17/12/2009
Rita Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
• Conhecer diferentes tipos de moradia;
• Desenvolver a leitura e a escrita;
• Estimular a criatividade.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Primeira aula:
Coloque para tocar para a turma a música “A Casa”, de Vinícius de Morais:
Era uma casa muito engraçada
Não tinha teto, não tinha nada
Ninguém podia entrar nela não
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque penico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos, número zero
Você pode encontrar esta música no DVD e CD “Toquinho no Mundo da Criança”, e no youtube tem o clipe
http://www.youtube.com/watch?v=ipjly96rzxA
Esta música é bem calminha e de letra fácil para as crianças aprenderem a cantar. Depois de aprenderem um pouco a música conversem sobre o que ela trata: será que existe uma casa que não tem teto, chão e paredes? E o que é penico? Faça indagações e deixe as crianças conversarem sobre a música. A partir dessas colocações questione onde cada aluno mora: apartamento, casa, sobrado... Após as respostas peça para as crianças desenharem suas residências.
Segunda aula:
Retome a música: cantem e dancem. Apresente um cartaz com a letra da música e leia com as crianças. Faça atividades de tentativa de escrita espontânea de algumas palavras como casa, teto, parede, ou peça para que tentem encontrar estas palavras numa folha que você entregará com a letra digitada e circularem. As atividades poderão se estender por vários dias desde que a professora explore bem a música. Façam colagens com palitos de fósforo para representarem os tipos de moradia, conversem sobre as pessoas que não moram em nenhum tipo de casa, dêem uma volta ao redor da escola para conhecerem os tipos de edificações por lá existentes... aproveite e faça um bom trabalho!
Analisar se as crianças compreenderam que existem diferentes tipos de moradia; se ampliaram seus conhecimentos da leitura e escrita e se aguçaram a criatividade.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/04/2011
Cinco estrelaslegaklkkkkkkkkkkkk super