquisa do corpo, da silhueta corporal e da estampa em suas poéticas;
> Produzir desenhos à luz de referencial teórico plástico – obras de arte do repertório poético visual de Lotte Reiniger, Jonathan Borofsky, Keity Haring e Gustav Klimt;
> Compreender a importância da História da Arte na formação do repertório plástico do fruidor;
> Exercitar a pintura, produzindo uma composição plástica em acrílica sobre tela.
* Exercícios de leitura/recepção/apreciação de imagens midiáticas e de obras de arte;
* Composição plástica em desenho e pintura.
Aula 1
Prepare uma aula teórica rica em imagens que contemplam Corpo / Silhueta Corporal / Estampa;
Selecione imagens de estampas variadas e apresente-as aos seus alunos. Sugestão:
Ônibus em uma rua de Londres – Inglaterra
Acervo Particular
Mural com estampas variadas – Londres/Inglaterra
Acervo Particular
O BEIJO – Gustav KLIMT, 1907/8, o/t
http://www.icicom.up.pt/blog/muitaletra/arquivos/pKiss.jpg
http://www.elenperes.com/pessoal_estampa_06.gif
http://vagnerdefreitaz.files.wordpress.com/2008/11/estampa23.jpg
Mais imagens de estampas disponível em:
http://www.elenperes.com/
Converse sobre as formas de expressão gráfica usadas para poetizar o corpo esteticamente. Sugestão: Obras do repertório plástico de Keity Haring (Enfoque: Silhueta Corporal):
http://djoh.wordpress.com/2008/08/24/get-into-the-groove/
Esculturas de Keity Haring na Lever House, em Nova York
http://internetservices.readingeagle.com/blog/tullio/archives/2006/04/the_project_ent_2.html
http://internetservices.readingeagle.com/blog/tullio/archives/2006/04/the_project_ent_2.html
Para saber mais sobre o artista Keith Haring (Pensilvânia, 1958 – Nova York, 1990)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Keith_Haring
Outros encaminhamentos para referencial teórico-plásticos com ênfase em SILHUETA:
Conhecer parte da produção poética de Lotte Reiniger em silhuetas de animação: Lotte Reiniger (Alemanha 1899 – 1981) - Reiniger nasceu em Berlim e foi a primeira mulher a se dedicar à animação. Mudou-se para o Canadá nos anos 70. Trabalhava com silhuetas de papel, técnica tradicional na China e Europa Oriental, transpondo-as para filmes a partir de 1918. Realizou um longa-metragem em 1926, intitulado Prinz Achmed. Sua técnica de animação de recortes tinha efeito leve e delicado em seus filmes de contos de fadas.
http://www.cultura.ba.gov.br/noticias/plugcultura/expoisicao-lotte-reiniger
Sugestão para acervo de imagens de silhuetas animadas de Reiniger: http://temoutrascoisas.blogspot.com/2007/05/silhuetas-lotte-reiniger.html
Sobre SILHUETA, apresente uma definição que esclareça o seu significado:
Silhueta - Imagem de contornos de uma figura, matizada em uma única cor sólida e plana, dando a impressão de uma sombra projetada pela figura em questão. O termo aplica-se em particular a retratos de perfil, em cor preta contra fundo branco (ou vice-versa), pintados ou recortados em papel, que foram extremamente populares no período compreendido entre 1750 e 1850. A palavra “silhueta” é derivada do nome de Etienne de Silhouette (1709 – 1767), que cortava silhuetas como passatempo. Na Inglaterra os retratos em silhueta foram geralmente chamados “sombras” ou “perfis” até o final do século XVIII. Lotte Reiniger, artista alemã, fez interessantes experimentos na década de 30, com silhuetas animadas gravadas em película cinematográfica. (CHILVERS, Yan. Dicionário Oxford de Arte. São Paulo: Martins fontes, 2001, p.492-3.)
Para enfatizar a poética do CORPO, sugiro trabalhar também a apreciação da imagem da obra “Walking Man” - escultura de Jonathan Borofsky:
imagem 09
http://photos1.blogger.com/blogger/6746/466/1600/walkingman_borofsky.jpg
*Sobre o artista Borofsky, ver:
http://www.allaboutarts.com.br/default.aspx?PageCode=12&PageGrid=Bio&item=1205P2
Aula 2
Retome o conteúdo trabalhado na aula anterior, verificando o aprendizado dos alunos referente à Silhueta Corporal e Estampa;
Distribua papel sulfite A4 e grafite e solicite estudo de croquis com o tema Silhueta Corporal;
Os alunos deverão criar estampas diversas sobre os croquis elaborados, tanto na figura quanto no fundo do suporte;
Proponha aos alunos, a escolha de um dos croquis para a construção de um desenho definitivo a ser aplicado em pintura.
