16/02/2011
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Desenvolver o pensamento criativo.
Valorizar o reaproveitamento de papel.
Essa atividade possibilita uma reflexão sobre a importância de se reaproveitar o papel em sala de aula.
Recorte e colagem.
O/A professor/a inicia uma conversa com o intuito de levar as crianças a refletirem acerca do uso do papel em sala de aula. O professor poderá questionar:
Durante a conversa o/a professor/a deverá falar da importância do reaproveitamento do papel para redução do corte de árvores pelas empresas que fabricam o papel.
O/A professor/a levará para sala de aula uma caixa com sobras de diversos papéis (papel ceda, cartolina, papel de presente, etc) presenteando o grupo com um tesouro de papel. Ele/a propõe um momento de exploração dos papéis, possibilitando ao grupo perceber semelhanças e diferenças entre os tipos de papéis. O/A professor/a deverá orientar seus alunos a reaproveitarem os papéis incentivando-os a usarem para fazerem cartinhas, cartões para os amigos, colagens, dobraduras e mosaicos. É importante orientar os alunos a usarem o verso das atividades de xerox para desenhar. A caixa deverá ficar na sala para que os alunos possam reaproveitarem os papéis em diversas atividades.
Como atividade de casa o/a professor/a poderá solicitar uma pesquisa de tipos de papéis. As crianças colam amostras dos papéis que encontrarem em casa. Depois expõe na sala para os colegas observarem os diferentes tipos de papéis.
O/A professor/a propõe uma oficina de recorte e colagem. Nessa atividade, o/a professor/a orienta as crianças a pensarem na colagem que irão fazer. Entrega folhas de papel peso 40, tesoura, cola e restos de papéis coloridos. As crianças deverão elaborar a colagem sobre o papel, obtendo a partir de recortes dos papéis as cenas imaginadas. Ao realizar a composição de sua obra as crianças poderão colar formas geométricas e acrescentar detalhes nas colagens com lápis hidrocor fino.
Fonte: Relatório da Prática Pedagógica. Turma do 1º Ano-2007. NEI-CAp/UFRN.
Além da colagem as crianças poderão fazer dobraduras com as sobras de papel.
Após a criação de suas obras as crianças organizam uma apresentação das obras para os colegas, expondo suas colagens e/ou dobraduras no mural da sala.
O/A professor/a propõe aos alunos fazer uma campanha de reaproveitamento de papel na escola. O/A professor/a inicia uma conversa com as crianças com o intuito de refletirem sobre o uso do papel em sala de aula, em seguida, as crianças irão fazer cartazes com dicas de reaproveitamento de papel. Exponha os cartazes em vários lugares da escola.
LINK - SUGESTÃO DE ATIVIDADES DE RECORTE E COLAGEM
http://amigasdaedu.blogspot.com/2009/10/arte-recorte-e-colagem-com-figuras.html
http://officinadasideias.blogspot.com/2009/09/recorte-e-colagem.html
REAPROVEITAMENTO DE PAPEL
http://www.recicloteca.org.br/passo.asp
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/reciclar-papel-1.php
Ao final da aula registre se a criança é capaz de:
Usar o seu potencial criativo para produzir colagens.
Valorizar o reaproveitamento de papel.
Colaborar com os colegas nas atividades propostas.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/03/2012
Quatro estrelasInteressante trabalhar a reutilização dos papéis com as crianças, assim as crianças entendem o porquê de economizar, e o quê fazer com o papel que seria jogado fora.