Algumas propostas de desenhos criados pelos alunos: “CORPO - SILHUETA -ESTAMPA”, a partir do referencial teórico-plástico pesquisado:
imagem 10
Desenhos CORPO SILHUETA ESTAMPA - PROJETO PARA PINTURA EM ACRÍLICA SOBRE TELA
Alunos 5º Ano ESEBA-UFU/2009
Acervo e autoria Soraia Lelis
Aula 3
Como desdobramento da recepção, leitura e apreciação da produção poética em Artes Visuais referente ao repertório plástico dos artistas referenciados, bem como a sua fruição desvelada nos estudos de croquis, apresente a proposta pictórica para trabalho em Acrílica sobre tela;
Entregue uma tela 20 x 30 cm ou 30 x 30 cm a cada aluno, papel carbono e o desenho definitivo elaborado na aula anterior; (Se não for possível trabalhar com telas na sua realidade escolar, você poderá substituir por pranchas de papelão recortadas de caixas de embalagem na medida 20 x 30 cm ou 30 x 30 cm - sempre disponibilizadas em supermercados e empresas de móveis e eletrodomésticos, com bom resultado plástico também);
Mostre como se faz a transferência da imagem por esse processo de reprodução – coloca-se o carbono sobre a tela com a parte fosca para baixo; por cima do carbono, o desenho fixado com fita crepe para não se deslocar; a imagem é transferida com o traçado de lápis ou caneta sobre as linhas anteriormente criadas;
Retire a fita crepe, o carbono e guarde o desenho;
Organize a sala, forrando as mesas com jornal, plástico ou não tecido usado e distribua para duplas de trabalho, cores variadas de tinta acrílica, pincéis chatos nº 2 e nº 10, papel tolha e vasilhas com água;
Inicie com seus alunos o processo de pintura em acrílica sobre tela. (O efeito da plasticidade e brilho da tinta acrílica pode ser substituído por guache misturado com cola plástica, se a realidade do contexto assim não permitir).
Aulas 3 e 4
Continuação do processo pictórico em acrílica sobre tela;
Processo pictórico
Acervo e atoria Soraia Lelis
Aula 5
Trabalhe com os alunos a importância da identificação do trabalho:
*Assinatura tem peso gráfico e para tanto deve ser cuidadosamente pensada, porque faz parte do contexto da imagem/composição plástica;
Conclua a proposta e ressalte com o grupo os aspectos importantes do trabalho, retomando as fases/etapas do processo criativo: referencial teórico-plástico, estudo e elaboração dos croquis; desenho definitivo; transferência para o suporte (tela 20 x 30 cm); pintura com tinta acrílica, identificação de autoria.
Algumas propostas de pintura com acrílica sobre tela criadas pelos alunos: “CORPO - SILHUETA -ESTAMPA”, a partir do referencial teórico-plástico pesquisado:
“CORPO - SILHUETA – ESTAMPA” - pintura em acrílica sobre tela
Alunos 5º Ano do Ensino Fundamental ESEBA-UFU/2009
Acervo e autoria Soraia Lelis
Aula 6
Realize coletivamente a apreciação estética das produções poéticas construídas em acrílica sobre tela, d e modo a enfatizar os conceitos e as percepções acerca de Corpo, Silhueta corporal e Estampa;
Aponte as produções nas quais os alunos contemplaram a estampa na figura, aquelas onde a estampa aparece apenas no fundo e outras nas quais os alunos conseguiram trabalhar a estampa tanto na figura quanto no fundo da proposta;
Convide seus alunos para exporem suas produções poéticas no ambiente escolar, de modo a socializar o conhecimento adquirido com a comunidade que ali transita diariamente.
Exposição “CORPO – SILHUETA – ESTAMPA” - pintura em acrílica sobre tela
Alunos dos 5ºs Anos ESEBA-UFU/2009
Acervo e autoria: Soraia Lelis
CROQUI – 1 Esboço de desenho ou pintura. 2 Representação gráfica; esboço. (ROCHA, Ruth. Minidicionário. São Paulo: Scipione, 1996, p. 178).
TELA – tecido utilizado como suporte para a pintura. [..] trata-se hoje de um material tão comum que a palavra ”tela” tornou-se quase um sinônimo de pintura a óleo; seu uso, porém, só se difundiu depois de 1500, quando passou a substituir o painel de madeira. (CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de Arte. 2ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 519)
• Acredita-se que em um processo contínuo, as trocas e reflexões acerca da fruição e da produção artística pelo viés da História da Arte, atribuem mérito à produção do conhecimento em arte e contribuem para a construção do repertório e vocabulário plásticos. Neste sentido, o ensino de arte deve buscar a educação estética, entendendo a avaliação em Arte como processual e qualitativa, não visando apenas a um resultado final.
Recursos educacionais
Nome Tipo
Aula expositiva Teórica
Apreciação de imagem de obras Teórica
Desenho e Pintura Prática
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/05/2014
Cinco estrelasEste conteúdo me ajudou bastante, adorei a ideia.
24/03/2010
Cinco estrelasQue aula linda! Poética! Adorei. Olha, para mim que sou professora iniciante, muito que foi dito é novidade. Obrigada.